Problema com libcurl.so.4: CURL_OPENSSL_3 not found libcurl3 conflita com libcurl4 qual a solução?

 Erro Durante executar aplicativos  no Linux libcurl.so.4: CURL_OPENSSL_3 not found. Mas ao instalar libcurl3 conflita com libcurl4 e libcurl4 com libcurl3. Como sair dessa enrascada?


Libcurl é uma biblioteca de transferência URL usada por muitos programadores para desenvolver os mais vastos aplicativos no mundo, alguns jogos por exemplo se servem muito bem da libcurl para permitir conexão online com servidores. Apesar da LibCurl ser usada para ambientes multiplataforma (LinuxWindows/MacOS) iremos abordar apenas o problema no Linux. O problema atual  é devido a transição de versões.

Alguns jogos antigos no Linux, dependem de versões mais antigas da Libcurl para rodar, tais como:
  • Assault Cube
  • BloodFrontier
  • Sauerbraten (Cube 2)
Eles geralmente exigem a libcurl3, porém sistemas operacionais mais modernos do Linux já possuem a libcurl4 que é incompatível com as chamadas da libcurl3! Um belo problema, pois estes jogos ainda não estão sendo atualizados e provavelmente vão continuar funcionando apenas com a libcurl3!

Então o que fazer?



O usuário até poderá instalar a libcurl3 mas isso obrigará a remover a libcurl4 do sistema, e com isso outros aplicativos que assim dependam da libcurl4 serão removidos automaticamente do sistema (Exemplo do Kicad 5).

Então ou se instala a libcurl3 e se perde novos aplicativos que assim dependam dela, ou então fica com libcurl4 e se despeçam de vez de alguns bons aplicativos ou jogos como os que citei acima..

Ohhh dúvida cruel, injusta. Será mesmo que não tem opção?

Tem sim uma alternativa, porém é uma solução "palhativa"até que os desenvolvedores de aplicativos antigos, atualizem a exigência da libcurl3 para a libcurl4 no lugar!

Veja como resolver de forma temporária esse dilema. (Mas faça isso por sua própria conta e risco ok)



Instale um PPA especial que contém uma libcurl4 modificada que permite rodar aplicativos da libcurl3 e libcurl4!

Digite no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:xapienz/curl34
sudo apt-get update
        
sudo apt install libcurl4

Pronto, será instalada a versão da Libcurl4 modificada que permite conciliar ambas as versões libcurl3/libcurl4!

Maravilhoso não? 

Testado e aprovado no Kubuntu 18.04! Funcionará no Debian/Ubuntu e outros derivados. Para Linux derivados de outras Distros, checar a mesma solução para seus repositórios.

Mais uma super dica que somente aqui vocês conseguem!

Tudo sobre sistemas Linux, dicas e truques em um só blog. Nós pesquisamos os problemas e trazemos as melhores sugestões da Web.

Continuem acompanhando nosso blog, em breve mais novidades sobre o mundo Linux!

JMJG
Instrutor Linux Desktop

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.