Conheça o AppImage o .EXE do Linux! Rode aplicativos sem instalação e dependências! Saiba aqui

AppImage o .EXE do Linux! Execute e Rode aplicativos sem necessidade de instalação,senha Root ou pacotes/dependências. Saiba tudo aqui!


Executar aplicativos diretamente do Sistema, dando apenas dois cliques não era o ponto forte dos sistemas Linux, fato que fez o mesmo ficar algum tempo distante da realidade de muitos usuários desktop! Porém agora, existe um pacote autoexecutável que é o verdadeiro .EXE dos sistemas Linux, conhecido por .AppImage!

Na verdade existiam outros pacotes .bin .Run .FlatPack .Snappy e todos eles executam no sistema Linux apenas abrindo pelo File Browser dando dois cliques como os arquivos .EXE do Windows. Eles tem que estar marcados para "ser executável" primeiro com o chmod +x nomedoarquivo, mas não se tornaram muito preferidos pelos usuários.

O .AppImage é também um pacote autoexecutável Linux (assim como FlatPack ou Snappy) que contém tudo que o aplicativo precisa para ser rodado diretamente no sistema, incluindo as dependências! Isso significa que não precisamos baixar e instalar as dependências no sistema, bem como ocupar espaço no diretório /, para apenas conseguir executar um determinado aplicativo.

Agora qualquer usuário Linux atual pode simplesmente baixar e rodar um aplicativo sem necessidade de instalação no sistema, basta dar dois cliques e rodar como um .EXE da vida!

Assista ao Vídeo abaixo e descubra como o .AppImage é fácil de executar no Linux sem necessidade alguma de instalação.



Um sonho que muitos usuários leigos e iniciantes sempre queriam, rodar seus aplicativos preferidos no Linux de maneira fácil e sem complicações. Agora com o .AppImage se pode! Como não necessita de instalação, pode rodar diretamente do PenDrive ou de qualquer mídia removível,de qualquer lugar do Disco Rígido (/Home por  exemplo), dispensando o uso de complexas ferramentas para se compilar o aplicativo ou instalar suas complicadas dependências! Quem instala aplicativos quase sempre necessita da senha de Root (super user) e com isso fica limitado. Quase sempre existe dependências que obriga a instalação e configuração de muitos outros pacotes adicionais, tornado o sistema mais consumista de espaço em disco da partição / (principal).

Com o .AppImage se evita a instalação de dependências e problemas de configurações mais complexas. 

Muitos são os títulos já dispostos em .AppImage para Linux. Acesse o site abaixo:

AppsImage ( Por Categoria)

AppsImage ( Por App)

Aqui se pode literalmente fazer o Download do Aplicativo desejado, e depois apenas executar diretamente. No Ubuntu 19.04/19.10 nem precisou marcar como executável ele já veio marcado, mas pode ser que em sistemas mais antigos necessite!

Outros excelentes exemplos de aplicativos em formato .AppImage que podem e devem ser baixados diretamente dos sites oficiais/foruns, para evitar ocupar muito espaço no seu sistema Linux são.

  • Openshot (Editor de Vídeo)
  • Kdenlive (Editor Profissional de Vídeo)
  • Kicad (Criador de Layouts PCB- Eletrônica)

Quem já instalou estes aplicativos no Linux antes, já sabe que eles ocupam muito espaço no sistema, bem como requerem muitas dependencias. No caso especial do Kicad uma enorme biblioteca adicional deve ser instalada o que ocupa mais de 3 Gb no sistema!

Baixando o .AppImage pode-se rodar no /home diretamente, ou de qualquer Pendrive ou HD externo!

Sensacional!

Finalmente o Linux possui seu próprio .EXE! Isso vale para  arquivos de extensão FlatPack ou Snappy pois são o mesmo conceito!

Á partir de agora usuários Linux não tem mais desculpas para reclamar que não executam aplicativos no Linux como era no .EXE!

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.