Linux em Notebook teclado estranho como tecla FN ativa, bug? Como Resolver isso fácil

Teclado do Notebook no Linux está estranho como se a tecla FN estivesse acionada direto. Será um Bug? Como resolver isso de forma fácil.

FN é uma tecla de Função Especial disponível apenas em Notebooks ou teclados especiais. Normalmente teclados de Computadores Desktop comum não possuem esta tecla. Em alguns modelos de Notebook a tecla FN também é responsável por acionar a função de teclado numérico (Num Lock) e com isso, em alguns sistemas operacionais Linux recém instalados os usuários podem se deparar com um problema muito comum. Digitar no teclado e verificar que ao invés de letras estão saindo números confundindo completamente o usuário.

Muitos até tentam acertar o Layout do Teclado nas configurações do Linux, porém sem sucesso. É realmente isso mesmo que acontecerá, pois essa não é a forma correta de resolver a questão!

Então o que resolve? Isso é um bug do meu Linux? Devo instalar o sistema de novo?


Não façam isso! A questão não é sobre um Bug ou defeito no seu Linux, o problema é que o Notebook deve estar configurado para o teclado numérico (Num Lock) por padrão quando a sessão KDE ou outras está sendo carregada!

A culpa é em parte dos muitos fabricantes de Notebook que ainda não incluem em seus teclados as famosas lâmpadas LED para indicar se no teclado as funções Num Lock, Caps Lock e Scroll Lock estão acionadas!

Teclados de Desktop sempre possuem LED's para avisar quando estas funções estão acionadas, assim o usuário se lembra de desligar as funções quando não precisa mais delas. O mesmo vale para o Caps Lock (que escreve sempre em maiúsculas). 

No caso especial do Num Lock, o layout do teclado do Notebook geralmente é diferente, exceto em alguns fabricantes mais caros, o teclado do Notebook não possui a parte direita do teclado numérico, e com isso não tem espaço para embutir as lâmpadas LED de sinalização.

Então vamos mostrar como resolver facilmente o problema para o Notebook que está usando Linux, e também "adaptar" um lembrete das teclas Num Lock e Caps Lock diretamente no Linux. Confiram:




1) Desligando a Função Num Lock no início da sessão KDE ou outras, evitando problemas de teclas erradas.

Para solucionar temporariamente o problema, o usuário poderá pressionar a tecla FN + NumLock do seu teclado de Notebook para DESLIGAR a função NumLock. Geralmente o NumLock está imprimido na tecla com outra função, por isso a tecla FN deve ser usada para acionar a função NumLock.
Exemplo de um Teclado de Notebook com Numlock+FN

Como podemos ver, algumas teclas de letras, também compartilham números, o J=1, K=2,L=3,U=4,etc e com isso se a função NumLock estiver ligada, ao pressionarmos as teclas no lugar vão ser impressos os números correspondentes na tela, gerando a confusão.

Para desligar a função NumLock no início da sessão do KDE ou outros, acesse as configurações do sistema Linux e vá em "Teclado".






Clique em "Desabilitar" na função Num Lock no início do Plasma. Para quem usa Gnome, XFCE, LXDE ou outros procure a mesma opção nas configurações do sistema (geralmente em Teclado).

Dessa forma, toda vez que iniciarmos o Linux e entramos no KDE, ele automaticamente vai desligar o Num Lock para nós, evitando a confusão que comentamos.

2) Instalando um Aplet para simular o LED Num Lock e Capslock

Mesmo que nosso Notebook não possua os LED's de NumLock e CapsLock como um teclado Desktop comum, podemos lançar mão de outras alternativas para fazer isso.

No Linux usando KDE e outros é possível se instalar um "Aplet" que nos lembre sobre quando a função NumLock ou CapsLock estão acionadas, mostrando mensagens perto da barra do relógio.



Para instalar no KDE é necessário acessar a função "Adicionar Widgets"

O procedimento em detalhes pode ser visto no vídeo abaixo, funciona no KDE 4 ou KDE 5 (Plasma 5). Para outros gerenciadores gráficos, procure a instalação via central de aplicativos ou de pacotes.



Dessa forma seu problema em digitar letras e sair números serão resolvidos, e o FN ainda poderá ser usado para ligar a função NumLock a qualquer momento que desejar, bastando se lembrar de desligar a função Numlock para poder digitar normalmente.

Para os fabricantes de Notebook, já passou do tempo que mesmo os modelos com teclado mais compacto, tenham pelo menos 2 LED's para indicar a função NumLock/CapsLock. A função Scroll Lock não causa muitos problemas portanto seu Led até pode ser suprimido.

Até a próxima

JMJG
Eng Eletrônico/Instrutor de Linux Desktop.

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.