Pode alguns cooler de CPU ser melhor que Water Cooler? Saiba tudo aqui em vídeo

Seria possível um Cooler CPU ser melhor que Water Cooler? Vídeo de teste comparativo com Cooler com Heatpipe e grande radiador de calor com ventoinha de 12 polegadas



Uma questão fica em pauta quando o assunto é refrigerar melhor a CPU (processador) do computador desktop. Em época de processadores de múltiplos núcleos (cores) atualmente um Quad Core já é processador básico, chegando a ser comum ainda 6/8/12 núcleos e daqui a poucos anos 16/24/32/64 núcleos e por ai vai.

Com a grande quantidade de calor gerada por estes processadores, se faz também necessária uma melhoria no sistema de refrigeração. Os cooler box padrão Intel/AMD já não são mais tão eficientes quando se pensa em manter a performance no máximo, no caso de jogos ou edição de vídeo!

Com kits populares de Water Coolers a refrigeração à água virou uma realidade para o grande público de informática, apesar de ser ainda recomendado apenas em casos específicos eles possuem preços que chegam a dar inveja para qualquer Cooler mais bem elaborado, pois o usuário vai preferir um Water Cooler ao invés de refrigeração com Ar se o preço for bem próximo.


No caso de refrigeração com Ar, houve também uma grande melhora em certos modelos de alta performance, principalmente os modelos que possuem HeatPipe (tubos de calor) e grandes radiadores de calor e também ventiladores (Fan) muito maiores chegando até em 12 polegadas! Isso é praticamente um radiador de calor sem usar água com a mesma performance de excelentes Water Coolers básicos!

Confira nosso vídeo comentando sobre um modelo de Cooler destes



É bem nítido que por possuir uma maior área de contato, este Cooler Consegue "tirar" mais calor do que os Cooler Box padrão Intel/AMD. Depois o fato de possuírem HeatPipe (tubos de calor) consegue drenar com mais rapidez o calor da base para o Radiador de Calor Seco. Repare que falei radiador de calor seco, pois o mesmo refrigera sem usar água, ele faz isso apenas forçando a passagem de ar por finíssimas aletas, que acabam por trocar calor com o ar ambiente. Para acelerar o processo uma grande ventoinha (Fan) força a passagem do ar ambiente aumentado a passagem de ar e com isso incrementando o resfriamento de todo o sistema.

Todo o conjunto consegue dissipar o calor rapidamente, com isso esfriando e ajudando a manter o CPU (processador) em níveis baixos de temperatura mesmo em condições de alta potência!

Em testes chegamos em temperaturas de 56°C até 63°C usando todos os núcleos do processador testando um processador de 6 até 8 núcleos respectivamente.

Isso é uma excelente marca, comparado até a alguns Water Coolers de configuração básica (1 Radiador apenas) e montado de fábrica (pré-pronto).

Com essa melhoria de performance, e preços bem similares, escolher entre um Water Cooler e um Air Cooler de Alta performance vai depender mesmo do processador em questão e da exclusiva preferência do cliente.

Claro que em processadores de mais núcleos 12/24/etc e com mais potência dissipada 195W TDP e superior, um Air Cooler não conseguiria manter a temperatura bem controlada, e no caso somente kits mais avançados de Water Cooler (2 ou 3 Radiadores) é que conseguiria um ótimo resultado, mas também por hora computadores com essa capacidade não chegaram nem a 1% da população brasileira ainda!

Até os 8 núcleos a briga entre Water/Air Cooler está bem competitiva.

Em breve faremos mais testes comparativos.

JMJG
Eng de Hardware/Eletrônica. 

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.