Placa de Captura TVnPCP6 configurando no Linux Ubuntu 19.10 e derivados Saa7130


Como configurar a placa TVnPCP6 com chip SAA7130 nos sistemas Linux Ubuntu 19.10 e derivados. Para Assistir vídeos no VLC (apenas pela entrada Super Vídeo ou Vídeo Composto)

Muitas placas de captura PCI nem estão mais sendo usadas atualmente, já que poucas pessoas ainda possuem ou querem realizar captura ou visualizações com elas, porém ainda existe suporte para elas nos sistemas GNU/Linux atuais, tais como o Ubuntu 19.10 ou derivados.

A placa TVnPCP6 da fabricante Kaiomy nem é oficialmente suportada no Linux, no site nem existe driver para download (apenas para sistemas Windows) os usuários de sistemas MacOS/Linux e outros ficam a ver navios. É um absurdo que até hoje os fabricantes não se toquem em oferecer suporte aos demais sistemas operacionais, já que se esquecem de que placas expansoras devem dar suporte total ao hardware, independente do sistema operacional que se usa! 

Mas para usuários Linux existe uma excelente noticia, o sistema suporta inúmeras placas de captura que nem sempre são citadas pelos fabricantes como suportadas. É um suporte não oficial mas presente apenas nos foruns sobre as distribuições Linux.

No caso esta placa usa um chip Philips SAA7130 padrão, que é suportado no Linux pelos drivers da série SAA7134.



Antes de tudo faça um teste no terminal digitando como root:

sudo modprobe -vr saa7134_dvb
sudo modprobe -vr saa7134_alsa
sudo modprobe -vr saa7134
sudo modprobe -v saa7134 card=21

O teste deve ser feito antes de se programar definitivamente as configurações nos arquivos /etc/modprobe.d

Agora tente abrir o vídeo da placa usando o VLC ou TvTime ou outro programa de captura V4L!

É importante dizer que estamos apenas usando as entradas de vídeo composto ou Super Vídeo, não estamos usando o tunner da placa!

Se funcionar o vídeo perfeitamente ok, se não, veja se as entradas corretas estão configuradas. No VLC por exemplo ficaria assim:


No caso acima, a entrada 2 representa Video Composto, o Super Vídeo seria entrada 1. Provavelmente a entrada 0 seria o Tunner.

Para finalizar e fazer a configuração permanente no boot, edite/crie um arquivo no /etc/modprobe.d

sudo nano /etc/modprobe.d/saa7134.conf

escreva dentro do arquivo a seguinte linha

options saa7134 card=21 gbuffers=4

salve o arquivo,saia e faça o reboot do sistema.

Faça o teste mais uma vez para ver se tudo funciona perfeitamente. Deve funcionar.

Como não sabemos ainda o modelo do Tuner usado a placa, não incluímos o mesmo nas configurações. Isso seria necessário para se ouvir rádio FM ou sintonizar TV analógica, porém temos problemas que vão impedir isso

1) O suporte a TV Analógica no Brasil já se encerrou em muitas cidades (tais como SP,RJ,etc) com isso não temos mais sinal analógico para testar a recepção via Tuner, e não compensa ficar horas perdidas para descobrir algo que não se pode mais usar!
2) No Ubuntu 19.10 e superiores já não temos mais suporte ao Kradio/Gradio ou outros que eram usados para se ouvir rádio FM via V4L! Com isso configurar o Tuner pode ser tempo perdido, a menos que se queira ficar usando rádio via terminal.... 

enfim, se quiserem testar e configurar o Tuner fica como lição de casa! Postem aqui o resultado e qual o tuner usado por esta placa!

Sei que hoje se ouve rádio Online,WEbRadio,etc então por isso os desenvolvedores do Linux já não tem mais interesse em manter antigos pacotes que permitiam se ouvir rádio FM por placa de captura, sendo que hoje 99% do povo nem usa mais estes equipamentos... Mas alguns como eu ainda usam...

Até a próxima.

JMJG
Eng Eletrônico/Instrutor Linux Desktop


0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.