O maior problema dos Cooler Box Intel/AMD: Danificam as placas mães com o uso prolongado! Como evitar!


O maior problema dos Cooler Box (INTEL/AMD), elas podem danificar sua placa mãe com uso prolongado! Mas o que fazer? Qual solução e alternativas? Em que casos isso é verdade?


Cooler é uma peça importante para os computadores atuais, em épocas de cada vez mais potência de processamento, uma parte da energia se transforma em calor, e isso gera grandes quantidades de aquecimento no interior no núcleo (core) de qualquer processador moderno! Com isso é inevitável que tenhamos que tentar melhores alternativas para refrigeração das nossas CPU's.

Já trazemos dois vídeos sobre o assunto, mostrando as diferenças entre os sistemas Air Cooling (refrigeração à ar) e Water Cooling (refrigeração à agua).

Porém no assunto de refrigeração à ar, entram em cena os famosos CoolerBox (Intel/AMD) aqueles que vem de fábrica quando compramos os processadores novos em kit's! Será mesmo que eles podem ser tão ruins? Então por qual razão ainda continuam sendo vendidos e fornecidos de graça pelos fabricantes?

Assistam nosso Vídeo sobre o maior problema causado pelos Coolerbox Intel/AMD.


Respondendo as perguntas, o vídeo mostra o real motivo. Simplesmente por cortesia, já que alguns processadores sim podem se beneficiar dos Kit's de coolerbox fornecidos. Mas apenas os modelos de processadores mais fracos!

Os que são muito potentes, vão gerar uma quantidade enorme de calor, que estes tipos de coolers vão soprar continuamente em cima de vários componentes das placas mães! Com resultado, após um uso prolongado, aliado a falta de manutenção preventiva (limpeza interna de poeira por exemplo), algumas placas mãe vão acabar sendo danificadas, e seus componentes sofrerem mais desgaste pelo calor extra, como é no caso dos capacitores da placa mãe! 

É normal que eles fiquem estufados com o tempo nestes casos!


Isso é um problema para servidores e computadores de longo trabalho, pois capacitores vazados comprometem ainda mais a vida útil dos computadores. Vários outros componentes vão falhar em breve! Até mesmo para usuários mais conservadores que prezam pela durabilidade, isso será um enorme problema.

O vazamento dos capacitores em 70% das vezes é causado pelo alto aquecimento destes componentes, pelo ar quente soprado dos CoolerBox padrão Intel/AMD que estejam mal dimensionados. Já mostramos casos em que processadores I5 ou FX-6300 estavam vindo com CoolerBox fracos e com baixo perfil de alumínio. Resultado, muito calor gerado acaba soprando mais ar quente para cima dos componentes da placa mãe!

A regra é simples, se um Cooler consegue dissipar calor corretamente, ele se aquece menos, pois consegue transferir mais calor para o ar ambiente, com isso soprando ar menos quente de uma vez! Ao passo que um Cooler mal dimensionado, se aquece mais devido a CPU estar muito mais aquecida (maior temperatura) e com isso gerando mais ar quente ao redor! Mais ar quente em cima dos componentes da placa mãe= capacitores vazados e outros danos!

Se tu é um usuário que troca de computador, uma vez à cada 3 anos, então não deve se preocupar, porém se tu é um usuário mais conservador, e que prefere usar o computador por mais tempo (mais durabilidade) melhor rever seu hardware!

Considere no caso trocar os CoolerBox, por outros cooler's de tecnologia Radiador de Calor!

Cooler Radiador de calor

Os modelos como mostrados na foto acima (vertical), conseguem dissipar mais calor, e também o ar quente gerado por eles, fica completamente acima da placa mãe! Com isso não é soprado ar quente diretamente nos componentes da placa mãe, como é feito no cooler horizontal (cooler box por exemplo).

Essa pequena diferença, fará muito bem para a vida útil da placa mãe e do bolso do usuário.

Imagina aquela super placa mãe caríssima para o processador 8 Core, ser danificada em pouco tempo! Quanto maior o processador (mais potente) pior será o efeito gerado pelo ar quente na placa mãe! Se o CoolerBox for modelo mal dimensionado (mesmo vindo de fábrica) a longa exposição do ar quente, fará os componentes da placa mãe (capacitores) começarem a estourar!

De qualquer modo, seja qual for o seu perfil de usuário de informática, recomendamos trocar os CoolerBox Intel/AMD de processadores 6/8/12/16 Core para cima, por modelos Water Cooler ou Cooler Radiadores Verticais conforme já comentado!

Espero com esse último vídeo, ter esclarecido todas as dúvidas sobre o assunto.

JMJG
Eng de Hardware

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.