Configurando o escaner usando o ImageScan e Epson Scan 2 para sistemas Linux. Rede apenas impressoras com função Wi-Fi!

Configurando o ImageScan e Epson Scan 2 para escanear no Linux com multifuncionais Epson. Faça também em Rede (Somente Impressoras com conexão WI-FI!)


Escanear no Linux sempre foi um pesadelo, principalmente com as primeiras tentativas de configurar e usar o Xsane usando conexões USB,paralelas ou seriais. Atualmente alguns fabricantes tem disponibilizado ferramentas oficiais para facilitar a vida dos usuários Linux, se importando pelo menos que o sistema também possa utilizar todos os recursos que o equipamento oferece.

A EPSON desde muito tempo mantém um site no qual podemos fazer o download dos drivers para suas impressoras no sistema Linux. 

Clique aqui e faça o Download do Driver primeiro e também aproveite para baixar o ImageScan necessário para efetuar o escaneamento no sistema Linux! Faça a busca pelo modelo da sua impressora multifuncional.

Baixe os pacotes .DEB ou .RPM e 32 ou 64 bits de acordo com sua Distro Linux e sua arquitetura!

Após isso instale primeiro o Driver de Impressão (Pacote LSB).

Agora instale o aplicativo de Escanear (Escolha o Image Scan ou Epson Scan 2). O Image Scan é mais antigo e requer mais configuração e Note que ele também depende da versão da Distro mais atual instalada, não funcionando em outras mais antigas. No caso testamos com o Ubuntu 18.04! Tem que usar o pacote fornecido da Epson, não use o Xsane ou outros!

Já o Epson Scan 2 é mais novo e universal funcionando em praticamente qualquer Distro Linux 32/64 bits. 

Antes de tentar escanear, faça um teste de impressão! No Linux possível já detectar automaticamente a impressora conectada em rede por WI-FI. Caso ainda não tenha conectado sua impressora na rede WI-FI consulte o manual para efetuar a conexão primeiro! Utilizamos conexão WPS no roteador, assim toda vez que a impressora ligar se conectará automaticamente em rede!

Para conexão USB (local) o procedimento acaba aqui, já que o computador deverá estar com a multifuncional plugada em qualquer porta USB, e tanto o driver de impressão quanto ao ImageScan conseguirá localizar o equipamento sem maiores problemas!

Imprimir em rede é fácil e simples, se quiser que outra máquina acesse a impressora basta instalar o driver da impressora na máquina desejada. Fácil e simples sem mistérios. Mesmo em DHCP é fácil de imprimir já que o driver encontra a impressora na rede facilmente desde que esteja ligada!

Já escanear em rede é outra história.....

Como sabem a conexão primária que é feita é com DHCP! Ou seja com IP dinâmico, e isso é um problema para o scaner já que precisamos saber sempre em qual IP ele está para poder usar o ImageScan! Não é possível trabalhar assim, então teremos que adotar outra forma para poder usar o ImageScan na rede.

Importante ressaltar que existe também a opção de baixar um aplicativo para sistema Android✋ e que nesse caso SIM é possível imprimir e escanear em rede mesmo usando DHCP! Funciona perfeito, e o incrível que Android no fundo é também um sistema Linux!...😱

Já para quem deseja usar o sistema Linux mesmo, temos que reconfigurar o IP da impressora para trabalhar de forma Fixa! 

Pode-se fazer isso acessando as configurações usando o aplicativo Android ou o Browser do próprio Linux!

Mude para Advance pois em Basic a tela não tem a opção de rede. Acesse a opção "NetWork Settings-> Basic"


Altere os campos IP/Subnet/Gateway para o seus endereços corretos. Lembre-se que na foto acima usamos como exemplo o nosso roteador de intranet! Em nosso caso a impressora multifuncional está localizada no endereço fixo 192.168.15.50!

Depois não se esqueça de salvar as alterações feitas! Após isso faça o acesso novamente, mas lembre-se de que como o endereço IP já mudou, terá que acessar digitando novamente o novo endereço IP Fixo (no caso de usar o Browser).

Estando tudo ok, ainda falta mais um passo para escanear usando Linux....😰

Epson Scan 2 (Atual e Universal)

O Epson Scan 2 é mais atual e roda em praticamente qualquer Distro Linux (diferente do Image Scan que pede sempre as mais atuais versões). Além disso é mais simples de configurar, sem requerer alteração de arquivos de configurações e outras ações.

Basta instalar o pacote (rode o install.sh) e depois graficamente execute o Epson Scan 2, o ícone do menu será criado automaticamente. 

Após isso basta apenas adicionar o endereço IP FIXO da sua multifuncional e o aplicativo já estará conectando via rede. Se usar conexão USB o aplicativo já detecta automaticamente a sua multifuncional desde que esteja ligada e plugada numa entrada USB!

Pronto é só isso!

Image Scan (Procedimento)

Será preciso editar o arquivo imagescan.conf

Abra o arquivo usando o nano por exemplo, no terminal digite ( se usar Ubuntu)

sudo nano /etc/imagescan/imagescan.conf

Não se esqueça de digitar sua senha de Root,pois estamos alterando um arquivo que fica no diretório raiz!

O conteúdo do arquivo será como o mostrado abaixo. Altere as linhas azuis com os seus respectivos endereços de IP da impressora e nome e modelo! Repare que é preciso incluir a Porta de comunicação 1865 depois do endereço IP!

 

# /etc/imagescan/imagescan.conf -- Image Scan configuration

# Refer to the documentation for details on the configuration options

# for the software.  Plugins should come with their own documentation

# if they have configuration options.

#

# Lines starting with a # or a ; are comments.  Comments must be on a

# line of their own.  End-of-line comments are not supported.


[devices]

net.udi = esci:networkscan://IPDASUAIMPRESSORA:1865

net.vendor = Epson

net.model = NOMEDAIMPRESSORA WIFI

net.name = NOMEDOESCANER

#; myscanner.udi    = esci:networkscan://IPDASUAIMPRESSORA:1865

#; myscanner.vendor = Epson

#; myscanner.model  = MODELODAIMPRESSORA


Salve o arquivo e reinicie o computador!

Agora tente abrir o ImageScan e se tudo estiver correto, será possível escanear normalmente com o Linux,conforme imagem abaixo!


Se aparecer alguma mensagem de erro, infelizmente existe algum erro nas suas configurações de rede! Revise novamente e lembre-se de corrigir o arquivo imagescan.conf já que o mesmo não se atualiza automaticamente!

Depois disso, se desejar escanear usando outro computador Linux, terá que efetuar novamente todas essas configurações! E claro reinstalar o driver da impressora e o pacote ImageScan!

Apesar do trabalho é compensador, para sistema Linux o escanear funciona exatamente como é no Windows, pois o ImageScan é exatamente bem parecido com o software para Windows. 

Claro o objeto escaneado pode ser salvo em PDF ou arquivo de imagem! E no caso de imagem, poderá editar mais tarde no ShowFoto, Gimp ou outro editor para Linux mais poderoso!

Trocar para o IP FIXO não afeta a Impressão em Rede, nem afeta o funcionamento dos Aplicativos para Android EPSON, o que permite que você ainda possa imprimir ou escanear usando seu Smartphone normalmente!

Enfim tudo funcionando perfeitamente!

Porém, tudo que explicamos aqui só funciona com multifuncionais EPSON que tenham conexão WI-FI! Modelos apenas USB vão permitir apenas impressão e escaneamento Local, apenas no computador na qual o cabo USB estiver plugado!

Não me perguntem como compartilhar em rede o escaner plugado localmente via porta USB em outro computador. Isso não sei como fazer!

Cortesia de JMJG

Obs: Não ganhamos nada para divulgar a EPSON nesse artigo, porém como eles estão trabalhando em prol de sistemas Linux, vale a pena divulgar para a comunidade OpenSource. O processo pode ser similar para outras marcas e modelos, porém os drivers e softwares aqui apresentamos, servem apenas para a EPSON!

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.