Cdrecord não tem permissão de abrir o dispositivo problema no K3B do Linux Como Resolver

CDRECORD não tem permissão de abrir o dispositivo. Bug verificado no Kubuntu 18.04/18.10 e outros. Como resolver essa questão? 

 O K3b é um excelente aplicativo para se gravar DVD/CD em sistemas operacionais GNu/Linux sejam eles baseados em qualquer ambiente gráfico mesmo não KDE, tal como Gnome,Mate,XFE,LXDE,etc. 

O K3b é tão bom que se compara ao NERO para sistemas Windows possuindo todos os recursos para se gravar CD de Audio, CD de dados, DVD de Dados, DVD Padrão Vídeo (VOB) e claro gravar imagens .ISO,Formatar um CD-RW/DVD-RW dentre outras opções.

Mas recentemente nas versões do Ubuntu 18.04/18.10 ao tentar gravar CD/DVD ou até mesmo formatar um RW aparece uma mensagem de erro dizendo que o CDRECORD não tem permissão para abrir o dispositivo.

Assim não conseguimos usar o K3B pois o mesmo utiliza não apenas o CDRecord mas o Wodim e outras ferramentas necessárias para se realizar qualquer função de Gravação de CD/DVD em unidades óticas.

A única forma de usar seria evocando o superusuário,pelo terminal  no caso do Kubuntu ficaria assim:

sudo k3b

Isso abriria o K3B com o superuser e também executado com altos privilégios. Fazendo isso não teríamos mais erros, porém Não é recomendável que se rode nenhum aplicativo como root no Linux.

Então pesquisando em fóruns, pois nas páginas brasileiras não encontramos nenhuma solução efetiva, encontramos o seguinte comando que promete resolver da forma correta todo o problema.

Abra o terminal e digite:

sudo chmod 4711 /usr/bin/wodim; sudo chmod 4711 /usr/bin/cdrdao
Depois de fornecer a senha do root, o sistema aplicará o comando que na verdade corrige o UID necessário para os binários do Wodim e CDRdao.

Após fazer isso poderemos abrir o K3B normalmente com o usuário padrão do sistema e fazer qualquer rotina de gravação de CD/DVD sem o erro anterior!

À principio, o problema está relacionado apenas a questão do UID dos binários que não podem rodar com o perfil de usuário comum, questão de permissão. Portanto deverá funcionar normalmente se for o caso do bug.

Outro ponto que o bug afeta apenas versões do Ubuntu 18.04 e possivelmente algumas 18.10, no Ubuntu 19.04 não tivemos relatos do Bug que já deve ter sido resolvido.

JMJG
Instrutor Linux Desktop.

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.