GKSU ausente no Ubuntu 18.04 e futuros Linux como rodar aplicativos instalação alternativa do gksu

GKSU não vai mais estar presente no Ubuntu 18.04  Debian e futuros derivados. Como fazer agora para rodar aplicativos dependentes do GKSU? Instalação Alternativa do GKSU (método alternativo).

GKSU é um comando que permite uma interface gráfica (GTK) para os comandos SU e SUDO via terminal, desta forma os usuários linux poderiam invocar a GUI de muitos aplicativos que poderiam exigir acesso ROOT. Agora que o Debian removeu oficialmente o GKSU dos seus repositórios , os Linux derivados ( Mint /Ubuntu e muitos outros) não podem mais também oferecer suporte ao GKSU!

Infelizmente ainda muitos pacotes dependem do GKSU e sua instalação não pode ser feita pois a dependência não pode ser resolvida automaticamente pelo gerenciador de pacotes! Como resultado os usuários Linux podem ficar sem rodar alguns poucos antigos aplicativos que ainda não foram adaptados para não mais usarem o GKSU.

Um exemplo de aplicativos dependentes do GKSU é o configurador do SAMBA (system-config-samba) e o utilitário dd Utility (que permite gravar imagem ISO em Pendrive). Sem o GKSU eles simplesmente não podem mais rodar diretamente pelo ambiente gráfico, precisariam ser invocados via terminal como root para que pudessem ser abertos no ambiente gráfico logo em seguida.


Mas apresentamos uma solução alternativa para instalação do GKSU no Ubuntu 18.04 e seus derivados, assim dessa forma poderemos rodar o DD-Utility ou system-config-samba no ambiente gráfico normalmente. Até que os desenvolvedores retirem a dependência do GKSU deles, os usuários podem lançar mão dessa alternativa com cuidado!

Use com cuidado pois estaremos adicionando um repositório antigo, não compatível com o novo Debian ou Ubuntu 18.04, portanto é recomendável lembrar de desinstalar o mesmo depois de instalar o GKSU!

1) Instale o seguinte repositório com o comando via terminal:

cat <<EOF | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/artful.list
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ artful universe
EOF

2) Atualize o cache dos softwares com o comando:

sudo apt-get update

3) Instale o GKSU agora com o comando:

sudo apt-get install gksu

4) Remova o Repositório para evitar conflitos futuros com pacotes oficiais do Ubuntu/Debian novos.
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/artful.list
sudo apt-get update

Assim dessa forma ainda se poderá usar os poucos aplicativos ou o DD utility no Ubuntu 18.04 e derivados que dependam do GKSU com o GKSU alternativo.

Mas lembre-se! Remova o repositório ( 4º passo acima) e assim que souber de novas versões que não dependam mais do GKSU tente instalar elas.

Caso os aplicativos já não dependam mais do GKSU poderá remover esse pacote do seu sistema definitivamente. Acredito que muito em breve os desenvolvedores já excluirão a dependência com o GKSU das novas versões dos aplicativos Linux.

Não Funciona no Ubuntu 19.X e futuras versões, por motivos de falta de dependência! 

Até nossas próximas dicas de Linux!

JMJG
Instrutor Linux Desktop

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.