Teste de fonte chaveada do computador ligando fora do micro boa ou ruim?



Como testar uma fonte chaveada de computador fora do micro. Ligando na bancada para testar se está boa ou ruim. (Somente para técnicos e profissionais da área de eletrônica)


As fontes chaveadas ATX/AT (Power Supply Switched)  são componentes fundamentais em qualquer computador desktop do mundo! São elas que convertem a energia elétrica da rede (127/240 Vac) em tensões baixas contínuas para serem usadas pelos computadores tais como: 12,5,3.3,-12,-5Vdc.  As primeiras fontes de computadores eram lineares, e se fossem assim hoje, ocupariam muito espaço e peso, tornando os computadores muito menos práticos.

O nome "Chaveada" se dá devido a técnica de chaveamento dos transistores internos que geram o sinal que será mais tarde retificado em outras tensões.  A fonte chaveada é "inteligente" pois possui um controle que consegue auto regulagem das tensões de saída, se estiver alta ela abaixa, se estiver baixa ela aumenta. 

Mas quando elas apresentam falha, fica difícil saber se o defeito do computador é causado por outro componente, ou pela própria fonte. Para isso os técnicos precisam saber testar este componente adequadamente. 

É preciso ligar e testar este componente fora do computador, não haverá outra forma de saber se a fonte está danificada.


Para ligar a fonte fora do computador, é necessário fazer uma ligação direta (Jumper) do Pino PWR ON (verde) com qualquer Pino GND (preto terra). Podemos usar um fio para fazer isso, até um clipes de papel. Mas cuidado para não inverter e ligar fios errados! Depois obviamente ligar a fonte na tomada, isso será o mínimo para que ela acione o cooler (ventilador) interno demonstrando que já está liberando as outras tensões. Se não ligar, pode estar queimada ou com defeito.

Veja nossa vídeo Aula ensinando como ligar/testar uma fonte ATX chaveada fora do computador em detalhes:



Lembramos que o procedimento do vídeo deve ser feito apenas com pessoas com qualificação técnica! As fontes chaveadas operam com tensões acima de 350Volts que pode causar sérias lesões ou até a morte em pessoas descuidadas!

Se você quer conhecer mais detalhes sobre os componentes eletrônicos, medições com multímetro ou um curso prático com instrutor qualificado, fale conosco (11) 2308-4673

Até a próxima
JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.