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Infrações Graves de Trânsito Câmera interna automotiva gravadas em São Paulo Volume 2

Infrações Graves de Trânsito Capturados por Câmera interna automotiva nas ruas de São Paulo. Volume 2 - Pedestres Imprudentes, Sinal Vermelho, Conversão Proibida, e muito mais.

Que a indústria da multa pega pesado, todos já sabem, mas realmente alguns motoristas merecem ser multados e punidos! E também pedestres são imprudentes e deveriam ser multados assim como manda a lei, mas na prática isso não ocorre pois é impossível fiscalizar pedestres em todos os lugares por falta de agentes.

Vejam o Segundo Volume de Infrações gravadas pelas ruas de São Paulo e região (todas as imagens foram gravadas por câmera automotiva interna ao veículo de propriedade particular).


Esta seleção traz infrações graves e gravíssimas! E praticamente quase um atropelamento, quando um homem drogado invade a Fernão Dias correndo como louco,  por sorte o motorista teve tempo de reação pois estava em velocidade compatível com a via, e o carro dotado de sistema ABS que evitou o travamento das rodas. Tudo isso evitou que uma pessoa fosse atropelada.

NUNCA Atravesse uma Rodovia FORA da passarela! O risco de atropelamento é alto, Rodovia é lugar de carros e não de pedestres! Diariamente motoristas presenciam cenas absurdas de pedestres atravessando as rodovias fora das passarelas, isso é colocar a vida de TODOS em risco, principalmente de quem atravessa e do motorista que até poderá perder o controle do carro e causar mais acidentes!


Todos já sabem que SINAL VERMELHO significa PARAR! Mas nem todos obedecem! Isso é uma infração Gravíssima e pode causar acidentes de mais diversas ordens, principalmente por CULPA de quem avançou o sinal vermelho! Se existe semáforo é justamente para isso, para que seja respeitado! Exceto em situações de emergência (saúde, assaltos, etc) o sinal vermelho JAMAIS deve ser ignorado!


Realizar Conversões Proibidas é Infração Grave! Se devidamente sinalizadas, a conversão representa proibição por diversos fatores, dentre eles o estudo de acidentes que poderiam ser causados pela conversão. Se é proibido é melhor não realizar, pois poderá tomar uma multa e pior ainda colocar a vida de outros em risco. Mas o famoso "jeitinho brasileiro" explica: " Não está vindo ninguém então não pega nada eu virar" "É muito longe eu fazer a virada em outro lugar, então vou economizar e virar aqui mesmo".

Tudo que mostramos no vídeo foram infrações gravadas por acaso, pois a câmera estava ligada em nosso veículo apenas para registro de ocorrências. Qualquer pessoa pode ter uma câmera destas no carro (já mostramos vídeos) ela é importante não apenas para capturar infrações, mas para provar a culpa ou inocência dos motoristas em caso de sinistros!

No caso publicamos o vídeo apenas como intuito educacional, estas imagens não permitem a identificação de infratores! Foram alteradas justamente para preservar os condutores já que não somos agente de fiscalização.

Mas fica a dica, as leis são para ser obedecidas! Então, cuidado, o próximo a gravar pode ser um radar ou câmeras de fiscalização oficiais, portanto se tu comete infrações como esta, é melhor começar a seguir as leis certinho!

Evite acidentes e colabore para um trânsito mais seguro para todos!

Microsoft faz o Windows 10 mais amigável e compatível com sistemas Linux

Tendência Futura mostra que o Windows poderá se tornar um sistema operacional Linux, será verdade? O Windows 10 já integra uma parte da tecnologia Linux com funções bash e até instalação de qualquer sistema Linux sem usar máquina virtual! Confira!

Por anos a rivalidade entre Windows e Linux na questão técnica foi marcada por total incompatibilidade do Windows para qualquer função existe no Linux (incluindo rodar aplicativos, instalação ou adotar qualquer parte da tecnologia OpenSource). Mas parece que isso está chegando ao fim. Não é de hoje que a Microsoft estuda o Linux e até integrava no Windows de modo discreto muitas novidades e tecnologias desse sistema.

O Linux sempre ofereceu suporte para os usuários Windows, permitindo que muitos aplicativos e jogos Windows rodem no Linux através do W.I.N.E ou até por uma máquina virtual Windows instalada no Linux. Mas parece que o futuro do Windows poderá ser um sistema híbrido Linux oferecendo o melhor dos dois mundos dando mais segurança, estabilidade e performance que os sistemas Linux possuem, isso poderia mudar completamente o foco da Microsoft ao integrar tecnologia Opensource.

A Microsoft (que já era por anos patrocinadora de sistemas Linux tais como o RedHat) parece ter entendido que integrar ao Windows 10 funções do sistema Linux poderá trazer muitas vantagens principalmente no quesito de programação para novas funções e aplicativos! Isso foi feito graças a uma parceria da Canonical ( mantenedora do Ubuntu) com a Microsoft.


O Bash do Linux já está integrado no Windows 10 e com isso programadores podem ter acesso as mesmas condições presentes no sistema Linux, oferecendo um certo suporte Linux dentro do Windows 10. Isso ainda não significa que o Windows possa rodar programas de Linux, mas que o Windows possui uma parte da mesma tecnologia Opensource que o Linux possui. Isso representa um avanço na mentalidade da Microsoft, pois muitos programadores já trabalham com sistemas Linux e código aberto, o que significa que a portabilidade entre os sistemas estaria se tornando oficial!

A princípio isso está disponível apenas para o Windows 10 build 14316 e apenas para processadores 64 bits. Para ativar o Bash o usuário deverá instalar uma atualização no Windows dentro no modo desenvolvedor, isso instalará um patch do Ubuntu para habilitar o bash dentro do Windows 10.

Isso permite que o usuários possam executar os mesmos comandos do Linux no ambiente terminal, abrindo o famoso console do Windows.

Outra novidade é a possibilidade de se rodar os mesmos ambientes gráficos do Linux dentro do Windows 10, ou seja, rodar XFCE, LXDE, Unity, KDE5 ,etc.

Apesar de isso ser apenas um Beta e não recomendável para uso diário, é algo inédito em toda a história da informática! Jamais era permitido no Windows se rodar qualquer coisa de algum sistema operacional, muito menos Linux.

Para finalizar a Microsoft na Build 2017 permitiu que usuários Windows possam baixar e instalar sistema Linux diretamente pela Windows store!

Aliás o Windows Store foi inspirado no Gerenciador de Aplicativos Linux, que sempre permitiu a instalação de aplicativos graficamente em apenas um clique de mouse!

Começando por Ubuntu / Fedora / OpenSuse e agora praticamente permite instalar qualquer distribuição Linux!

Sem usar máquina virtual, o sistema Linux ficará integrado ao sistema do Windows 10, como um subsistema rodando como se fosse um aplicativo ( Office por exemplo). E o Linux integrado será capaz de rodar aplicativos Linux padrão e ainda usar todos os recursos do computador ( porta Usb, mídias de armazenamento, etc).

Isso é um salto revolucionário no mundo Microsoft, finalmente eles se deram conta de que o Linux possui muitas vantagens do código aberto, e que o Windows iria se beneficiar delas, fazendo com que muitos usuários deixem de usar o famoso Dual Boot para adotar um sistema híbrido Windows+Linux!

Ainda está cedo para dizer se o Windows futuramente se transformará numa distro 100% Linux, o mais provável é que sejam fundidas muitas ferramentas do Linux dentro do Windows, tornando o sistema da Microsoft um sistema híbrido que possuirá duas tecnologias Windows+Linux integradas.

Assim muitos usuários Windows também teriam acesso ao Linux dentro do mesmo ambiente, sem necessidade de fazer dual Boot, e rodar o sistema Linux para acesso a internet de modo mais seguro (acesso à bancos, compras ,etc) e talvez até aplicativos Linux inéditos e não disponíveis para Windows até então.

Resta saber contudo como ficaria o quesito dos jogos! Atualmente no Steam apenas alguns jogos do Windows podem rodar no Linux ( CSGO por exemplo). Restaria saber se a Microsoft ainda continuará usando sua renderização gráfica proprietária DirectX ou mudaria para o OpenGL, assim muitos jogos do Windows poderiam rodar no Linux nativamente e vice versa..

Seja como for, nunca na história da informática um sistema Windows esteve tão perto do Linux como agora, e seja como for o futuro dessa parceria uma coisa é certa, o Windows será completamente reformulado e se tornará um sistema mais aberto e com os mesmos benefícios oferecidos pelos sistemas Linux.

Alguém se lembra disso na época em que o Bill Gates trabalhou com Steve Jobs no Apple Lisa/Macintosh? Sim, nasceria o Windows que foi na verdade um sistema gráfico do MS-DOS, porém era a Apple que iria lançar primeiro, dando origem a grande briga entre Jobs X Gates.

Desta vez a Microsoft fez o certo, sem realizar uma quebra de sigilo comercial ou uma manobra de concorrência desleal.

Parabéns a Microsoft por finalmente compreender e aceitar o Linux e futuramente estar realizando grandes passos rumo ao mundo Opensource!

Vamos aguardar para ver como ficará futuramente o novo Windows...

JMJG
Eng Eletrônico, trabalhando com informática desde 1986

Restauração e Testes do Rádio Gravador K7 Toshiba RT 6100 anos 90 vintage

Rádio Gravador K7 Am/FM/Mw/Sw RT -6100 Toshiba. Vídeo teste da restauração parcial em nossa empresa.Confira este clássico de volta as operações normais, aparelho de colecionador.

Poucos aparelhos dos anos 90 conseguem sobreviver atualmente sem uma boa manutenção e restauração em suas peças e componentes. Mas o projeto bem feito e peças de qualidade ajudam bastante para manter certos clássicos em plena condição de voltarem novamente às suas condições de funcionamento originais.

O RT-6100 produzido pela Toshiba é um deles! Um Rádio Gravador portátil com sintonia em Am/Fm/Mw/SW e ainda K7 com opção de tape counter.

Um destes modelos foi completamente restaurado em nossa empresa, confira seu vídeo de teste final e review documentário.



O ponto mais interessante do RT-6100 é que o rádio possui duas vias de falante, um falante e um tweater separado para aumentar a melhoria do som. Outro diferencial é seu VU multifuncional, que mede o nível de sinal nas saídas de som durante a gravação e também serve de sintonia fina para as rádios, por fim ele também pode monitorar a tensão das pilhas (quando o usuário usa essa opção de energia).

Infelizmente o modelo que testamos foi recuperado em 75%, ele não consegue sintonizar mais Fm/Mw/Sw já que peças importantes estavam danificadas além de um trincado na placa principal.

Mas no quesito Tape Deck o aparelho estava ainda com suas peças em perfeito estado, o que nos permitiu recuperar essa função por completo além do Am.

Para finalizar descobrimos um truque inédito para estes modelos (ainda é possível se usar o RT6100 como reprodutor de fontes auxiliares).

Para isso basta seguir as dicas que passamos no vídeo.

Confiram outros clássicos dos anos 90 em breve.

Abraços JMJG
Fã de Áudio Vintage

Infrações de trânsito pegas com câmera automotiva em São Paulo -Volume 1 Sem Seta


Faltas e Infrações reais de trânsito em São Paulo. Flagrantes gravados pelas famosas câmeras automotivas internas que mostramos em outros artigos. Volume 1 - Entrando sem Seta

Desde que mostramos que compensa comprar as famosas câmeras automotivas internas da China (por preços que variam de R$ 45 até R$ 380) continuamos a fazer os testes de durabilidade e vejam só que surpresa... flagramos várias infrações com a nossa câmera nas ruas de São Paulo.

Como foram muitas infrações no quesito "mamãe eu não dou seta, seja você um adivinho" resolvemos fazer um Volume especial somente com estas infrações. 

Assistam ao vídeo gravado com as câmeras da nossa equipe pelas ruas de São Paulo.



É lamentável ver tamanho desrespeito às leis de trânsito. É obrigatório sinalizar (ligar à seta) ao realizar mudanças de direção ou de faixa! Todos sabem disso, desde que se começa a fazer a auto-escola, ou até mesmo na prova prática, SE REPROVA ao esquecer de ligar a seta!



Ligar a seta é uma função de segurança, pois evita acidentes, não temos ainda um sexto sentido desenvolvido ou uma bola de cristal dentro do carro para prever em qual direção os carros vão virar! Para isso os fabricantes desenvolveram uma prática alavanca do lado esquerdo na coluna de direção, na qual os motoristas supostamente deveriam usar (pois isso é ensinado antes de ser habilitado oficialmente como motoristas).

Uma exceção são os carros modernos que possuem a função "lane change" na qual acionam a seta automaticamente quando o motorista já efetua a mudança de direção ao virar o volante. Mas para a grande maioria dos carros, o acionamento da seta ainda é manual, se fazendo necessário o acionamento pelo motorista assim como é feito a vários séculos!


Se tu é um dos esquecidos, e vive andando por ai entrando com tudo e querendo que os outros saiam do caminho, saiba que isso um dia irá causar um acidente, e se tiver uma câmera destas no carro, já era camarada! Toda a culpa será sua!

Fique mais atento e use a seta toda vez que for realizar mudança de direção, seja de faixa ou entrar em alguma rua! É o básico, desta forma o trânsito ficará mais organizado e prudente assim como deveria ser!

Deixe as adivinhações para a Loteria, no trânsito não é lugar para sexto sentido, isso é para os paranormais, motorista tem que ser prudente!

Respeite à vida e colabore para um trânsito mais educado e seguro! Pense na tua família ao dirigir, eles querem lhe ver novamente em casa!

Se pensa que parou por ai, estão enganados.... Vem ai o Volume 2 com muito mais infrações graves e gravíssimas..

Até lá.

Sony TPS-L2 1979 O primeiro Walkman do mundo. Documentário e assistência técnica

Sony TPS-L2 de 1979. O primeiro Walkman do Mundo. Confira um Documentário Exclusivo em homenagem a este aparelho que revolucionou o mercado de áudio portátil e ainda colocou a Sony na lista das maiores empresas japonesas do mundo! Especial para fãs e colecionadores de áudio vintage. Nossa empresa reparou 2 exemplares únicos, traga para nós e recupere seu aparelho antigo!

Poucos aparelhos eletrônicos no mundo conseguiram deixar sua marca de forma inesquecível e revolucionária. Apresentamos o TPS-L2 Sony de 1979, o primeiro Walkman do mundo, e antes que comentemos algumas coisas no artigo, assistam o vídeo documentário exclusivo abaixo (Especial para fãs e colecionadores de áudio vintage)



O produto foi desenvolvido á partir de outro modelo que era um gravador, por isso o TPS-L2 mantém características inéditas para qualquer Walkman que já tenha sido fabricado.

Seu corpo de alumínio e mecanismo metalizado com poucas peças de plástico conferem qualidade de durabilidade, seu microfone de eletreto embutido amplifica os sons ambientes quando o botão HotLine está acionado (inspirado no gravador pressman)

A correia está disposta de forma completamente diferente dos Walkmans, na posição vertical fazendo um leve "twist" numa polia central de modo a inverter a transmissão para a posição horizontal padrão, talvez pelo fato do motor de alto torque ser muito pequeno e a Sony não queria ocupar espaço posicionando de modo horizontal.

Talvez a maior diferença do TPS-L2 é sua saída dupla para fones de ouvido, de modo que até duas pessoas poderiam ouvir a fita ao mesmo tempo ( apelo para casais de namorados e apaixonados), algo que nenhum outro walkman possui.

O som é forte e o ajuste de volume individual Stereo realça a diferença do áudio Stereo na época que era bem explorado por certas bandas. 

O único ponto fraco do TPS-L2 é seu conjunto de transmissão mecânica que ainda utiliza parcialmente anéis de borracha ao invés de engrenagens (como em modelos modernos). Como o tempo estes anéis ficam ressacados e as funções Play/Avanço/Retrocesso começam e patinar causando problemas na recuperação do produto. Infelizmente apesar da correia ser fabricada no Brasil, estes anéis de borracha importantes não são, e apenas podem ser comprados no mercado internacional  (importados).

Para terminar nossa homenagem, seguem alguns artigos de época do lançamento do TPS-L2, o primeiro walkman do mundo que merece seu espaço no coração de todo adorador vintage de áudio!


Como nenhum outro walkman o TPS-L2 custava cerca de U$ 150,00 na época, mas atualmente um exemplar destes funcionando parcialmente (isso mesmo parcialmente) pode valer cerca de R$ 4.000,00!

Se você é colecionador ou vendedor de vintages, nossa empresa executa manutenção no TPS-L2 (troca de correias), entre em contato conosco e tenha seu aparelho novamente valioso e precioso!

JMJG
Eng Eletrônico (ex-Engenheiro Sony)

Programa Declaração Imposto Renda 2021/2022/2020 versão para Linux Problema com Java como resolver













Programa para Declaração do Imposto de Renda 2020/2021/2022 versão para Linux (Se estiver tendo problemas em instalar a versão com o Java leia aqui)

Chega um momento no ano em que todos os brasileiros trabalhadores de honestos tem que abrir suas carteiras mais uma vez para o Leão oficialmente. Não suficiente todas as corrupções e impostos que já pagamos nessa vida, essa é a grande facada que se repete anualmente, ao contrário da caçada aos leões na África, aqui é o Leão que nos caça.

A receita federal assim como poucas empresas entende que muitos usuários utilizam outros sistemas operacionais e que nesse caso seria muito chato apenas deixar versões para Windows disponíveis.

Por isso usuários Linux/ MacOsX/ Solaris também podem instalar e rodar o programa da receita federal diretamente em seus sistemas sem usar máquinas virtuais ou emuladores (Wine).

Para usuários de sistemas Linux (qualquer distro) existem duas opções. Ou você faz o Download da versão Multiplataforma ou Baixa o programa na versão instaladora (.Bin) e executa!

Em ambas as versões é necessário o usuário ter o Java (JRE) instalado em seu sistema Linux. Quer seja feito pelo gerenciador de aplicativos ou instalador de pacote ou ainda instalado manualmente.

1) Opção do Programa na versão Multiplataforma (.ZIP)

A opção do programa Multiplataforma (.ZIP) exige apenas que o usuário tenha instalado o Java JRE que pode inclusive ser aquela instalada facilmente via gerenciador de aplicativos ou instalador de pacotes (.Deb) ou (.RPM).

Essa é a opção mais fácil pois roda praticamente em qualquer sistema operacional com JavaJRE independente do pacote compilado e versão Java, o que faz ela mais compatível com qualquer Linux e principalmente agrada ☺ 99% dos usuários Linux iniciantes ou mais leigos em instalações complexas.

Veja nosso vídeo como baixar e instalar ( é o mesmo procedimento das versões anteriores)





Vale lembrar que por ser uma versão já compactada e pronta para uso, ela não é instalada no sistema. Portanto o usuário Linux não terá aquele ícone do programa disponível no lançador de aplicativos do seu sistema. 

2) Opção do Programa com Instalador para Linux (.BIN)

Finalmente para os usuários mais detalhistas que desejam instalar e rodar a versão via lançador de aplicativos, deverá acessar o seguine link e fazer o download da versão correta para seu Linux 32 ou 64 bits!

Link para Download do IRPF 2018 (versão Binária)

Aqui não importa qual distro Linux você usa, e sim qual arquitetura se é 32 ou 64 bits! Para quem tem dúvida se tiver mais que 4 Gb de memória RAM certamente seu sistema será 64 bits!

O problema é que essa versão binária exige do sistema operacional o Java Oracle Oficial instalado, diferente das versões em pacotes (.Deb) ou (.RPM) .


Para instalar o Java Oficial da Oracle (última versão) é necessário o usuário Linux rodar alguns comandos via terminal depois de fazer o Download do Java no site da Oracle, o que torna o processo muito mais demorado e chato.

Mas para diminuir seu sofrimento, temos um vídeo ensinando como instalar o Java Oracle 100% Oficial. Confira!




Agora com o Java Oficial instalado e definido como padrão, você poderá rodar o binário para instalar o programa da receita federal IRPF2018.

Para rodar o instalador basta abrir um terminal na mesma pasta que você baixou o .(bin) do IRPF2018.

Digite:

./nomedopacotebaixadoIRPF2018.bin

Depois é só seguir as telas de instalação em poucos segundos o programa da receita já estará instalado e rodando em seu sistema.

Nessa opção um link do programa será gerado para ser aberto pelo lançador de aplicativos bem como um desinstalador do programa para o futuro.

É isso, agora é só declarar o seu imposto e rezar para não cair na malha fina.

Obs: "Enquanto a temporada de caça for do leão e não do povo caçador, passaremos nossas vidas a sermos oficialmente á cada ano doadores ativos de uma boa quantia de nossas míseras rendas para aqueles que usam de forma irresponsável o dinheiro público"

Dica para técnicos em bancada como conservar a ponta do ferro de solda limpa e firme

Dica Prática em Vídeo. A maneira correta de limpar e ponta do ferro de solda sem causar danos e deformações que podem forçar a compra antecipada de uma nova ponta ou ferro. Abandone a maldita esponja com água!


A antiga escola técnica em eletrônica nos ensinou como manusear um ferro de solda corretamente, e realizar um bom trabalho. Porém as técnicas sempre evoluem com o tempo e precisamos nos manter atualizados!

Quebrando paradigmas, e até contradizendo alguns técnicos, eu coloco em pauta exatamente a forma na qual é incentivado a limpeza das pontas do ferro de solda! Não se pode mais usar as esponjas molhadas como fazíamos antigamente. O que é recomendado está no vídeo abaixo (Sem Gastar Nada, dinheiro algum)

A Explicação para os céticos de plantão está bem abaixo do vídeo. Não há como argumentar, o que se está fazendo errado pode-se aprender a fazer o certo!

Veja no vídeo a maneira correta de limpar sua ponta, sem comprar nada ou gastar dinheiro!



O ferro de solda é uma ferramenta fundamental para qualquer técnico ou engenheiro eletrônico/elétrico que trabalhe em bancada ou em campo. Todos na escola técnica foram instruídos sobre a maneira certa de usar e manusear o ferro. Porém o mais importante são os cuidados que devemos ter na conservação e limpeza de nossas ferramentas.

O ferro de solda trabalha com solda de estanho ( atuais livre de chumbo as antigas tem uma % de chumbo), mas o que muitos não sabem é que existem na solda fluxo e outras impurezas que acabam contaminando a ponta pela alta temperatura acima de 300°C ( devido a oxidação).


Muitos usam aquela bendita esponja embebida com água para limpar a ponta dos seus ferros, assim como fomos instruídos a vida toda. Mas saiba que isso é uma maneira prejudicial para a vida útil da sua ferramenta.


Com o tempo sua ponta vai acabará entortando e até quebrando de vez, o que será fatal para a durabilidade e utilização do ferro da solda!

Essa mania de limpar a ponta na esponja úmida é antiga, e ninguém parou para pensar o motivo de enfiar uma ponta quente (acima de 300°C) num material molhado? 

O frágil metal usado na ponta (cobre ou ferro) com o tempo vai se deformando devido ao choque térmico constante, e como resultado tu deverá trocar a ponta do ferro com mais frequência do que deveria! Isso até parece uma forma das empresas fabricantes de ferro de forçar a venda de acessórios ou até mesmo de novos ferros, mas culpa é nossa mesmo.

Se tudo evolui, também precisamos sair dos meios tradicionais, e não há mais necessidade de se usar a bendita esponja úmida (que pode até derramar ou molhar a bancada).


Muitos vendem por ai uma "esponja de aço" mais inteligente e totalmente seca, o contato com o metal faz a solda suja se desgrudar da ponta e limpa ao mesmo tempo. Com o metal tratado de forma especial essa esponja não gruda ou cola na ponta, mas custa dinheiro.

No vídeo ensinamos como limpar sua ponta sem gastar nenhum dinheiro, usando apenas materiais que já existem em sua bancada.

Uma faca antiga, uma ponta de estilete velha tudo isso servirá para limpar sua ponta sem causar deformações ou danos.


É importante ao desligar o ferro e deixar esfriar um pouco ( cerca de 250°C) fazer o estanhamento final da ponta, isso garante uma camada protetora na ponta que evitará sua oxidação e facilitará a próxima utilização do ferro deixando a ponta sempre limpa.

Usar sempre fluxo também garantirá uma melhor soldagem principalmente de fios e cabos. 

Fazendo estas dicas, o ferro de solda sempre estará limpo e pronto para uso, além de realizar soldas perfeitas e sólidas (sem solda fria ou impurezas que podem quebrar a solda com o tempo).

Como se diz, na vida tudo é aprendizado, e não há nada melhor para aprender do que praticando.

JMJG
Eng.Eletrônico de Bancada

Teste das câmeras dvr automotiva chinesa qualidade comparativa SD ou HD qual melhor?

Teste dos DVR's automotivos modelos chineses. Qual qualidade de imagem é melhor SD ou HD? Comparativo com imagens gravadas de duas principais câmeras vendidas no site AliExpress.


Já mostramos uma reportagem sobre estas famosas câmeras DVR automotivas chinesas vendidas em sites tais como o AliExpress. Baratas e muito práticas elas são fixadas no para-brisas de qualquer veículo e usam cartão Micro-SD para gravação de vídeos do trânsito registrando paisagens, acidentes, incidentes, e tudo que se passa durante a condução do veículo.

Mas há muitos modelos e diversas configurações. Alguns vendedores destacam a função de gravação em qualidade "HD" porém nem todos os modelos possuem essa função. São as famosas "Falsas HD" não sabemos ao certo se a culpa é da fábrica que ilude os vendedores, ou dos vendedores que iludem os compradores.

Porém alguns modelos HD podem realmente nos surpreender comparados aos outros de qualidade SD.

Veja nosso vídeo comparativo entre um modelo HD e outro SD padrão (Falso HD). Tire suas próprias conclusões.




Realmente foi uma surpresa esse teste comparativo. Mas não significa que o resultado seja padrão, comparando outros modelos os resultados podem ser completamente diferentes.

Na prática do Hardware dos modelos HD usam sensores CCD (os que capturam a luz e transformam em imagens) de baixa qualidade, isso é feito para que o custo seja o menor possível. Com isso mesmo o software sendo HD o hardware não consegue acompanhar e como resultado a imagem fica com a qualidade mostrada no vídeo. Porém outros modelos HD podem usar sensores CCD um pouco melhores, resultando em imagens que praticamente se comparam a nitidez de uma boa câmera.

Fique esperto no preço! Câmeras que usam CCD melhores, no geral são um pouco mais caras, porém na China isso também pode não ser uma regra!

O que vale mesmo é consultar um vídeo comparativo como o nosso, testando na prática a qualidade das imagens das câmeras. Mas tome cuidado, não consulte o vídeo dos vendedores, eles costumam postar vídeos de outras câmeras com maior qualidade, dando a falsa impressão de que o vídeo corresponde ao modelo que se está querendo comprar.

Mas o que muitos não sabem é que no caso do site AliExpress o comprador também tem seus direitos garantidos! Nestes casos onde se tem uma propaganda enganosa, o comprador pode pedir ao site durante o período de avaliação da compra, um reembolso do valor pago! 


Para garantir que a disputa seja vencida facilmente, basta anexar no pedido um trecho do vídeo feito pela câmera DVR (trecho de 10 segundos está bom), isso será suficiente para o site analisar e decidir em favor do comprador. Neste caso o valor pago pela compra ao vendedor sofrerá um abatimento e uma parte do valor será reembolsado novamente na conta do comprador entrando como crédito parcial!

Isso serve como reparação de uma venda injusta, já que alguns vendedores maliciosos fazem vendas anunciando produtos que possuem funções que nem sempre correspondem aos reais produtos enviados aos compradores.

Porém deixo claro aqui que neste caso, tanto os modelos HD quanto os SD (Falso HD) são totalmente funcionais e cumprem completamente seus objetivos no mundo da segurança, gravando e capturando perfeitamente as imagens no cartão Mini-SD.

Os produtos estão funcionando bem e durando até mais que 1 ano, portanto no quesito qualidade de durabilidade estão dentro do esperado até mesmo superando a expectativa.

Infelizmente na hora da compra ainda continuamos sendo pegos de surpresa pelos vendedores chineses, que deveriam sim monitorar a qualidade dos produtos e fazer anúncios mais honestos em conformidade com os itens vendidos.

JMJG
Eng Eletrônico

Câmera de segurança automotiva DVR no carro teste prático Confira tudo comprar barato

Câmera de Segurança Automotiva / Veicular o famoso DVR. Teste prático nos modelos básicos chineses com LCD embutido,  será que compensa comprar e usar no carro? Confira como comprar modelos baratos e se compensa. Cuidado com Falsos modelos de qualidade HD. Veja vídeo reportagem completa e conheça tudo sobre o assunto.


O Brasil é o Quinto (5°) recordista de maior índice de acidentes do mundo! Não é para menos, temos uma indústria automobilística ativa (apesar dos altos impostos do governo), e uma paixão fantástica por carros. Mas também possuímos alguns dos motoristas mais imprudentes , folgados e estressados do mundo, o que causa nossa posição para o quinto país com o trânsito mais violento do mundo.

Por isso, andar por ai com uma câmera DVR instalada no carro seria perfeito para registrar tudo isso. O mais importante é que serve como defesa do motorista em casos em que realmente ele apresente inocência (acidentes, atropelamentos, etc). Imagem gravada hoje é tudo, uma prova incontestável mesmo para os mais céticos.

Mas nem tudo é desgraça, elas também podem ser usadas para gravarem imagens fantásticas durante uma viagem ou expedição radical. 

Modelos chineses baratos (á partir de R$ 40) dispensam instalação complicada e gravam imagens coloridas em cartões de memória padrão miniSD.

Veja nosso vídeo, explicando tudo sobre câmeras de segurança automotiva / veicular, bem como testamos na prática dois dos modelos chineses mais vendidos no mercado. Confira!




As câmeras de segurança estão fazendo tanto sucesso diante de uma sociedade cada vez mais violenta, que atualmente estão presentes em quase todos os lugares ( casas, locais públicos, parques, estacionamentos, shoppings, lojas, escondidas, etc). Graças ao lançamento da GoPro elas estão sendo usadas também para registro de esportes radicais, e o preço está caindo graças a alta produção em escala.

Não é de hoje que câmeras automotivas são usadas, nos EUA desde a década de 80 policiais andavam com câmeras VHS nos carros para registrar perseguições e abordagens.

Graças a China, modelos compactos, digitais e mais baratos estão sendo produzidos largamente para serem usados nos carros pelo mundo todo. Instaladas facilmente em qualquer veículo ( fixadas por ventosas no para-brisa) elas registram imagens do trânsito capturando acidentes, barbeiragens, absurdos e até mesmo golpes de falsos atropelamentos, flagrantes de delitos, furtos, roubos, crimes e diversas situações. 

Todos os motoristas da Ásia, Europa (especialmente a Rússia) usam câmeras gravadoras de imagens. Elas são necessárias para proteção contra golpes de falsos atropelamentos ( que geram altas indenizações para os motoristas que não tem como provar inocência), golpes contra seguradoras, e acidentes de trânsito em geral. Gradativamente outros países adotam a mesma tendência, usando DVR automotivo. Futuramente alguns carros já vão sair de fábrica com as famosas "caixa preta" já instalada.






Todos os modelos testados foram comprados no famoso site de compras chines AliExpress. Muitos "fabricantes" nacionais destes modelos, na prática comercializam os mesmos modelos apenas colocando sua marca e fazendo embalagens novas ou mudando o software, mas o hardware da câmera é idêntico aos modelos chineses. É claro, tudo é feito na China, todos sabem que qualquer um pode encomendar para os fabricantes chineses seus próprios produtos personalizados, até com sua logomarca já impressa! Basta apenas fazer um manual em português, uma caixa traduzida e pronto...Ai está um autêntico produto "brasileiro" Made in China!

Os acessórios comuns de quase todos os DVR's são a ventosa para fixação no para-brisa, adaptador de energia 12/24V, cabo de transferência de dados.

Elas gravam as imagens em cartões SD/ micro SD o que é fantástico, pois é uma forma digital e segura, além de estar isento de falhas ou danos causados por buracos ou solavancos que o veículo pode gerar durante o seu deslocamento.

Todos os modelos podem ser operados diretamente pela mini tela LCD, que inclusive mostra as imagens gravadas e permitem executar configurações. A mais importante é o ajuste de data e hora, pois na gravação de imagens isso é fundamental!

Elas gravam em qualidade VHS, porém alguns modelos anunciam que gravam em qualidade HD (720p), porém nem todos! Principalmente os mais baratos dos testes. 


Mesmo em qualidade VHS as imagens gravadas são suficientes para gerar provas de inocência do motorista, ou outras situações de acidentes, atropelamentos ou barbeiragens de outros motoristas. Isso é mais que suficiente para o dia-dia, e mais barato do que andar com uma GoPro instalada no vidro. A qualidade VHS só não vai agradar muito, caso sua intenção seja registrar paisagens de viagens, pois o alcance é curto, os objetos gravados a longa distância não vão aparecer definidos.

Contudo é um produto altamente recomendável!

As imagens gravadas no cartão SD/microSD podem ser lidas diretamente pelo sistema operacional, sem necessidade de decodificações como precisam os DVR's usados em segurança patrimonial. Nos testes lemos os arquivos .AVI perfeitamente no sistema Linux!
É muito mais prático e barato do que um sistema DVR de segurança automotivo mais profissional, que geralmente exige que um profissional capacitado instale o sistema e que o veículo seja completamente desmontado. Isso seria muito caro e bem mais demorado. Contudo essa configuração é mais robusta e permite funcionamento com diferentes tipos de câmeras e até um grande número delas cobrindo uma área bem maior (imagens internas e externas). É mais indicado para frotas de caminhão ou ônibus.

O modelo chinês portátil testado é prático e rápido para ser instalado. Basta fixar a ventosa no para-brisas e plugar o adaptador no acendedor de cigarros (se o seu carro não tiver um será um problema). Ao ligar o carro (alguns modelos de carros só liberam a energia quando ligados) o DVR começa automaticamente a gravar! É só dirigir e pronto, tudo será gravado, o trajeto e até conversas. Sim estes modelos possuem um microfone embutido que grava as conversas no interior do carro ou ruído externo também.!

Alguns modelos como o mostrado ao lado, possuem até 2 câmeras registrando imagens internas (do motorista e passageiros) e a imagem externa (trajeto percorrido).

É tudo o que precisamos com um preço que varia desde R$ 40 até R$ 530

Claro que a demora para o envio diretamente da china pode desanimar um pouco os mais apressados, mas compensa esperar de 30 até 60 dias, a diferença de preço com relação os mesmos modelos vendidos no mercado brasileiro é bem grande!

São os mesmos modelos, alguns até disfarçam o exterior mas o hardware é o mesmo. Alguns fabricantes até encomendam da China seus próprios softwares, mas no geral o desempenho dos produtos é semelhante aos "chineses originais".

Não pague muito caro nestas câmeras, lembre-se que elas vão ficar em exposição ao sol, correr o risco de batidas, e até podem ser destruídas num acidente ( não queremos que tu sofra um é claro, mas se acontecer a câmera já era).

Já o conteúdo gravado... Não se preocupe, 90% dos modelos (incluindo os que testamos no vídeo) possuem um sensor de impacto, que bloqueia e salva automaticamente o último vídeo gravado, assim o acidente será gravado mesmo que a câmera seja destruída. Claro que o cartão poderá se danificar em alguns casos, mas somente em casos extremos de incêndio ou acidentes de altíssimo impacto.

☛Seja para registrar uma viagem, gravar seu caminho, pegar motoristas folgados e que adoram desrespeitar o trânsito, ou até mesmo incidentes uma câmera DVR destas em seu carro vai muito bem, quase que um acessório obrigatório de segurança!


Testado, aprovado e eu estou usando o meu todos os dias...

Em breve publicaremos alguns vídeos de barbeiragens e total falta de respeito no trânsito brasileiro, tudo gravado por elas.. Felizmente até hoje nenhum acidente registrado, e espero que continue assim sempre!

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