Como saber se o Driver de Vídeo Proprietário AMD ou Nvidia está funcionando bem no meu Linux? Use alguns comandos via terminal e descubra
Muitas vezes temos que ter certeza de que alguma função está perfeitamente instalada e operando no sistema Linux para diagnosticar problemas e isolar a possível causa. É um exemplo deste caso baixo rendimento em jogos, desempenho ruim do vídeo e funções desabilitadas na parte gráfica, isso é sinal de que o driver proprietário da placa de vídeo pode não estar instalado.
Para quem comprou uma placa de vídeo OFFBoard da AMD ou Nvidia ou até mesmo para quem tem um chip GPU AMD ou Nvidia embutida (Notebooks) deverá instalar no sistema Linux o driver proprietário correspondente.
Atualmente muitas distros tais como Ubuntu / Mint permitem a instalação automática destes drivers nas configurações do sistema, baixando e compilando sozinho, e ao reiniciar o sistema gráfico estará tudo funcionando.
Um sinal de que o driver proprietário está instalado é o painel de controle AMD Catalyst ou Nvidia X Server Settings que estarão acessíveis no reboot do sistema.
Porém estar instalado não significa que está configurado para funcionar corretamente no Linux, em alguns casos o sistema não consegue compilar sozinho e o driver proprietário acaba não sendo usado, no lugar está o bom e velho (Nouveau).
Para saber se o driver proprietário está realmente sendo usado no Linux o usuário poderá rodar alguns comandos via terminal.
Abra o terminal e Digite estes comandos:
1) glxinfo | grep render
Deverá aparecer algo similar a foto abaixo:
Em nosso caso o Direct Rendering está Yes (SIM) e o OpenGL informa que está usando a placa de vídeo Nvidia com o Driver e modelo correspondentes.
2) sudo lshw | grep display -A10
Repare nas linhas indicando o chip da placa de vídeo e o driver suportado
Em produto está descrito o modelo de nossa placa, fabricante NVIDIA corresponde e outras informações lidas diretamente do GPU tais como Largura de Memória (64 bits) Clock (333 Mhz) e capacidades.
O drivers NOUVEAU não seriam capazes de ler estas informações diretamente no GPU da placa.
3) lspci -v|less
Repare na linha do adaptador VGA, em nosso caso aponta para Nvidia e o chip GPU correto.
Na linha Kernel Driver in use: Nvidia define tudo que precisamos saber, que o driver em uso no sistema é o proprietário.
Na linha Kernel Driver in use: Nvidia define tudo que precisamos saber, que o driver em uso no sistema é o proprietário.
Tudo isso é sinal de que em nosso sistema o driver Nvidia está rodando perfeitamente, poderemos rodar nossos jogos com o máximo de aceleração 3D que o OpenGL permitirá, claramente respeitando a limitação de desempenho que cada modelo de GPU possui! Seja como for, usar o driver proprietário será melhor do que usar o driver genérico NOUVEAU.
Espero que estas dicas ajudem aos principiantes em Linux ou até mesmo os usuários mais familiarizados mas que esquecem comandos úteis com o tempo, o que é perfeitamente normal.
Até a próxima
JMJG
Instrutor Linux
0 comentários:
Postar um comentário