Edição de muitas Fotos no Linux em lote usando o Digikam o sonho de todo fotógrafo

Conheça e instale o Digikam o poderoso editor de fotos em lote para sistemas GNU/Linux. Edite e aplique efeitos, redimensione e faça tudo de uma única vez, em álbuns grupo de fotos ou grande lote! Confira..

O sonho de qualquer fotógrafo ou editor de blogs é um aplicativo que permita realizar mudanças em grande quantidade de fotos de uma única vez. Já imaginou poder aplicar filtros ou efeitos em mais de 50 fotos de forma automática? Ou redimensionar aquelas 100 fotos para publicar nas redes sociais? Com o DigiKam tudo isso é possível e ainda muito mais!

Ele é um poderoso gerenciador de fotos para sistemas GNU/Linux, capaz de criar um enorme banco de dados de todas as suas fotos armazenadas em álbuns e também editar. 

Mas o recurso que é destaque único é seu motor gerenciador  de edição de fotos em lote. Com ele é possível editar mais de 100 fotos de uma única vez aplicando os mesmos filtros, ajustes ou até programando uma sequência de ajustes personalizados!

Assista ao vídeo demonstrativo abaixo e saiba como o Digikam poderá lhe poupar muito tempo nas suas próximas publicações fotográficas.


O Digikam trabalha em parceria com os filtros do plugin Kipi, os mesmos antigamente usados no GwenView para KDE4. Após a nova versão do KDE5 (plasma5) o GwenView não pode mais gerenciar os plugins do Kipi, pois não foram portados para o novo ambiente. 

Com isso, mesmo usando KDE5 o Digikam consegue fazer todas as operações em lote de fotos, incluindo redimensionar em lote (recurso do plugin Kipi GwenView).

O Digikam ainda permite que todas as suas fotos em qualquer mídia digital possa ser gerenciada em álbuns, organizando melhor e até fazendo o usuário descobrir imagens "perdidas" em alguma pasta esquecida do computador. Ele literalmente varre todo seus discos em busca de fotos criando um verdadeiro banco de dados.

Profissionalmente o Digikam consegue ler e editar metadados das imagens, informações técnicas e muito mais.

Não perca nosso próximo artigo, mostraremos um programa mais prático derivado do projeto Digikam que também permite edição de fotos mas sem recursos de gerenciamento, para quem não necessita de gerir álbuns de fotos mas sim usar os poderosos recursos de edição em lote!

JMJG
Eng Eletrônio e usuário Linux

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.