O inimigo está no ar limpeza de computador poeira causando extrema lentidão perigos da pasta térmica seca!

O Inimigo do computador está no ar. Os perigos da pasta térmica ressecada ou evaporada. Faça manutenção preventiva em seu computador Uma vez á cada 6 meses!



(0X11) 2308-4673 ou 96435-5881 (sede próximo ao metrô carrão-ZL)


Muitos usuários não sabem, mais o maior inimigo do computador (qualquer um) está no ar.... É verdade.


Todos os computadores, possuem ventiladores (fan, coolers, ventoinhas) para efetuar a refrigeração de componentes eletrônicos que se aquecem durante o funcionamento da máquina, e sem isso haveria até a queima prematura destes componentes. E estes ventiladores "sopram" ou "retiram" o ar do interior do computador, porém o ar que entra não é 100% puro (não usamos filtros) e com isso deixam grande parte dos "detritos por ele carregado" (devido a obstáculos no interior do computador), ai está nosso grande  problema... 
Partículas de poeira vistas contra a luz forte.

No ar do ambiente, principalmente das grandes cidades, existem partículas muito pequenas, chamadas de "pó" ou detritos. Antigamente lá em 195X, a grande parte deste detrito, era de poeira da própria terra, partículas de pele morta, mas hoje em pleno século 21 o pó está muito mais repleto de poluição (causada pelos motores a combustão dos carros,caminhões,etc). Estas partículas são muito mais pesadas que o ar, e não podem ser carregadas caso encontrem um obstáculo! Resultado, o ar que entra no seu computador, consegue até sair com dificuldade, mas as "partículas" por ele carregados não! Elas acabam se "fixando" ou se depositando gradativamente no interior do computador, e podem causar sérios danos se não forem removidas!

Em excesso, a poeira pode se acumular em partes vitais de refrigeração, causando um aquecimento demasiado no interior do computador, e se continuar se depositando até entupir definitivamente as partes de refrigeração, podendo até queimar componentes de forma imediata!

Vejam os problemas mais comuns causados por excesso de poeira no interior do computador


Acúmulo de poeira em partes vitais do computador

 Esta é a visão interna de um computador de mesa (desktop) ou torre estes comuns que temos em casa ou nas empresas. Os buracos de ventilação, o ventilador do processador, e o próprio sistema de refrigeração estão completamente comprometidos com acúmulo de poeira!

Vamos desmontar estas peças para verificar os problemas:

Ventilador CPU+Heatsink cheio de poeira.

 Aqui está o conjunto (ventilador CPU+heatsink) responsáveis pela refrigeração do processador  (o radiador do motor do seu carro). Repare como estão completamente "inundados" de poeira. Esta máquina provavelmente ficou sem limpeza por mais de 6 meses em uso constante, e o cliente nos trouxe com sintoma de "lentidão" perda de performance....

Vamos agora separar as duas peças, o ventilador do heatsink.....

Repare como cada pedaço da hélice do ventilador está tomada de poeira. Ela causa diminuição da rotação do motor, pois "faz peso" além de provocar barulho mais do que esperado. Muitas vezes ela pode até "travar" o ventilador, causando a queima do componente, e desta forma gerando problemas maiores ao computador!

É necessário a remoção imediata de toda poeira, para restabelecer o fluxo original de ar, projetado pelo fabricante do ventilador! Também haverá necessidade de se efetuar uma lubrificação especial no eixo do rotor para melhoria da performance...

Agora vamos ver o heatsink em detalhes: Este é mais crítico!
Fendas de ventilação totalmente entupidas pela poeira!

O Heatsink é uma peça que de um lado está em contato direto com o processador, e do outro conectada ao ventilador CPU (este mostrado acima). Sua função é "capturar" todo o calor gerado pelo processador e jogar ao ar, que está sendo soprado pelo ventilador CPU. Repare que o lado do ventilador está totalmente "inundado" de poeira! Como será que o ar irá passar pelas fendas de refrigeração assim?..... Não vai! E com isso é como se o ventilador CPU não existisse.

Este é um problema grave e muito comum! Assim o processador da máquina irá se esquentar cada vez mais, e dependendo da atividade exigida, poderá até queimar!

Toda a poeira age como um "isolante térmico" e neste caso o calor capturado pelo heatsink não poderá ser "dissipado" e ficará esquentando mais e mais, o processador ficará muito quente, e não conseguirá entregar uma boa performance para a máquina!

A poeira deverá ser totalmente removida, e as fendas de refrigeração estarem completamente liberadas para que a peça possa cumprir suas funções técnicas de projeto.

Abaixo a foto das peças já limpas pela equipe técnica ESIJMJG:

Peças limpas e lubrificadas pela equipe ESIJMJG

Reparou a diferença?


Não é somente estética, pois é bonitinha limpa, é completamente funcional agora, pois está livre de um agente que não faz parte do processo de refrigeração, a poeira! Estas peças não foram projetadas para refrigerar com poeira! Agora as fendas de refrigeração do heatsink podem dissipar o calor com o ar que será soprado do ventilador CPU. E o ventilador está lubrificado e totalmente mais "solto" girando melhor livre de peso extra nas  pás das hélices. Esta limpeza+lubrificação, deve ser feita pelo menos uma vez a cada 6 meses e por profissional técnico especializado!

Agora nossa máquina está com uma parte do sistema de refrigeração perfeito.... Falta o outro lado.....

A pasta térmica! O óleo do Motor do Computador!

Conforme comentei, o outro lado do heatsink está em contato com o processador. Mas não é assim, no meio deles existe um outro componente muito importante.... A pasta térmica!

Quem tem moto/carro/caminhão, tem que trocar o óleo do motor a cada alguns mil KM rodados! Pois com o tempo esse óleo perde suas características de lubrificação e pode até causar o problema "fundir o motor" causando sim um prejuízo muito maior do que a troca do óleo!

Nosso computador não tem um "motor" mas tem o processador que esquenta tanto quanto um motor, e por isso deve ser refrigerado. Sem isso ele também vai fundir, ou esquentar tanto a ponto de causar uma super lentidão na máquina!

Assim como trocamos o óleo de um motor, a pasta térmica também deve ser trocada a cada alguns meses. Geralmente uma vez a cada 6 para computadores de alta performance, e uma vez ao ano para computadores comuns!

O processador do computador aquece muito, alcançando alguns modelos até 135°C de temperatura! Quase fervendo! Veja o vídeo abaixo para ter uma noção melhor....


Saiba que a pasta térmica com o tempo vai se evaporando, até não existir mais nada! Ela serve para fazer um perfeito contato entre o processador e o heatsink, eliminando o ar (vácuo) entre as peças mecânicas, que podem atrapalhar a correta transferência de calor!
Pasta térmica completamente evaporada!

Conforme podemos ver nas fotos, estes processadores já não tem mais pasta térmica suficiente para garantir a correta refrigeração! Mais de 1 ano de uso!
O lado do Heatsink também está seco! Sem pasta térmica

O lado do heatsink que faz contato direto com o processador, também não possui mais sinais de pasta térmica! Significa que o processador destes computadores não estão refrigerando adequadamente, e podem sobreaquecer em atividades pesadas, causando mais lentidão ao sistema!

Como parte da manutenção preventiva, a pasta térmica deve ser reposta por uma nova, sendo aplicada por um profissional técnico especializado (usuários leigos não podem fazer isso,pois a pasta deve ser aplicada na medida certa). A pasta térmica indicada é com ligas de prata ou ouro para computadores de alta performance (Core 2 Duo,Quad,Octo cores) e pasta branca para processadores Dual Core.

Pasta térmica reposta.
Agora finalmente nosso sistema de refrigeração está completamente renovado, e 100% de acordo com as especificações técnicas projetadas originalmente. Sem mais sobreaquecimento ou lentidão por aquecimento.
Sistema Limpo e 100% Operacional

Em dias mais quentes é importante estar com essa manutenção em dia, já que nestes dias com temperaturas ambientes maiores que 30°C as máquinas podem sofrer muito mais!

Não culpe apenas seu sistema operacional Windows pela lentidão! Se tua máquina está mais do que 12 meses sem ter sido limpa por dentro, pode ter certeza de que tua situação e similar ou até pior do que a que mostramos aqui! 

Procure um profissional para fazer esta limpeza e repor a pasta térmica. O valor do serviço completo (Limpeza+Reposição) é muito menor do que imagina menos que R$70!

Os benefícios são imensos! Ganho de até 25% de performance só por uma melhoria na ventilação.

E se engana quem acha que mais ventiladores causam mais poeira. São justamente as máquinas com menos ventiladores, as que mais estão empoeiradas, isso devido a mais ventiladores, provocarem mais circulação de ar, e causar menor acúmulo de poeira interna!

Claro que uma montagem interna limpa (sem cabos atrapalhando) também conta. Isso corrigimos aqui na limpeza.

(0X11) 2308-4673 

JMJG
Eng. Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.