Programa Declaração Imposto Renda 2021/2022/2020 versão para Linux Problema com Java como resolver













Programa para Declaração do Imposto de Renda 2020/2021/2022 versão para Linux (Se estiver tendo problemas em instalar a versão com o Java leia aqui)

Chega um momento no ano em que todos os brasileiros trabalhadores de honestos tem que abrir suas carteiras mais uma vez para o Leão oficialmente. Não suficiente todas as corrupções e impostos que já pagamos nessa vida, essa é a grande facada que se repete anualmente, ao contrário da caçada aos leões na África, aqui é o Leão que nos caça.

A receita federal assim como poucas empresas entende que muitos usuários utilizam outros sistemas operacionais e que nesse caso seria muito chato apenas deixar versões para Windows disponíveis.

Por isso usuários Linux/ MacOsX/ Solaris também podem instalar e rodar o programa da receita federal diretamente em seus sistemas sem usar máquinas virtuais ou emuladores (Wine).

Para usuários de sistemas Linux (qualquer distro) existem duas opções. Ou você faz o Download da versão Multiplataforma ou Baixa o programa na versão instaladora (.Bin) e executa!

Em ambas as versões é necessário o usuário ter o Java (JRE) instalado em seu sistema Linux. Quer seja feito pelo gerenciador de aplicativos ou instalador de pacote ou ainda instalado manualmente.

1) Opção do Programa na versão Multiplataforma (.ZIP)

A opção do programa Multiplataforma (.ZIP) exige apenas que o usuário tenha instalado o Java JRE que pode inclusive ser aquela instalada facilmente via gerenciador de aplicativos ou instalador de pacotes (.Deb) ou (.RPM).

Essa é a opção mais fácil pois roda praticamente em qualquer sistema operacional com JavaJRE independente do pacote compilado e versão Java, o que faz ela mais compatível com qualquer Linux e principalmente agrada ☺ 99% dos usuários Linux iniciantes ou mais leigos em instalações complexas.

Veja nosso vídeo como baixar e instalar ( é o mesmo procedimento das versões anteriores)





Vale lembrar que por ser uma versão já compactada e pronta para uso, ela não é instalada no sistema. Portanto o usuário Linux não terá aquele ícone do programa disponível no lançador de aplicativos do seu sistema. 

2) Opção do Programa com Instalador para Linux (.BIN)

Finalmente para os usuários mais detalhistas que desejam instalar e rodar a versão via lançador de aplicativos, deverá acessar o seguine link e fazer o download da versão correta para seu Linux 32 ou 64 bits!

Link para Download do IRPF 2018 (versão Binária)

Aqui não importa qual distro Linux você usa, e sim qual arquitetura se é 32 ou 64 bits! Para quem tem dúvida se tiver mais que 4 Gb de memória RAM certamente seu sistema será 64 bits!

O problema é que essa versão binária exige do sistema operacional o Java Oracle Oficial instalado, diferente das versões em pacotes (.Deb) ou (.RPM) .


Para instalar o Java Oficial da Oracle (última versão) é necessário o usuário Linux rodar alguns comandos via terminal depois de fazer o Download do Java no site da Oracle, o que torna o processo muito mais demorado e chato.

Mas para diminuir seu sofrimento, temos um vídeo ensinando como instalar o Java Oracle 100% Oficial. Confira!




Agora com o Java Oficial instalado e definido como padrão, você poderá rodar o binário para instalar o programa da receita federal IRPF2018.

Para rodar o instalador basta abrir um terminal na mesma pasta que você baixou o .(bin) do IRPF2018.

Digite:

./nomedopacotebaixadoIRPF2018.bin

Depois é só seguir as telas de instalação em poucos segundos o programa da receita já estará instalado e rodando em seu sistema.

Nessa opção um link do programa será gerado para ser aberto pelo lançador de aplicativos bem como um desinstalador do programa para o futuro.

É isso, agora é só declarar o seu imposto e rezar para não cair na malha fina.

Obs: "Enquanto a temporada de caça for do leão e não do povo caçador, passaremos nossas vidas a sermos oficialmente á cada ano doadores ativos de uma boa quantia de nossas míseras rendas para aqueles que usam de forma irresponsável o dinheiro público"

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.