Veja um legítimo Pentium 133 Mhz dando boot com Windows 98se como era antigamente

Legítimo Pentium 133 Mhz ligando. Processo de Boot completo até carregamento do sistema operacional Windows 98SE. Como eram os computadores antigamente no processo do carregamento e inicialização. 



Depois do enorme sucesso da família X86 (286,386,486) os processadores precisavam se tornar mais rápidos e suportar mais recursos. Depois do famoso 486DX4 de 100Mhz, o próximo passo para a Intel se destacar da sua rival AMD (que também fabricava X86) foi fabricar um processador totalmente diferente, com uma arquitetura própria. Eis que em 1993 surge o famoso Pentium 1, que começa com velocidades de 60 Mhz indo até incríveis 300 Mhz em suas últimas versões!

Pentium (Penta=5) era o nome que poderia ser registrado, o tal 586 sucessor superior da família X86, agora os números seriam trocados por nomes. A AMD fabricava seu AMD-K6 e AMD-K6II para competir com o Pentium.

Veja o vídeo abaixo e mate a saudade de como era os antigos computadores com processadores Pentium.



O Pentium também foi um dos primeiros processadores a apresentar tecnologias novas de multimídia, tais como o set de instrução MMX (para acelerar áudio e vídeo). 

O Pentium junto com o AMD-K6 foram os primeiros processadores  (depois dos X86) que ainda compartilhavam o mesmo soquete na placa mãe (Soquete 7) sem que houvesse incompatibilidade (como existe hoje). Muitos processadores da família X86 eram soquetados na placa mãe, por isso não havia como fazer o famoso "upgrade" facilmente! O sistema de soquete 7 permitia facilmente a troca do processador sem uso de ferramentas adicionais.

Nesta época também começava a surgir os famosos CPU-Coolers, aqueles ventiladores para resfriar os processadores, já que as velocidades do clock (Mhz) estavam subindo para números muito altos acima dos 100 Mhz.

O nome "Pentium" foi se desenvolvendo por muitos anos até chegar no IV (4) quando a Intel precisou novamente mudar o nome dos processadores.




O Windows 98SE (Second Edition) é uma versão melhorada do Windows 98, basicamente um Windows 98 ++ (Double Plus). Dentre suas melhorias estavam:


  • Correções de Bugs famosos no Windows 98 original
  • Suporte maior para Hardware e Modems
  • Suporte melhorado para portas USB 1.0/1.1
  • Internet Explorer versão 5.0
  • Suporte para câmeras digitais de Vídeo
  • Directx 6.1 e Windows Media Player
  • Temas e melhorias no Pacote Plus
Um sistema operacional baseado em MS-DOS (que inclusive era seu sistema) com interface gráfica Windows.

Tudo isso era muito clássico nos anos 90, e sem dúvida se você tem mais de 25 anos, deve ter conhecido uma máquina destas!

Até a próxima.

JMG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.