Qual o melhor formato de arquivos no Linux para se usar na formatação?

Qual seria o melhor formato de arquivos para se usar no GNU/Linux? Como devo formatar meu HD? Saiba como escolher o melhor formato (EXT3/4/NTFS/Reiserfs/XFS) e qual deles lhe dará mais desempenho ou maior quantidade de espaço livre?


Ao se usar um disco rígido é necessário criar uma tabela de partição (para abrigar as unidades lógicas) e depois escolher qual formato de arquivos será adotado em cada partição. O formato de arquivos define como os dados serão gravados no disco, a estrutura lógica de armazenamento e como serão lidos/gravados os arquivos no HD e muitas outras informações necessárias.

Conforme já explicamos em outros artigos sobre o assunto, o Linux possui seus próprios formatos de arquivos. Diferente do Windows (atualmente NTFS) o Linux suporta muitos outros formatos de arquivos (5 principais) sendo perfeito para adotar o Linux em várias configurações de computadores e necessidades (servidores, servidores de alto desempenho, desktops, etc).

Ai vem a dúvida. Qual o melhor formato de arquivos a utilizar na formatação? Qual formato devo escolher e adotar e quais as diferenças de impacto em desempenho?

Primeiramente, são vários fatores que impactam nesta escolha. Cada formato possui suas características. Vamos estudar primeiro a questão do espaço livre após a formatação.

Para tanto, fizemos uma comparação com um HD de 160 Gb (149,05Gb efetivos). Formatamos ele com os diversos formatos de arquivos mais comuns, e comparamos com o espaço livre após a formatação e criação da estrutura básica de arquivos.

Tabela Comparativa num HD ou partição de 160GB. Quando maior o HD ou partição mais espaço.

Como podemos observar, cada formato de arquivos utiliza uma quantidade de espaço do HD logo após a formatação. Este espaço não é mais disponível ao usuário, sendo descontado para computar efetivamente o espaço livre disponível em disco logo após a formatação.

Os padrões NTFS , REISERFS e XFS são os mais econômicos em espaço livre. Eles usam uma estrutura mais enxuta liberando mais espaço útil ao usuário para ser usado logo após a formatação. Resumindo ocupam menos espaço no HD.

O padrão EXT3/EXT4 é o que ocupa mais espaço no disco com suas estruturas de informações criadas no processo de formatação. 

Estes valores servem como referência para um HD (ou partição) de 160Gb, sofrendo modificações para valores maiores ainda, quando se usa 250GB/500GB/750GB/1000Gb,etc.

Para quem busca um formato de arquivos olhando apenas o espaço livre em disco, para discos de baixo tamanho por exemplo, o padrão NTFS/REISERFS/XFS seria interessante.

Mas isso não basta! Como existem diversos fatores nos diferentes tipos de arquivos, para cada um deles, listamos as características individuais que vai ajudar melhor à decidir qual o sistema que você poderá usar.

EXT3/EXT4

EXT3 é um formato de arquivo exclusivo Linux e padrão em diversas Distros. É uma melhoria no antigo padrão EXT2, pois no EXT3 temos adição do suporte ao Journaling (técnica que permite recuperar arquivos facilmente depois do desligamento inadequado da energia ou falhas no sistema). É um formato de arquivo bem sólido e completamente suportado em qualquer distribuição Linux existente da atualidade. Permite ainda atualizar partições EXT2 para EXT3 facilmente sem perda de dados.

EXT4 é uma atualização do EXT3, possuindo muito mais melhorias e suportando partições maiores do que o EXT3. No EXT4 temos a alocação tardia, que permite um cache antecipado de arquivos antes de serem gravados em disco, isso reduz muito a fragmentação. Suporta um disco/partição de até 1 Exabyte (ainda nem foi criado).

EXT4 é indicado para ser usado em partições do sistema Linux (/) principalmente os atuais por sua confiabilidade e funções úteis. Pode ser usado em desktops domésticos ou servidores como /home ou armazenamento de arquivos fixos (sem muito acesso).Permite ser redimensionado para mais ou menos usando o Gparted ou outros particionadores (precisa ser desmontado primeiro). Permite ferramentas de recuperação de arquivos deletados (undelete). A desvantagem é que consome grande espaço em discos/partições de grande capacidade chegando ocupar de 5% até 10% do tamanho útil do disco logo após a formatação.

XFS

É um sistema de arquivos que antes era proprietário da Silicom Graphics (IRIX) e desde 2004 foi portado para ser usado em sistemas Linux padrão. Em sistemas 64bits pode suportar discos ou partições de até 8 Exabytes! Em sistemas 32bits suporta discos ou partições de até 16 Tb (terabytes)! Possui Journaling e praticamente toda distribuição Linux moderna pode ler e gravar. 

XFS pode ser usado em desktop ou servidores com total segurança e garantia de performance e ocupa pouco espaço em disco após ser formatado. Uma partição XFS não pode ser mais redimensionada para baixo (diminuída), é permitido apenas aumentar seu valor, e não possui ferramentas para recuperação de arquivos deletados (undelete).

REISERFS

É um formato alternativo para sistemas Linux desde o Kernel 2.4, criado por Hans Reiser. Foi apoiado por grandes empresas (Novell e Linspire) durante anos e era padrão no RedHat. Após a prisão de seu criador (Hans Reiser pelo assassinato de sua mulher) o formato de arquivo ficou sem muito incentivo e acabou sendo esquecido. Foi o primeiro formato antes do EXT3 que fornecia suporte Journaling. Existe uma versão em desenvolvimento Reiserfs4 mas seu futuro ainda é incerto devido ao nome de seu criador que acaba por desanimar as empresas a adotar um sistema de arquivos criado por um assassino.

REISERFS pode ser usado em desktops comuns e antigos, sendo indicado para pequenos arquivos como texto, imagens, músicas ou pequenos banco de dados. Ocupa pouco espaço em disco após formatado e permite ser redimensionado sem desmontagem (live resizing). Ocupa muita CPU (7% ou mais) por isso não é recomendado para ser usado em servidores modernos ou desktops que manipulem grandes arquivos como vídeos ou grandes bancos de dados e que necessitem de intensa atividade de uso do disco.

Com isso cada um poderá escolher qual o seu formato de arquivos preferido com base no espaço em disco e características técnicas de aplicação.

Resumindo:

Para usos em Dekstops comuns recomendo EXT4 ou XFS, sendo o EXT4 melhor para a partição onde se instala o Linux (/). O XFS pode ser usado especialmente numa partição de backup ou HD de Backup, pois ocupa menos espaço. Para uso em servidores recomendo o XFS. Para partições em comum com sistemas Windows/Linux NTFS é a melhor opção pois pode ser lida/escrita por ambos os sistemas, servindo de partição comum para guardar arquivos e ser facilmente compartilhada entre os dois sistemas.

JMJG
Eng. Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.