Download do Driver da placa de Som ISA MED 3931 OPTI ExpertColor para sistemas DOS Windows 95 e 3.1

 Download do Driver da placa de Som ISA da ExpertColor MED 3931 para sistemas DOS e Windows 95 e 3.1

   Mais uma vez, viemos colaborar para a manutenção do universo da computação vintage, publicando mais um driver antigo, dessa vez para a placa de Som slot ISA da ExpertColor modelo MED 3931 chip OPTI.

    Essa placa de som usa slot ISA das antigas, portanto é uma placa vintage raiz, e para isso também serve nos sistemas D.O.S da vida que tanto usamos para jogos vintage de computador. Num mundo dominado pelo padrão Sound Blaster, possuir outras placas de som ISA parece estranho e incomum, mas de fato por vezes encontramos outras placas que são pequenas variações do Sound Blaster, verdadeiro padrão do mundo do som de computadores.

    Uma 16 Bits genuína para som, com conectores padrão para saída já Amplificada em plug P2 o que dispensa as caixas amplificadas, aqui pode-se colocar falantes diretamente, o que é um luxo apenas dessas placas de som de época! Entrada de microfone e auxiliar para conectar qualquer outra fonte de som e gravar.

    Possui também o famoso e desejado conector IDE para CDROM, assim podemos expandir o CDROM num 386/486 usando uma controladora separada da controladora IDE para HD. Recurso muito procurado por entusiastas que queiram Som nos jogos padrão DOS principalmente. No Windows com sistema Plug&Play é quase obrigatório possuir som claro!

    Mas a alegria dos usuários nos sistemas DOS e Windows se transforma em tristeza quando o assunto é configurar a instalar os famosos Drivers, sem eles a placa de som simplesmente não passa da um monte de eletrônica inútil!

    Deixamos aqui o link para Download do Driver dessa placa MED 3931 da OPTI, e certamente funciona para outras placas que também usam o chip OPTI 3931 mesmo que de outras marcas!

    Versão do driver para DOS/Windows 3.1/3.11/95! Não sabemos se no Windows 98 funciona, apenas testando!


    Mais uma vez a ESIJMJG faz o possível para manter o mundo vintage em dia, colaborando para a preservação de placas de componentes de informática vintage no Brasil e no mundo!

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.