Melhorando desempenho da placa de vídeo passiva Troca de Pasta e instalação de cooler incrível resultado!

Veja como Melhorar o Desempenho de sua Placa de Vídeo Passiva sem Overclocking! Trocar pasta e instalar um cooler ativo! Redução de 30°C e +30% de performance!
GPU dedicada


Usuários de computador que exigem mais performance, principalmente em jogos, vão instalar uma placa de vídeo OFFBoard! Isso devido ao fato de que será adicionado um processador adicional, dedicado exclusivamente para vídeo, conhecido como GPU (Graphics Processing Unit) ou VPU. Este processador cuidará exclusivamente dos "comandos" gráficos, e deixará a CPU livre para outras tarefas! 

Para quem não sabe o vídeo é o dado que ocupa mais poder de processamento no computador, por isso as placas de vídeo OFFBoard melhoram o desempenho de qualquer máquina! 

Porém, as placas ONBoard, são mais econômicas, e recomendadas para usuários que não usam jogos pesados, ou aplicações gráficas mais elaboradas. Em chips de vídeo ONBoard, não se pode melhorar o desempenho de modo algum!
ONBOARD é embutido na placa mãe!
A tecnologia ONBoard, reduz a quantidade de placas necessárias para funções simples, hoje (vídeo,som,rede,etc) estão integradas na Mobo (placa mãe) com chips ONBoard, isso reduz o custo para computadores populares principalmente. Porém eles não conseguem ser melhores do que os Chips OFFBoard. Como resultado, acaba não agradando a maioria dos usuários exigentes por performance!

Para quem comprar uma placa de vídeo OFFBoard, saiba que ela virá em duas configurações (o fabricante determina isso).


Placa de Vìdeo com Refrigeração Passiva (7100GS)

Refrigeração Passiva: Geralmente estas placas só possuem o próprio dissipador de calor para se resfriar, o que limita o desempenho geral da GPU, pois ela alcança maiores temperaturas rapidamente. O sistema passivo, depende do ar do ambiente e sua circulação para retirar o calor do chip GPU, o que é feito lentamente. Como resultado estas placas atingem alta temperatura, limitando a GPU em performance e desempenho. 
Placa de Vìdeo com Refrigeração ATIVA

Refrigeração Ativa: Destaca-se nestas placas a presença de um Cooler (ventilador) adicional, para melhorar a refrigeração do dissipador de calor. A presença do ventilador, melhora em muito o desempenho da GPU, pois ao forçar a passagem de ar pelo dissipador, ela acelera a troca de calor, que agora é feito muito rapidamente. Como resultado, estas placas mantém uma baixa temperatura melhorando a performance da GPU!

Porém nem toda placa de vídeo com refrigeração passiva é ruim! Muitas vezes o chip GPU é o mesmo usado em placas ativas, somente o fabricante ficou com "economia boba" e não colocou um FAN (ventilador) na placa!


Conhecendo melhor as placas de vídeo

GPU: Este chip é um processador especial, nele são processadas apenas instruções de vídeo, o que levaria muito tempo se fosse feito pela CPU normal. Mesmo CPU de 4 ou 8 núcleos, vão ficar mais lentas quando tem que processar dados de vídeo! Assim a GPU cuida desta parte, deixando a CPU 100% livre para outras tarefas, o que aumenta incrivelmente a performance do computador! Porém a GPU é um processador também, e pode esquentar muito! A temperatura ideal deve estar entre 40°C e 55°C no estado IDLE (repouso, sem estar jogando ou sendo utilizada).

Em plena atividade (jogos, ou processamento gráfico), ela deve chegar entre 65°C e no máximo 75°C. Temperaturas muito acima dos 80°C vão causar degradação da GPU, com lags (travamentos) e danos nos componentes da placa de vídeo ou até mesmo da placa mãe! 
Nvidia Control Center do GNU/LINUX

Isso pode não acontecer na hora, mas pode ser com o tempo de uso, o que reduzirá a vida útil do seu equipamento! Utilize um aplicativo (no LINUX o driver da Nvídia permite acompanhar a temperatura) para checar a temperatura da sua GPU! Se ela for passiva, obrigatoriamente faça os passos mostrados no vídeo! A instalação de um cooler é altamente recomendável!

Pasta Térmica de Prata

Pasta Térmica: Quase ninguém se preocupa com ela, mas mesmo na CPU ela deve ser trocada á cada 6 meses! Isso pois a alta temperatura, faz com que ela seque com o tempo, se tornando uma substância "empedrada" prejudicando a dissipação do calor. A pasta térmica ajuda a eliminar o ar e imperfeições dos materiais, fazendo um contato perfeito entre o processador e o dissipador de calor, transferindo o calor muito mais rápido! Mas se estiver velha, ela poderá agir de forma antagônica, atuando como um isolante térmico, o que aumenta a temperatura do processador ao invés de diminuir!
Para processadores de alta performance (4 núcleos ou +) ou GPU se recomenda as pastas térmicas com liga de prata, pois possuem uma condução térmica maior!

A pasta térmica da CPU/GPU só deve ser trocada por profissional técnico qualificado, usuários leigos podem causar danos em seu equipamento. Consulte nossa empresa!
Placa de vídeo Passiva.
Em nossa placa de exemplo, a refrigeração passiva, foi melhorada com a troca da pasta térmica, e a inclusão de um cooler!


O Ventilador pode ser modelo de 2 fios ou 3 fios! Se for de 2 fios ligue usando um Molex diretamente na fonte do computador ( IDE é melhor). Se for de 3 fios, ligue na Mobo (placa mãe) no SysFan/ChassisFan.
O importante é que o cooler seja de 12V DC! Pequeno e na espessura certa, não use o padrão de 8cm, é muito largo e grosso, além de fazer muito barulho!



Utilize parafusos auto atarraxantes para prender o Cooler no dissipador! Evite usar cola quente/fita dupla face. Isso pode causar o deslocamento pela alta temperatura >50°C, além de causar ruídos. Meça o tamanho do parafuso, e sua espessura, o tamanho ideal não pode chegar ao fundo do dissipador, e sua espessura ideal, deve permitir o rosqueio automático, sem deformar ou destruir aletas do dissipador de calor.

Com isso, sua placa de vídeo passiva, terá maior desempenho, sem necessidade de overclocking (o que até a queimaria). A vida útil do seu equipamento também será incrementado, e você evitaria torrar/queimar literalmente seu equipamento.

Até a próxima.
JMJG
Eng Eletrônico.

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.