Aula 9- Programas Gratuitos que Podem ser instalados no Windows (Seguro)

Aula 9- Programas Gratuitos que podem ser Instalados no Windows (SEM PIRATARIA) Seguro e sem Vírus!

Em nossas aulas anteriores, vimos como "preparar" o Windows para o primeiro uso. Já deixamos o sistema atualizado, já instalamos os programas básicos, agora poderemos "dar uma vida" ao nosso sistema.

Bom, como sabemos, o Windows é apenas um sistema operacional, ele não possui utilidade sendo apenas um sistema operacional, já que não poderemos fazer nenhuma atividade cotidiana (jogar, editar fotos, editar música, navegar na internet,etc).

O programa mais importante é o Famoso Pacote Office. É ele que vai permitir que possamos fazer atividades de um escritório, que geralmente são:

  • Redigir Cartas/Currículos/Relatórios,etc
  • Fazer Apresentações para Escola/Empresa (Slides)
  • Fazer Contas/Controles/Gráficos através da Planilha Eletrônica
Enfim... São inúmeras atividades. Mas o Pacote Office não vem instalado no Windows!

Assim, precisamos instalar o famoso Pacote Office, mas como o original custa caro, ai muitos pensam em instalar o "Office Pirata"!

NÃOOOOO FAÇA ISSO!!

Instalar qualquer programa pirata no Windows, significa cair na desgraça que comentamos na Aula 8.

Vírus, malware,spamware,trojans.... Não tem como escapar.

Vocês acham que o "pirata" se contenta apenas em vende um programa de custa centenas de reais, por dezenas? 

Essa não é a real problemática embutida nos programas piratas! 

Então o que fazer?! Pagar um programa original, é muito caro (ainda mais no Brasil com os impostos absurdos)... Sim talvez para um norte-americano, $70 doláres por um Office seja justo, mas aqui o pacote Office custa muito mais que isso!


Bom, precisamos saber que existem os programas Gratuitos, conhecidos por OPENSOURCE!


OpenSource, significa que o programa (aplicativo) não possui propriedade privada, ou seja, é código livre, aberto, para que todas as pessoas do mundo possam usar. Assim, diversos programadores do mundo, fazem "estágio" desenvolvendo jogos, aplicativos, sistemas operacionais,etc. Sim, tudo de graça!

E não significa que o programa gratuito seja ruim! Você provavelmente já usou muitos deles, sem saber, e não deve ter achado nada ruim.

Devemos separar no Brasil o conceito de programas gratuitos, com serviços públicos, que tem a fama de não serem tão bons quanto os serviços privados.

Mentiras sobre os programas OpenSource:

  • OpenSource não são programas feitos ou doados pelo governo! 
  • Possuem limitação e não podem ser tão bons quanto os programas pagos
  • Não tem compatibilidade com os arquivos criados pelos programas pagos.
E sobre o Pacote Office? Bom veja uma excelente alternativa GRATUITA!


Leia%20sobre%20o%20LibreOffice



Agora tu poderá usar um Pacote Office 100% Gratuito.

Outros Aplicativos Gratuitos Windows que todos vão adoram usar:

(links para baixar no nome dos programas abaixo)


"A Raposa de Fogo" como seria a tradução, é um dos navegadores mais usados e baixados para Sistemas Operacionais Windows. Claro, o Internet Explorer tem problemas, e como dizem só deve ser usado para baixar outros navegadores. Por isso a Microsoft estará retirando o IE do Windows10, e usando um navegador mais moderno. 

Mesmo assim, o Firefox é repleto de funções, e continuará sendo usado por muito tempo. Com ele poderemos instalar complementos, que permite mudar o papel de parede e tema, instalar plug-ins para baixar músicas e vídeos, destravar links e uma infinidade de coisas.

É um super navegador.


Outro navegador fantástico que devemos ter é o Google Chrome. Perfeito para quem tem necessidade de usar serviços do Google (Gmail,Youtube,etc) este navegador sincroniza a conta, e grava seus favoritos. Possui também personalizações de temas e papeis de parede, bem como permite que instalemos plug-ins para melhorar a nossa experiência com o uso da internet.

Para quem gosta de fuçar com fotos, e brincar de trocar cor dos olhos,fazer montagens,etc


O GIMP (GNU/LINUX) é um programa gratuito para edição de fotos bem profissional e completo. Repleto de filtros e opções de pincel, permite ser comparado ao famoso "PhotoShop" que é um programa referência e caro.

GIMPSHOP é uma modificação do GIMP,tem a cara do Photoshop e roda em sistemas operacionais Windows.


Para fazer gravações e conversões de som, o Audacity (Windows/Linux) também é uma excelente alternativa, um verdadeiro estúdio de som. Com ele você poderá alterar e modificar suas músicas, e converter nos formatos mais comuns (mp3,wav,flac,etc)...


Para quem deseja fazer cartões, folder,panfletos,etc a computação gráfica vetorial do INKSCAPE pode ajudar. Ele é comparado ao CorelDraw (pago).

E para finalizar os Jogos (Gratuitos/OpenSource)

De longe a melhor opção para sistemas Windows/Mac/Linux é o Steam da Valve. Lá existem centenas de jogos, alguns com custo muito baixo ($25/50) e até muitos de graça!



Basta fazer um filtro buscando títulos pelo nome, ou diretamente pelo sistema operacional em questão. A instalação e todo processo é feito pelo próprio Steam, o único ponto ligeiramente ruim é que precisamos rodar o Steam para carregar os jogos (mas é tudo fácil, cada jogo tem seu botão e tudo roda em tela cheia).

Para quem quer caçar jogos Freeware/Opensource para Windows....segue abaixo:




Cuidado para não instalar "baixadores" automáticos, eles trazem vírus e códigos maliciosos, não é muito legal!

Com isso, temos muitas soluções contra a Pirataria, é possível evitar que o Windows seja contaminado, bastando apenas o usuário tomar consciência e mudar alguns hábitos.

Eu tentei ajudar, então agora fica com cada um e sua própria consciência.

Pirataria Não é Legal! Compre Sempre o Original. Ou use programas OPENSOURCE!

Na próxima aula faremos uma prática, e depois entraremos no Sistema Operacional GNU/LINUX.

Até 
JMJG

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.