Drives de Placas de Som Antigas CMI8738 e Sound Blaster Live 5.1 para windows 95 98 ME XP vista 7

Drives para antigas placa de som no Windows 95/98/ME/XP/Vista/7. Modelos CMI 8738 e Sound Blaster Live 5.1. Cortesia de JMJG

Mais uma vez, trago até vocês drives antigos para os sistemas Windows da série 9X/Me/XP. Desta vez algumas placas de som antigas da Creative (Sound Blaster Live) e C-MEDIA (CMI 8738). Infelizmente muitos já perderam os drives originais (CD de instalação) e apesar de existirem aplicativos Windows que buscam e instalam drives (gratuitos apenas), o ruim de tudo isso é que no caso do Windows 96/98/ME eles não são mais compatíveis! No caso do XP instalar estes programas não representa sucesso, existe a possibilidade dos drivers não funcionarem bem ou travar o sistema. 

Por isso, eu já testei estes drives pessoalmente nos sistemas, já que tivemos computadores que usavam estas placas. Os drives funcionam, basta apenas escolher o sistema operacional compatível, e descompactar e instalar! Com isso todo o recurso dos canais do Mixer e funções tais como controle de grave/agudo e 5.1 vão funcionar completamente.

Vamos lá:

Creative Sound Blaster Live 5.1


Uma placa TOP de linha na época, fabricada pela Creative em 1998, uma das pioneiras fabricantes dos kits multimídia em PC baseado no processador 286 (X86). Este modelo usa o processador de som EMU10K1 que internamente possui mais de 2,5 Milhões de transistores. Esta placa é dotada de tecnologia EAX (efeitos de ambiente sonoro e simulações de ambientação), além de um processador de efeitos sonoros em tempo real Surround, conector MIDI ou Joystick. 
Além de Suporte para sistema 5.1 de caixas com saídas independentes. Apesar de ser uma placa antiga no padrão PCI, tem uma qualidade superior de áudio, inclusive melhor do que muitos chips de som onboard atuais!

No Windows 95/98/ME/XP o driver pode ser atualizado e instalado rodando apenas o aplicativo "Livedrivepack".

No Windows Vista/7/8 este método pode não trazer resultados. Diante disso o projeto "KX" apresenta um driver autônomo que dá suporte completo para processadores de som EMU10K1 de forma universal (independente do modelo da placa).

Disponibilizamos os drivers no botão abaixo. Apenas baixe o modelo compatível com seu sistema operacional, o "KX" é recomendado apenas para Windows Vista/7/8

Drives%20da%20Sound%20Blaster%20Live

C-MEDIA CMI8738XX


As placas da C-MEDIA com processador CMI8738XX também são muito conhecidas pela sua popularidade em custo/benefício. Ao contrário da Sound Blaster, ela apresenta uma qualidade de som básico mas com a vantagem do recurso 5.1 (modelos LX/MX). Adiciona também uma porta MIDI para comunicação com instrumentos musicais.

No Windows 95/98 o driver está separado. 
No Windows XP o driver também e exclusivo
Finalmente no Windows 7 também existe um driver somente para este sistema.

Clique no botão abaixo e faça o Download. Tomando cuidado para baixar somente o arquivo que corresponde a seu sistema operacional!

Drives%20da%20CMI8738


Por hora é só, existem dezenas de modelos de placas, mas acredito que neste artigo já temos duas á menos nesta lista. Gostaria de trazer o driver de todas mas enfim, vamos fazendo o possível.

Lembrando que para sistemas operacionais GNU/LINUX estas placas não necessitam dos drivers, pois já são instalados automaticamente com o sistema.

Abraços
JMJG
Eng.Eletrônico

2 comentários:

Anônimo disse...

obrigado amigos, mim foram muitos úteis esses drivers da sonyblast 8738

fabricio disse...

espero que funcione

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.