Vídeo Tutorial para Troca da Lâmpada do teto Peugeot 208 com Detalhes da Desmontagem e Polaridade para LED

Vídeo Tutorial ensinando a Trocar a Lâmpada do Teto do Peugeot 208 que não está no manual do proprietário. Detalhes sobre a Desmontagem e Polaridade para usar Lâmpada LED!

Muitas montadoras não trazem algumas informações em seus manuais do proprietário, a troca de algumas lâmpadas pode ser um mistério para os usuários pois nem sequer são citadas nos referidos documentos! Uma falha grave por parte das montadoras, que nem sequer se dão ao trabalho de revisar as informações contidas no manual original do produto, e fazem apenas a tradução do que consta no manual da matriz (língua original).

E no caso do Peugeot 208 não é diferente! Trocar aquele bendita lâmpada do Teto que é amarela, chata, quente e de filamento será um mistério caso queime ou caso o usuário queira trocar ela por LED!

Aliás, não entendemos o motivo pelo qual em pleno século 21 as montadoras ainda utilizam lâmpadas incandescentes em seus automóveis! Tudo já deveria ser substituído por LED! Essas lâmpadas antigas além de amareladas não iluminam nada, consomem muita energia e só esquentam! São inúteis!

No caso do Peugeot 208 que conta com apenas uma lâmpada no centro do Teto (Não possui iluminação traseira),  usar uma lâmpada T10 de 5W incandescente é uma baita sacanagem! Trocando por uma LED apropriada o ganho de luminosidade pode ser acima de 200%!

Menor consumo, alta luminosidade são "apenas" esses os benefícios do LED comparado a lâmpada T10 original!

Seja por trocar a lâmpada original queimada, ou colocar uma LED, essa informação deveria constar no manual do usuário. É assim com a lâmpada do porta malas e do porta luvas (se houver).

Assista nosso Tutorial Detalhado, ensinando como trocar a lâmpada do Teto do Peugeot 208!



O melhor do nosso Tutorial é que ele ensina os usuários a retirar a moldura da lâmpada do teto apenas com as mãos sem usar ferramentas! Isso evita brutalidade com quebra de travas ou afundamento de acabamento, deixando marcas e sequelas permanentes que podem obrigar os usuários a ter que comprar outra moldura nova! Na verdade a Peugeot projetou essa moldura para ser retirada realmente apenas com as mãos!

Muitos podem dizer que a fabricante não incluiu no manual a orientação da troca da moldura com o porta-lâmpada, pelo fato do teto ser conectado a ele com uma fiação complexa da lâmpada e do sistema microfone usado pelo Bluetooth®️ , e que muitos usuários podem não tomar cuidado ao retirar e assim causar danos nos conectores e nas peças plásticas, mas discordo desse ponto! Existe no manual instruções mais complicadas para troca da lâmpada do farol por exemplo, que não é mais complexa do que trocar a lâmpada do teto!

Aqui cabe sim um cuidado especial coma fiação, na qual o usuário pode desconectar facilmente conforme informado no vídeo. Pode ser que muitos não queiram tentar fazer, por não estarem familiarizados com a ideia de retirar conectores ou ter jeito para isso, mas o fato é que essa informação não deveria estar suprimida do manual! Mesmo para técnicos e mecânicos isso deveria constar!

Não tem como ir ao mecânico ou concessionária toda hora que queimar uma lâmpada! Embora em alguns casos compense, principalmente se for farol ou lanterna, onde o acesso é muito pior e mais limitado do que o teto do carro!

Tudo isso poderia ser evitado, se a montadora simplesmente colocasse lâmpadas LED já de fábrica! Repito, pra que usar lâmpada incandescente em pleno século 21??! Custo? Nem tanto, o LED T10 não é tão caro quanto a T10 comum de filamento! Já nos faróis o assunto até pode ser discutível, mas mesmo assim o LED ganharia.

Situação pior está o porta-malas do Peugeot 208 onde não só mais uma vez a informação da troca da lâmpada está suprimida, como detectamos uma falha de projeto no porta-lâmpadas que usa apenas 50% da luminosidade da lâmpada!

A culpa não é da Peugeot mas sim de quem projetou a peça! Vamos mostrar isso em breve em mais um vídeo Tutorial bacana e bem desenvolvido!

Não percam!

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.