Como recuperar o Grub fácil usando Rescatux ou Super Grub 2 ferramentas Linux

Recuperando o Grub do Linux usando método automático CD Rescatux ou Super Grub 2. Recupera Grub e Grub 2 em poucos minutos de forma fácil Legacy ou EFI. Veja!

Grub é a sigla para (Grand Unified Bootloader) instalado por padrão em qualquer distribuição Linux para gerenciar o boot da máquina, inclusive para carregar também outros sistemas operacionais (Dual Boot) tais como o Windows ou D.O.S.

Antigamente o Grub tinha sua versão 1 (Grub Legacy), porém atualmente muitas distros já instalam o famoso Grub 2 que é mais moderno e suporta funções adicionais não presentem no Grub 1.

Mas defeitos no disco rígido ou até mesmo um descuido do usuário  (má configuração ou reinstalação errada) podem danificar o Grub 1 ou Grub 2, causando um enorme problema ao usuário. Outro ítem comum é se reinstalar o sistema Windows ( por vírus ou problemas naturais) e como ele instala seu próprio BootLoader vai apagar o Grub do Sistema, fazendo com que o Linux não possa ser mais carregado!

Seja qual for o motivo, deveremos recuperar nosso Grub para voltar a carregar os sistemas Windows/Linux normalmente.

Porém usuários leigos para recuperar o Grub do zero sem conhecimento,efetuam a reinstalação do último sistema Linux na máquina, o que seria um total prejuízo já que teríamos que reconfigurar novamente todo sistema (aplicativos, configurações já feitas) mesmo com ele estando perfeitamente instalado em nossa máquina.

Haveria alguma forma de se recuperar o Grub 1ou Grub 2, sem ter que reinstalar o último Linux novamente?

Sim é claro, apresentaremos dois métodos automáticos via CD que prometem recuperação completa do Grub 1 ou Grub 2 sem necessidade de reinstalação do Linux.

Confira tudo em nosso vídeo!


Rescatux: Este CD baseado em Debian, executa um Linux live, que ao carregar apresenta muitas ferramentas para se diagnosticar falhas nos sitemas Windows/Linux e ainda permite recuperar de forma quase que automática o Grub1 ou Grub2 apagado do sistema. Desta forma, ao reiniciar a máquina, seu Grub 1 ou Grub 2 estará novamente disponível podendo assim carregar seu Linux. Para ajustes adicionais, o usuário poderá dentro do Linux que carregar do seu HD efetuar a detecção de outros sistemas operacionais (caso estejam faltando) e recolocar a foto de fundo no Grub 2 ( pois a recuperação do Grub coloca ele sem foto no fundo).


Super Grub 2: Este sim é um Boot Loader Universal, que permite carregar qualquer sistema operacional instalado na máquina ( já instalado previamente no HD) independente do Boot Loader padrão. Com ele poderemos carregar em nosso computador qualquer sistema operacional Windows/Linux mesmo com o Boot Sector danificado! Excelente pois aqui poderemos rodar o sistema operacional que já está instalado na máquina, e com isso reconfigurar novamente o Grub 1 ou Grub 2 dentro do último Linux instalado no HD.

Para baixar o Super Grub 2 clique aqui

Vale lembrar que tanto o Rescatux como o Super Grub 2 permite ser carregado do CD/Floppy ou até mesmo do Pendrive/USB da máquina bastando o usuário fazer o download da versão correta para o dispositivo boot preferido!

☛Rescatux e Super Grub 2 são excelentes ferramentas que todo técnico Linux deveria ter em sua maleta de reparos! Não fique sem o seu!

Espero que tenham gostado dessa dica preciosa, pois até mesmo eu já me ví em apuros para recuperar o Grub e não sabia como fazer-lo de uma forma fácil e sem destruir o Linux já instalado no HD.

Abraços

JMJG
Instrutor Linux

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.