O System-Config-Samba não está mais presente nos repositórios do Ubuntu 19.X e Futuras Versões Derivadas. E agora? Existem alternativas? Download do Pacote .deb independente.
O Samba é um software servidor de arquivos e impressoras para sistemas operacionais Linux e derivados, que pode facilmente fazer uma rede intranet para empresas ou até mesmo para usuários domésticos conectar suas máquinas Linux e transferir seus arquivos sem precisar usar Pen-Drive ou Nuvem. Com rede Gigabit podemos chegar até taxas de transferência na ordem de 50Mb/s o que é excelente!
Porém é necessário configurar antes em todas as máquinas conectadas os parâmetros da rede (Workgroup,etc) e fazer isso editando o arquivo /smb.conf no editor de textos do Linux é um saco para usuários que adoram fazer tudo graficamente (cá entre nós é muito melhor!)
Para isso existia o aplicativo "system-config-samba" que era o mais simples/direto e funcional, com apenas os campos necessários para se produzir uma rede em poucos minutos. Comparado a outros aplicativos muito complexos, tais como o Gadmin-Samba, ele era perfeito!
Porém, infelizmente devido à falta de atualização nos repositórios e desinteresse dos mantenedores, o pacote ficou desatualizado e criou dependências que futuramente serão removidas por estarem também desatualizadas! Assim à pedidos, o pacote do sytem-config-samba foi retirado do Ubuntu 19.X (19.10) e seus futuros derivados!
Agora ficou mais complicado configurar uma rede, pois editar o arquivo smb.conf é muito complexo e demorado para usuários iniciantes no Linux!
Sem um pacote oficial para baixar, não será mais possível instalar usando o comando "sudo apt-get" o system-config-samba!
E agora? Alguma Solução?
À principio sim, porém não temos como garantir que ela será durável até porque isso dependerá do tempo no qual os pacotes/dependências vão estar ainda disponíveis! O que acontece é que removeram apenas o System-Config-samba, mas deixaram as dependências ainda disponíveis.
No caso o Workarround que apresentamos é simples. Baixar o pacote .DEB do system-config-samba, instalar ele manualmente e depois rodar o comando para instalar as dependências.
Assim, mesmo no Ubuntu 19.10 será possível ainda rodar o System-config-samba (não sabemos o futuro disso).
Baixem o Pacote . DEB clicando no botão abaixo:
Depois rodem o comando para instalar via terminal, ou usem o instalador de pacotes gráfico!
No terminal, estando no diretório onde salvou o pacote .DEB:
sudo dpkg -i (nomedopacote.deb)
O pacote será instalado mas ficará desconfigurado (sem as dependências) se for feito via terminal. Se for instalado usado o instalador de pacotes gráfico (Qapt) geralmente as dependências vão estar sendo instaladas automaticamente!
Para concluir a instalação e resolver as dependências, rode o seguinte comando via terminal.
sudo apt-get install -f -y
Se tudo correr bem (como no nosso caso) o system-config-samba estará instalado e poderá ser utilizado.
Já que o GKSU também foi excluído nos pacotes do Linux recentemente, não será mais possível rodar aplicativos graficos em modo root usando ele!
Ao invés disso, recomendamos editar o ícone do menu manualmente (KDE) e fazer as seguintes alterações de comando conforme mostrado na foto abaixo!
Assim, ao clicar no ícone do Samba, será aberto um terminal pedindo a senha de root, ao fornecer a senha, o aplicativo se abrirá normalmente (deixe o terminal aberto enquanto isso).
Ao fechar o aplicativo, o terminal automaticamente será fechado!
É isso, não sabemos por quanto tempo esse workarround vai funcionar, ou se no futuro vão inventar outra ferramenta melhor ou mais fácil para gerir o samba... Enfim..
Gostaríamos de pedir aos desenvolvedores de pacotes do Linux, que criem outras alternativas mais fáceis e baseadas nas soluções antigas que estão sendo retiradas dos novos sistemas, para usuários iniciantes ou até mesmo para o dia-dia não é prático ficar buscando constantemente workarrounds para se usar o sistema, ou até mesmo criar soluções temporárias ou invés das soluções nativas!
São a falta de pequenas boas ferramentas que acabam fazendo muitos usuários Linux inciantes desistirem, e voltarem a usar os sistemas piratas padrão, que possuem mais ferramentas automáticas e muito menos técnicas.
Sabemos que o Linux é um sistema superior aos demais, porém muito técnico, o perfil de usuário é mais apurado, porém se ficar muito técnico, se tornará um sistema "indigesto" e nunca o Linux poderá se tornar mais popular e com isso sempre ficará restrito apenas o público mais técnico. Pensem nisso por favor!
Até mais.
JMJG
Eng Eletrônico usuário Linux
0 comentários:
Postar um comentário