Tradução da música It's a long,long way pandora's box OMD e vida polêmica de Louise Brooks

Tradução Correta e não literal da Música It's a long long way - Pandora's Box OMD e vida polêmica da atriz Louise Brooks. Musica famosa dos anos 90 e flash houses! Confira!
traduzido por JMJG


Existem músicas que ficam em nossa memória para sempre! É o caso de "It's a long, long way" ou também conhecida como "Pandora's Box" do grupo O.M.D (Orchestral Manoeuvres in the Dark song) de 1991! Uma música super contagiante, dançante e com um clipe bastante misterioso, que é na verdade feito com cenas um filme de 1928, e não filmado em preto&branco para ser efeito especial como muitos pensavam..


Vejam o clipe e a tradução em português (por JMJG)






Agora vamos saber mais detalhes sobre este misterioso clipe...

O.M.D (Orchestral Manoeuvres in the Dark song)


Essa é uma banda britânica formada em 1978, especializada em música eletrônica. A banda se separou em 1996 mas sofreu uma reformulação em 2006 permanecendo até os dias atuais em atividade.  Seus hits de maior sucesso foram: "Electricity (1979)" , "Enola Gay (1980)", "If you Leave (1986)", "Sugar Tax (1991)", A formação original contava com 8 integrantes, em destaque estavam: 
  • Andy McCluskey (vocal e baixo)
  • Paul Humphreys (vocal e teclado)
  • Martin Cooper (vários instrumentos)
  • Malcolm Holmes ( bateria)
It's a Long, Long Way - Pandora's Box (1991)

Esta música foi lançada no álbum "Sugar Tax" de 1991. A inspiração de letra e do clipe foi o filme mudo de 1929 "Pandora's Box" estrelado pela linda Louise Brooks!

Nos EUA a música foi mais conhecida pelo título "It's a Long, Long Way" enquanto no restante do mundo por "Pandora's Box". Mas apesar disso, a letra da música não canta nada que pronuncie "Pandora's Box"!

A música já esteve no top 10 da Inglaterra e de toda Europa. No Brasil sempre tocou nas rádios durante todos os anos 90, sendo considerada um clássico de "Flash House".

No clipe aparecem cenas da atriz Louise Brooks e o cantor Andy McCluskey, as cenas em preto&branco da Louise Brooks são originais do filme de 1929!

Louise Brooks (atriz e dançarina)

Rainha do Cinema Mudo Louise Brooks em cena original

Mary Louise Brooks, nascida em Kansas EUA em 1906, falecida em 1985, foi uma atriz e dançarina, que também tinha o apelido de "Lulu". Seu corte de cabelo em forma de ""bob" era símbolo de moda na época. E sua liberdade sexual e ousada, bem como relacionamentos com várias estrelas marcou sua imagem. Apesar de tudo isso, Lulu teve uma infância difícil (com uma fatalidade), e uma carreira brilhante que a marcou como "rainha do cinema mudo"

Seus filmes mais famosos foram:
  • Pandora's Box (1929) -  filme mudo lançado em DVD
  • Diary of a Lost Girl (1929) - filme mudo lançado em DVD
  • Miss Europe (1930) - filme mudo lançado em DVD
Seu pai era advogado e sua mãe uma artista e pianista. Louise teve sua vida alterada por uma fatalidade com apenas 9 anos de idade, quando foi abusada sexualmente por um vizinho maniaco. Desde então, sua futura relação com os homens seria afetada, ele se dizia incapaz de amar verdadeiramente, e alteraria sua busca por prazer com os homens, buscando um elemento de "dominação". A mãe dela ao saber, ainda disse que a culpa foi dela. Sim, infelizmente Lulu não tinha vida fácil, seus país nunca acompanham sua criação com carinho e afetividade.
Sua carreira artística começou em 1922 como dançarina, chegou ao papel principal da peça, mas um dos fundadores mais tarde em 1924 iria despedi-la dizendo que ela " atuava em uma bandeja de prata". Isso chegou a afetar Lulu um pouco, mas não impediria que ela chegasse ao auge de sua carreira.
Depois disso, sua amiga ainda lhe arrumou emprego como dançarina em outras duas peças, foi quando um dos produtores da "Paramount Pictures" ofereceu a Louise um contrato de 5 anos em filmes!

Até Charlie Chaplin ficou impressionado por sua beleza, e os dois tiveram um caso rápido, durante o tempo de apresentação do filme "The Gold Rush" do Chaplin.

Sua estreia nos cinemas mudos foi em 1925, e fez pequenas participações em outras series de comédia rápidas, estrelando com grandes nomes da época.
Depois veio o papel de vampira em no filme "A girl in every port"  de 1928. 

Um filme de grande ousadia na época em 1928 intitulado "Beggard of Life" traria um retrato da infância de Brooks. Ela fazia o papel de uma mulher que era a única numa terra de homens que estavam loucos por sexo. O microfone BOOM foi inventado justamente para este filme, por necessidade.

Nesta altura, Louise Brooks começou a se envolver intimamente com outras estrelas de cinema ricas e famosas. Incluindo o fundador da rede CBS de tv.

Seu corte de cabelo estilo "bob" virou símbolo na época, e muitas mulheres começaram a cortar o cabelo assim. 

A Paramount tentou trazer Louise Brooks para o mundo do cinema falado, mas ela queria continuar no mundo do cinema mudo, e após um aumento prometido e não cumprido, Louise saiu da Paramount e foi se juntar a outra produtora de filmes mudos na Europa.

Em 1929 veio o "Pandora's Box" que abordava assuntos sexuais bem polêmicos na época, incluindo uma lésbica. 

Os outros filmes já mencionados de 1929 "Diário de uma menina perdida" e "Miss Europa" também tinham o mesmo tema sexual e sátira social, foram muito criticados e censurados em muitos lugares. 

Sua carreira em grandes produtoras acabou quando recusou trabalhar em "O inimigo público" para então visitar seu amante em Nova York.

Ela declarou falência em 1932, e voltou então a dançar para se sustentar. Porém ela ainda estrelou muitos outros papeis em filmes independentes voltando perto de seus tempos de glória.

Ela ainda estrelou 17 filmes mudos e ainda 8 filmes com som, e se aposentou das telas em 1938.

Em 1950 historiadores do cinema, encontram filmes de Louise Brooks e declaram ela como a rainha do cinema mudo, bem acima até de Greta Garbo!

Foi casada duas vezes, a primeira com Albert Edward Sutherland (1926-1928) e a segunda com Deering Davis (1933-1938).
Lulu ainda iria publicar um livro de memórias "Lulu em Hollywood" em 1985!

No final de sua vida, Louise Brooks teve o reconhecimento que tanto merecia e o titulo que era também digno " rainha do cinema mudo".

Brooks foi marcada por ser uma atriz muito liberal, e sexualmente muito aberta, inclusive tendo amizades com atrizes lésbicas tais como "Peggy Fears" e "Pepi Lederer" embora não mantivesse este tipo relação com as atrizes. Lulu posava nua em muitas fotos artísticas e seus filmes com apelo sexual, lhe davam muitas críticas e censuras para a época, mas atualmente nada que seja tão diferente do que já vemos nas telas dos cinemas e da tv em horário nobre!

*1906  +1985

Louise Brooks morreu em 1985, vítima de ataque cardíaco, ela sofria de artrite e enfisema também. Lulu não deixou filhos, sendo seus filmes os únicos herdeiros de sua existência.

Muitos filmes de Lulu atualmente são considerados como "perdidos" , apenas poucos filmes foram lançados em DVD como é o caso de "Pandora's Box", "Miss Europe" e" Diary of a Lost Girl"

Considero Louise Brooks uma atriz revolucionária e muito talentosa, apesar de todas os tabus da época, ela se mostrou uma atriz acima do seu tempo, hoje tudo não nada de mais do que muitas estrelas de cinema já fizeram. Provavelmente seu abuso sexual com 9 anos,e o não interesse dos pais dela, tenha colaborado para sua conduta pessoal mais aberta. Mesmo assim, ela é uma artista linda e que deixou seu nome marcado na história do cinema mudo!

Não é atoa que virou clipe de uma das músicas mais marcantes do pop dos anos 90!

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.