Projetor de Filmes Antigo Vintage funcionando modelo Yelco Sound Projector

Confira um Antigo Projetor de Filmes Yelco Sound Projector. Trocado Correias (valores próximos do original).



    Apesar de nossa empresa não ser especialista em Projetores, este é o segundo exemplar que nos foi designado a missão de tentar restaurar seu funcionamento. Dessa vez não é um Projetor de Slides mas sim um Projetor de Filmes 8mm exatamente igual aqueles que se mostram nos antigos desenhos animados, e exatamente os mesmos que eram caríssimos e as únicas formas de se exibir filmes em tela grande em casa!
     Sim, naquela época não existiam as enormes telas de LCD de 70 ou 100 polegadas de hoje, só existia os pesadíssimos CRT, e neles o máximo que se produzia eram televisores de 32 polegadas. Acima disso o peso era enorme e inviabilizava o transporte, e só existiam caríssimos televisores de projeção que conseguiam 45 ou 65 polegadas já!
     Mas eram para poucos.Não que os projetores também eram populares, claro que não, mas um pouco mais acessíveis. 

Assistam ao Vídeo Único e exclusivo desse produto.


Versão do Vídeo para Mobiles (tablets e Smartphones)




    Aqui uma poderosa lâmpada de 200W brilha intensamente sobre um conjunto ótico de lentes que atravessam a luz para um filme e um diafragma cuida de fazer a correta interrupção da luz para que o próximo quadro (frame) seja exibido no filme e novamente iluminado e o processo se repete. Um sistema mecânico executa a passagem do filme corretamente, e nos rolos o filme é corretamente desenrolado, enquanto o restante passa pelos sistemas de cabeçote de áudio e capstan. 
    Como possui áudio o mesmo filme também pode reproduzir som já que no próprio filme a informação magnética fica nas bordas onde o cabeçote de áudio pode ler a informação. Um pequeno falante interno com amplificador consegue dar conta de reproduzir um áudio adequado. Saída amplificada pode ser proporcionada.
     O defeito mais comuns são as correias lacearem e se partirem tal como acontece também com os tape-decks e walkmans e toca-discos, o único problema é conseguir uma correia no tamanho exato já que as usadas na época são consideradas fora de padrão hoje.
     Conseguimos uma de 1 cm de diferença da original, e por isso o aparelho acaba sofrendo um pouco a mudança de velocidade (ficando mais lento). Infelizmente o tamanho exato não existe mais. Porém para o cliente foi um sonho ver seu projetor novamente funcionando mesmo que com a velocidade um pouco alterada. Para a imagem se formar é necessário uma parede em branco ou uma tela de tecido branco. Aqui também mostramos um pouco dos circuitos internos elétricos e uma enorme ventoinha para refrigerar a lâmpada de 200W que esquenta absurdamente.

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.