Jogando Resident Evil 5 no Windows e Linux via Steam Proton A Mega Treta Resolvida em detalhes! Confira

Como configurar e jogar o Resident Evil 5 no Windows e Linux via Steam Proton. A Mega Treta foi resolvida num vídeo detalhe exclusivo ESIJMJG para todo o Brasil em português. Material Completo e inédito na Internet!

Poucos jogos são tão desejados de se rodar no atual Steam da Valve, como é o caso do Resident Evil 5! Após vários anos, finalmente a Valve disponibilizou no Steam o título do RE5 para se jogar. À principio o game roda apenas para sistemas Windows, porém ele também consegue rodar em sistemas Linux quando se ativa o "Steam Play", uma ferramenta de compatibilidade que permite se jogar games Windows em ambientes Linux. 

Nenhum título do Resident Evil original roda em sistemas Linux sem "workarrounds", e no caso da versão Steam não seria diferente!

Acontece que no caso do Resident Evil 5 até usuários Windows vão ter problemas!


Isso se deve ao fato da Capcom (desenvolvedora original do RE5) ter incluído um método de SaveGame completamente inadequado e obsoleto! Na época era uma novidade permitir salvamento em núvem do Savegame do RE5, mas o que eles não contaram ao público era que tudo teria que ser feito usando o serviço do Games For Windows (GFWL). O serviço atualmente está obsoleto e não mais em atividade, já que a Microsoft retirou o serviço do GFWL do ar devido ao mesmo não ter sido popular!

Porém a CAPCOM não efetuou um update no jogo do Resident Evil 5 que continua exigindo a instalação do GFWL para que possa rodar o jogo, o que é um absurdo e total incoerência! 

Quando o RE5 foi portado para a loja do Steam/Valve o mesmo ainda continuou com o requisito do GFWL já que nenhuma atualização foi realizada pela CAPCOM no código do jogo! Como resultado mesmo usuários Windows que pretendem rodar e instalar o jogo, vão ter um bug! Não podem jogar já que a não existe o GFWL como serviço ativo, e sem isso não podem fazer o savegame! O serviço do Steam já inclui um SaveGame automático e sincronizado na nuvem atrelado a conta do usuário, porém o serviço não dispensa o RE5 de continuar requerendo o GFWL até que a CAPCOM crie vergonha e faça uma atualização no jogo retirando essa dependência!

Para usuários Linux a dor de cabeça não para por ai! Além de burlar o GFWL, será preciso também instalar na máquina virtual do Proton (Wine) o Windows Media Player 11 que é necessário para se poder rodar todo o CGI do jogo além de vídeos e menu!

É ai que começa a treta, já que sem instrução nenhum usuário vai conseguir fazer isso. 

A sequência é muito complexa, e fizemos um vídeo com todo o passo-a-passo da instalação e configuração, porém mesmo com o vídeo é necessário se seguir um roteiro, caso contrário não se consegue exito no processo!

Assista ao Vídeo em detalhes de como Instalar/Configurar e Jogar o Resident Evil 5 no Windows e Linux via Steam!


Roteiro para sistemas Windows
1) Comprar e fazer o Download do Resident Evil 5 no Steam
2) Abrir o diretório onde está o jogo e alterar o Script básico da instalação, removendo o GFWL de ser instalado
3) Instalar um PATCH de Correção (feito por um usuário gamer) que removerá do jogo completamente a dependência do GFWL.

Esse é o ponto fenomenal, já que a correção do problema foi feito por um usuário gamer programador, e não pela equipe da CAPCOM que é a responsável pelo jogo! É o fim dos tempos isso!


4) Agora basta clicar em "Jogar" e curtir o RE5 no Windows!

Roteiro para Sistemas Linux (Mega Treta mas funciona)
Antes de Tudo, faça o Download do Tutorial em TXT com os Links dos Sites e Fóruns na qual nos baseamos para todo o Vídeo e Resumo.

Assim os usuários Linux podem copiar os códigos diretamente dos sites, e colar no terminal rodando mais rapidamente os comandos!

1) Comprar e Fazer o Download do Resident Evil 5 no Steam
2) Habilitar nas propriedades a opção para Rodar o jogo Via Steam Play ( ferramenta que permite rodar jogos Windows no Linux)
3) Abrir o diretório onde está o jogo e alterar o Script básico de instalação, removendo o GFWL da lista de instalação
4) Baixar e Instalar o mesmo PATCH de Correção que vai remover do jogo a dependência do GFWL

5) Rodar pela primeira vez o RE5 no Steam para gerar o AppID que será usado futuramente para o Workarround
6) Instalar o WineTricks.

O Winetricks é uma ferramenta necessária para rodar o ProtonTricks que iremos usar no vídeo para todo o procedimento da máquina virtual do Proton

Quem não tem o Winetricks no Linux, deve acessar esse link!

7) Instalar o ProtonTricks. Requer instalar o PIPX e PIP antes como dependência

8) Usando o APPID do RE5 comandar via Protontricks a instalação do WMP11 (Windows Media Player 11)  que é necessário para rodar o jogo no Linux com vídeos e menu ( resolvendo o Bug da tela preta)

Para baixar o WMP11 no formato do Linux prontinho, clique aqui no Link da ESIJMJG

O processo para instalar o WMP11 na máquina virtual do Proton usando o Protontricks é uma treta muito complexa, já que requer alterar o perfil do Windows 7 para Windows XP, apenas para rodar a instalação dos CODEC's Pack e depois efetivamente o WMP11. Depois disso deve-se voltar o perfil do Windows 7 apenas para poder rodar o jogo.

9) Finalmente clique em Rodar e Divirta-se jogando Resident Evil 5 no Linux via Steam! Apesar da Mega Treta, o jogo funciona muito bem e sem travamentos!

Parece simples os 9 passos, porém é importante ressaltar que nestes 9 passos estão bem resumidos procedimentos que demoram até 1 hora para serem efetuados! Isso graças a nossa concatenação de links e pesquisas de meses por sites e fóruns internacionais!

O Resident Evil 5 é o jogo da série que é mais complexo e complicado de se rodar no Linux via Steam. 

O bom de tudo isso, é que para quem desejar rodar o Resident Evil 6 também no Linux via Steam, o procedimento é parecido. Mas pelo menos é mais rápido já que o RE6 não tem Patch de Correção de Bugs e nem o GFWL para retirar!

Acompanhe nosso próximo artigo, e traremos todo o procedimento para rodar e jogar o Resident Evil 6 no Linux via Steam!

Até lá

JMJG
Instrutor Linux e Fã de Resident Evil!

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.