Placas de Som Antigas são melhores do que as novas? SIM e veja o motivo testando na prática o mito!

O antigo pode superar o novo? As antigas placas de som, são melhores do que as novas? Teste Comparativo veja os resultados e se surpreenda!

Testando uma Yamaha OPL3-SA3 Slot ISA (1990) no Linux Mint. Surpreendente!


Confira o Resultado do Teste de uma Placa ISA com Yamaha OPL3-SA3 e Amplificador Integrado TEA 2025B! 


Fazer Som no computador, é algo que já existe desde 1951 (Ferranti Mark 1), quando se teve registro disso. Claro que não era um super HI-FI 3D Surround Dolby Digital, mas...era fascinante um equipamento eletrônico reproduzir suas primeiras notas musicas naquela época.

Já na era do famoso 286 (1984), os computadores já utilizam um pequeno alto falante, em seu gabinete. Com isso os jogos poderiam reproduzir trilhas sonoras, muitas delas empolgantes, tudo isso usando beeps (frequências tonais distintas). 
Até então era isso que se tinha de melhor, para SOM no computador. Porém a necessidade de mais tecnologia, foi desenvolvendo as famosas PLACAS DE SOM, que eram encaixadas nos computadores, como forma de acessório melhorando e muito a experiência com o usuário sobre música digital.

PLACAS DE SOM (As mais famosas)

As placas de som, tinham um "processador" dedicado, que poderiam prover um melhor tratamento ao som, além de circuitos capazes de aplicar efeitos e filtros ao sinal de áudio, ajustes de graves/agudos e reprodução de músicas MIDI (aquelas tocadas por teclados).



Nos anos 90 se destacam as placas da "AdLib" e da "Creative" com 16 bits, que transformavam o computador em um verdadeiro centro multimídia. Aqui alguns jogos antigos, tiravam proveito destas placas, para tocar músicas e trilhas sonoras muito empolgantes, era realmente uma grande melhoria, que praticamente inutilizava o falante interno do computador (8 bits).



Ainda nos anos 90, a Creative trouxe ao público seus arrasadores kits Multimídia (Creative Sound Blaster). Neste Kit vinham:


  • Placa de Som de 16 Bits (com suporte CD/ROM+saída amplificada+entrada de microfone,MIDI)
  • CD/ROM (2X) + Títulos de Jogos em CD-ROM
  • CD com Drivers para MS-DOS/Windows 3.11/95
  • Caixas Acústicas Passivas (SEM Amplificação) com ótima acústica de graves/agudos
Isso deixava qualquer usuário de computador maluco para comprar! Aqui no Brasil este kit fez tanto sucesso, que o termo "Kit Multimídia" era usado comercialmente para destacar computadores que tinham essa capacidade.

Em matéria de SOM, era o estado da arte!


Yamaha OPL3-SA3 A151-A00 (Recursos e Especificações técnicas)

Slots ISA X PCI
A placa A151-A00 (Addonics) é uma placa de Som de 16 Bits, totalmente amplificada! Potente mas que ainda se conecta com os antigos barramentos ISA 16 BITS, típico dos computadores dos anos 90. Na foto o barramento ISA de 16 Bits é o preto, e o famoso PCI (mais moderno) é o branco.

Felizmente o barramento ISA de 16 Bits é melhor do que seu antigo ISA 8 Bits! Esta placa é mais atual e com desempenho superior, compara as primeiras gerações de placas ISA 8 bits!


A151-A00 Básica
Esta placa era fabricada por algumas empresas distintas (addonics,yamaha,etc), que poderiam acoplar funcionalidades diferentes para cada uma. Basicamente ela tinha conector de MIDI/Joystic, saída para caixas passivas, entrada de microfone, entrada de linha (para conectar rádio,K7,etc).

Eletronicamente poderiam ter um "layout" diferente interno, pois cada fabricante poderia mudar um pouco os recursos adicionais.


OPL Yamaha

A placa Original (OPL) fabricada pela própria Yamaha, tinha todos os recursos básicos da A151-A00 e mais um excelente controlador de MIDI,conexão interna para CD-AUDIO, e entrada/saídas adicionais. 


A151-A00 com Suporte á CD-ROM
Muitas placas mãe antigas (80/90), ainda não tinham o famoso controlador para drives de CD-ROM! Este recurso era fornecido pela placa de som (dos Kits Multimídia), que possuíam um conector IDE 40 pinos, para que o cabo flat de controle do CD-ROM fosse ali conectado. Assim o computador poderia ler o CD-ROM via placa de som, e não pela Placa mãe! (na foto, o conector do CD-ROM está no canto esquerdo).

Placas externas aos kits multimídia, não possuíam este recurso, e no caso apenas o som poderia ser incrementado (nossa placa de teste).


CHIP YMF718-S Yamaha
O chip Yamaha YMF718- era o processador de som, usando 16 bits.  Ele também é responsável por controlar as funções do CD-ROM (quando disponível na placa), compatibilidades com recursos SoundBlaster , Adlib, WAV e MIDI, MPU-401. Além de que também poderia adicionar controle de graves/agudos e o incrível recurso de 3D-Surround, fazendo com que ouvir músicas fosse uma experiência sem igual (mesmo a placa sendo Stereo-2 canais).

No Windows o driver para este Controlador, é padrão no Windows 95/98/ME e no GNU-Linux o driver que foi testado é o OPL3-SA3 já fornecido, bastando apenas ser configurado (Linux MINT 17.1).Em outros sistemas, você deverá pesquisar sobre o suporte para OPL2-SA2 ou OPL3-SA3.
AMPLIFICADOR TEA2025B INTEGRADO
Toda a potência desta placa de som, era devido ao circuito TEA2025B, da ST, um chip amplificador STEREO, com incríveis 2,3W por canal! Isso poderia tocar tranquilamente caixas acústicas passivas, em alto e bom som!


EXEMPLO de AMPLIFICADORES COM TEA2025
Originalmente o TEA2025B era usado como chip amplificador de rádio AM/FM, dentre eles Tape K7, ou qualquer outro equipamento portátil, pois o chip funciona com uma grande variedade de tensões (3V min e no máximo 12V). Quando maior a tensão, maior a potência!

Ele ainda pode ser ligado em modo "bridge" o que fará perder a função STEREO, mas ganhará em potência, única de até 4,7W com carga de 8 ohms!

Devido a praticidade deste circuito, ele é utilizado em larga escala, servindo de base para circuitos amplificadores de muitas caixas acústicas externas (até hoje).

Na placa A151-A00 OPL3, este chip já estava integrado na placa, e configurado para usar quase todos os seus 2,3W por canal! 


Caixas Passivas SBS-30 
Para finalizar a qualidade do som era reproduzida em caixas de alta qualidade (SBS30) da Creative, com fidelidade, marcando a presença de graves e agudos com perfeição acima da média. 


SOM ONBOARD na Placa mãe!
Como podem ver, melhor, OUVIR, a qualidade de som destas placas antigas+falantes passivos, é superior aos kits atuais. Sem contar que as caixas amplificadas de hoje, em sua maioria, não conseguem chegar nem na metade desta placa!

Hoje temos os chips de som, embutidos de forma "onboard" porém eles NÃO são amplificados! Muitos deles, também não possuem efeitos 3D-Surround, nem ao menos um controle de grave/agudo. 
Somente placas mãe de alta qualidade é que possuem chips de som melhores, mas mesmo assim, ainda dependem de uma amplificação externa!

Resultado: Sim, as placas antigas de som, conseguem ser melhores do que as placas novas, mesmo as de 32bits, pois aqui não estamos comparando resolução do sinal/amostragem, mas sim recursos e potência!

Ela consegue ser melhor que 85% do som dos Notebooks/Netbooks do mercado, e 65% das caixas amplificadas do mercado.

Para Sistemas Windows 3.X e sistemas D.O.S segue o link para Download dos Drivers tão raros para baixar



O Drivers para Windows 9X (até XP) já está embutido de modo que deve ser automaticamente configurado!

Quem tem ouvidos, que ouça essa!


Vou deixar o datasheet do TEA2025B para baixar, caso alguém queira brincar com este chip (pode comprar ou retirar de outro equipamento usado)




Assim, amantes da eletrônica, podem conhecer melhor este fantástico circuito integrado, que foi/é utilizado em equipamentos de áudio, principalmente os portáteis.

Até a próxima.
JMJG
Engenheiro Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.