Projeto universal Lâmpada LED no porta luvas do Carro com barra de led reaproveitado de luminária emergência usada

Projeto Universal de Lâmpada LED para Porta-Luvas de Carro ou Iluminação Interior. Usando peças de uma luminária de emergência usada (barra de LED's). (Ref de Teste: Pálio/Siena 2008 HLX)

Reaproveite suas lâmpadas de emergência LED para boas ideias como essa. Veja o Projeto abaixo! 


Não é novidade para o público, que as famosas lâmpadas de LED's são mais econômicas e com visual muito mais agradável, produzem uma iluminação muito mais homogênea e com vantagem de manter a bateria do carro sempre em dia. Mas parece que muitos fabricantes nacionais, ainda continuam a usar as antigas lâmpadas incandescentes em grande parte das funções (lanternas,luz interna,etc....)

Cabe ao proprietário do veículo, ir substituindo as Lâmpadas aos poucos por novas e com tecnologia LED se desejar. 

Alguns veículos trazem a comodidade de possuir o porta-luvas iluminado, ou outras partes tais como (para-sol, luz interna, luz nas portas,luz do porta-malas) mas grande parte delas ainda são aquelas amareladas incandescentes).

Então como substituir estas lâmpadas sem gastar muito dinheiro? Temos um jeito de reaproveitar as antigas luminárias de emergência (usadas e sem bateria) que iriam parar no lixo, para nos dar mais uma utilidade pública, vejamos...

1) Reaproveitando a Luminária de Emergência (Barra de LED's)
(Somente para Técnicos e pessoas com conhecimento elétrico)

As famosas luminárias de emergência, de uso obrigatório em locais públicos, e muito útil em residências também, já aderiu à moda do LED alguns anos. Antigamente elas usavam lâmpadas fluorescentes...

Mas o que ainda falta melhorar é a duração da bateria interna, geralmente é o que condena estas luminárias ao lixo.Você pode desmontar esta lâmpada usada e com bateria fraca (que não compensa arrumar e iria parar no lixo) e reutilizar um componente muito desejado,as famosas Barras de LED's!

Geralmente são 3 Barras, ao desmontar a lâmpada você verá, basta separar do circuito da lâmpada. Normalmente as Barras são individuais e estão agrupadas em conjunto de 10 LED's (depende do tamanho da luminária).

Para ajudar, esta barra já está conectada em série, ou seja, todos os LED's já vão acender juntos, basta apenas identificar o + e o -.

Cuidado! Não ligue Direto nos 12V, você irá queimar todos os LED's da Barra! Continue lendo...

Agora está na hora de preparar o circuito da Lâmpada do carro...Em nosso exemplo, usaremos o circuito da lâmpada do porta-luvas da linha Pálio/Siena 2008.



2) Retirando o circuito do Porta-lâmpadas (depende do carro,ver manual)

Em nosso caso, esta modificação foi incentivada devido ocorrer um defeito no circuito do interruptor, que mantinha a lâmpada acessa direta (consumindo e acabando com a bateria).

Infelizmente a retirada da Lâmpada do Porta-luvas da linha Pálio/Siena não está no manual, o que gera dúvidas. Também não existe um fusível direto para este circuito (desligamos todos e nada) então o jeito foi desligar a bateria, até entender como retirar este objeto.

Dependendo do modelo do seu carro, este procedimento pode ser totalmente diferente, mas o importante é que o resultado é o mesmo, precisa ter acesso ao circuito da lâmpada para efetuar a modificação. Consulte o manual do seu veículo (exceto Pálio/Siena) para saber como retirar a lâmpada original e ou circuito.

Uma vez retirado do carro,poderemos trabalhar no circuito, de preferência na bancada. 

Porta-lâmpadas da linha Pálio/Siena 2008 exemplo

Este é o porta-lâmpadas exemplo, da linha Pálio/Siena original, repare que a lâmpada incandescente fica encaixada nos terminais por pressão, é ela que faz o mecanismo do interruptor (pino preto), ligar ou desligar o circuito.

Neste caso o que importa é entender o circuito, como ele funciona. Geralmente o pino fica apertado,quando o porta-luvas está fechado, abrindo o circuito e mantendo a lâmpada apagada. Quando se abre o porta-luvas, a pressão do pino é liberada, e ele fecha o circuito, acendendo a lâmpada.


É um circuito muito simples, mas, pode ser diferente em alguns carros nacionais ou importados. 

O que precisamos é fazer ligações nos terminais positivo, negativo e saber é claro o circuito que está sendo controlado pelo pino que atua como uma chave liga/desliga.

Pare Aqui, se você não tem perfil técnico ou conhecimento de elétrica! Efetuar modificações em conhecimento específico poderá causar sérios danos ao seu veículo. 

Lámpada já fabricada modelo LED.
Se você não quiser arriscar, efetue a troca da antiga lâmpada por uma apropriada já fabricada em modelo LED. Ela encaixa perfeitamente no local original, e não exige adaptações ou alterações no circuito, é só encaixar e pronto, risco zero!

3) Adaptando o circuito para Barra de LED's (somente técnicos ou pessoas com conhecimento de eletricidade).

O visual do projeto é este que está ao lado, a nossa barra de LED's cabe perfeitamente no interior do porta-luvas e com 10 LED's iluminará muito. Temos que manter o sistema original do porta-lâmpadas, pois não haverá facilidade para fazer outro circuito que corte a corrente quando o porta-luvas estiver fechado. Então vamos reaproveitar tudo, exceto a lâmpada incandescente.

O LED, funciona apenas com tensões de 2V e uma corrente de 20mA, ligar diretamente em 12V fará com que o mesmo queime na hora! Para evitar a queima dos LED's, deveremos incluir no circuito um resistor de 500Ohms (560 também serve apesar de gerar brilho menor). 

RESISTOR DE 500/560 OHMS OBRIGATÓRIO para 12V!

O resistor deve ser ligado em em série com o circuito da barra da LED's,e evitará que a barra com LED's se queime, e manterá o brilho no máximo!

O resistor pode ser ligado tanto na fase positiva, quando negativa, então o esquema apenas faz uma ilustração. 

Ele poderá ser embutido já no interior do porta-lâmpadas, para facilitar a montagem.


Agora precisamos fazer dois furos bem pequenos na parte de trás do porta-lâmpadas, para não ficar visível quando se abrir o porta-luvas. Eles devem ser da largura dos fios que vão conectar a barra de LED's no circuito, uns 3mm no máximo.
Ligação INTERNA do PORTA-Lâmpadas 

Agora vamos ligar dois fios de comprimento 14cm, um em cada fase do porta-lâmpadas. Uma delas, deve ser ligada direto,e a outra deverá passar obrigatoriamente pelo interruptor, para que seja ligada/desligada corretamente de acordo com a abertura do porta-luvas.


Também primeiro, deveremos saber as polaridades (+ -), para depois ligar na Barra de LED's, já que se ligar errado, o LED's não acenderá!

Esquema de ligação interna para a Barra de LED
No caso do Pálio/Siena o lado Esquerdo do Porta-lâmpadas é o negativo, e o lado direito (comandado pelo pino interruptor) é o Positivo.

Desta forma, já embutimos o resistor de 500 Ohms no interior do porta-lâmpadas para facilitar a montagem.

Teste tudo antes de colocar no carro, com uma fonte externa de 12V, veja se o sistema liga/desliga corretamente quando pino é pressionado/liberado. Cuidado com Curto-circuito! No caso do Pálio/Siena não achamos o fusível deste circuito, portanto fomos muito cautelosos em testar o sistema antes de reinstalar no carro.

Volte a recolocar o porta-lâmpadas, e utilize fita dupla-face ou cola quente, para fixar a barra de LED's no interior do porta-luvas.


Um excelente visual, e com a garantia de que se o circuito do interruptor der defeito, a barra de LED's ficando acessa direto, não consumirá tanta bateria como a antiga original, livrando o motorista de uma situação desagradável ou até perigosa...

Seja como for, fazendo com barra de LED's, ou comprando uma lâmpada industrializada, o importante é que façamos a substituição das lâmpadas por modelo LED, mais elegante, durável e mais econômica!

JMJG
Engenheiro Eletrônico

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