Quais os top 10 melhores jogos nativos Linux 3D OpenGL gratuitos atualizado

OS  TOP 10 -Melhores Jogos 3D Gratuitos e Nativos para sistema operacional GNU/LINUX. Matéria Atualizada!


Sim, se enganaram, aqueles que pensavam que o GNU/LINUX não rodava jogos! Roda sim, e ainda possui jogos produzidos exclusivamente, para rodar nestes sistemas operacionais. São dezenas de títulos para o usuário escolher e instalar Gratuitamente, 100% Free e isento de vírus ou pragas digitais. E muito menos pirataria!

Jogos de Ação,Estratégia, Tabuleiros, Árcade, Tiro em Primeira Pessoa (FPS), RPG, Corridas, Simuladores,etc.... Tudo isso no universo Free e poderoso do GNU/LINUX.

Mas o que alucina os mais fanáticos por games, são os jogos 3D, estes sim tão realistas e poderosos, que fazem muitos "perder o sono" com horas e horas dedicadas para viver no mundo digital. Estes jogos usam os recursos das maravilhosas placas gráficas (Nvidia/AMD-Radeon) para gerar imagens perfeitas no mundo tridimensional! Os jogos 2D são mais simples, e geralmente não precisam de placas gráficas dedicadas, aceitam rodar nas famosas placas de vídeo on-board (que estão embutidas nos processadores ou placas mães).

Confira o Top 10, Melhores jogos Linux 3D, nativos e acabe de vez com o paradigma,"de que o Linux não consegue rodar jogos e por isso não é interessante se instalar", ou de que "o linux não serve para jogos assim como o windows"...etc


Na verdade, existe um lobby (acordo) com as empresas desenvolvedoras de jogos! Elas só fazem jogos para Windows pois o $$ envolvido e a quantidade de usuários que usam este sistema, no mercado desktop, é maior. Porém, não significa que o Linux não tenha potencial para jogos! Ao contrário, existe um universo de vantagens....

O Windows utiliza um motor gráfico (API), conhecido como DirectX, um mecanismo de renderização para que as GPU's (processadores gráficos) possam gerar as tão incríveis imagens 3D na tela do computador. Porém tudo isso pertence a Microsoft, ou seja é  uma tecnologia proprietária, e os desenvolvedores ficam limitados aos recursos que a microsoft fornece, e não podem implementar melhorias.

O GNU/LINUX utiliza o motor gráfico (API), conhecida por OpenGL, um outro mecanismo de renderização para as GPU, só que este é totalmente aberto (OpenSource) ou seja,tecnologia livre e gratuita, e os desenvolvedores podem alterar e melhorar conforme sua vontade.

Como resultado os jogos podem ser muito mais "irados" e retirar 100% dos recursos que as GPU's podem fornecer. 

Além de que, os sistemas operacionais MAC (Apple) também utilizam tecnologia OpenGL! Deste modo, seria muito mais fácil escrever jogos para Linux, que estejam desenvolvidos para o Mac(Apple)! Assim os dois sistemas teriam exatamente os mesmos títulos e qualidade de gráficos....

Atualmente o GNU/Linux dá suporte a jogos do Windows, usando emuladores, para simular o DirectX, e traduzir os gráficos para o OpenGL renderizar. O resultado é excelente, mas poderia ser melhor ainda, se os fabricantes suportassem o Linux e o Mac em suas versões de jogos!

Títulos mais novos, e mais específicos tais como (Resident Evil 5), não rodam no Linux, nem com emuladores. Ele faz uso de um recurso que infelizmente só o Windows possui, um programa que salva o jogo..... Mas todos os demais títulos da série, incluindo o Resident Evil 1,2,3,4,6 rodam no Linux perfeitamente, através de emulação! (já testei e comprovei)...


Seria interessante que os usuários Mac (Apple) começassem a exigir mais títulos para seu sistema, e com isso os usuários Linux seriam beneficiados, pois o OpenGL é comum para os dois sistemas. 

Apenas alguns poucos fabricantes estão percebendo o poder do GNU/LINUX, e o futuro que este mercado pode gerar, investindo no desenvolvimento de jogos e alguns títulos que antes eram exclusivos para o windows. O Steam que agora possui versão para GNU-Linux, é um bom exemplo desta tentativa. Mas ainda é muito pouco. 

Este "lobby" dos desenvolvedores precisaria acabar, para que o Mac e o Linux pudessem oferecer mais títulos comerciais a seus usuários, quem sabem num futuro não muito distante, e "assim brigar de igual" com o sistema Windows no quesito Games.

Enquanto isso, vamos emulando jogos Windows....Em breve faremos um especial somente com jogos e emuladores no Linux. Aguardem..

Abraços
JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.