Cuidado com golpe das fontes atx de computador mentirosas selo 80 plus falso potência falsa

Atenção, várias marcas de Fontes ATX para Computador são Falsificadas no selo 80 Plus e com potência inferior ao impresso! Crime contra o consumidor! Fique esperto. SAIBA como checar se tua fonte é 80PLUS e veja o circuito eletrônico padrão 150Watts!


Assista ao nosso vídeo, desmontando uma fonte de 500W que dizia ter 80 Plus. Não tinha 200W e o selo 80 Plus é falso!






Todo computador precisa de uma fonte de alimentação para funcionar. No caso dos computadores desktop, as fontes ATX chaveadas são essa peça, responsável por transformar a energia elétrica da rede em várias outras tensões para alimentar diversos circuitos e periféricos de um computador.

Caso queira saber mais sobre fontes, acesse nossa aula e saiba tudo!

Mas ultimamente devido a grande quantidade de marcas e importações sem fiscalização, o consumidor brasileiro está diante de uma armadilha! 

Vários produtos no mercado estão sendo vendidos de forma enganosa e mentirosa! Principalmente com relação as informações de PFC, 80 Plus e Potência nominal.




Design de uma fonte Gamer (o modelo alvo da falsificação)
As fontes gamer reais ( cuja potência de verdade é exatamente a que está impressa) são as mais reproduzidas na falsificação! Fabricantes inescrupulosos imprimem etiquetas e caixas com informações enganosas e vendem seus produtos á preços altos enganando o consumidor com relação aos recursos do produto!

Na prática fontes vendidas com 350W /500W/ 750W/ 1000W são "maquiadas externamente" para se parecer uma fonte "poderosa" mas internamente seu circuito eletrônico medíocre é de uma fonte comum de 150W! Somente a aparerência externa é caprichada, mas o seletor de voltagem e cabos de alimentação finos denunciam a picaratagem!
O selo 80 PLUS é o alvo mais querido da falsificação, já que qualquer imprime e coloca na caixa, enganando o consumidor. Para quem não sabe, o 80PLUS indica que a fonte possui uma eficiência acima de 80% ( gerando menos calor e gastando menos energia). Existem cinco (5) modalidades do 80PLUS, sendo as mais comuns de se encontrar aqui no Brasil o (Branco, Bronze , Ouro).

Cada cor representa o grau de eficiência, o Branco é o mínimo 80% e os demais acima de 80%.


Mas não basta apenas imprimir uma etiqueta! Para ser certificado 80PLUS o fabricante precisa enviar uma fonte para ser testada, pagar uma taxa e sua fonte será conferida pelo orgão expeditor da certificação 80PLUS!

Para saber se tua fonte é realmente certificada 80PLUS, clique no link abaixo, e depois clique no fabricante, será exibida uma lista com todos os modelos de fontes certificadas para aquele fabricante.


Outro item importante é o PFC. Este circuito eletrônico corrige o fator de potência da fonte, deixando ela próxima de 1. Eletricamente isso significa que uma fonte de 500W seria exatamente 500W de potência. Fontes SEM PFC não são fontes com potência real! A fonte pode ser de 500W (impresso) mas na prática ela pode ser de 350W ou menos!

Geralmente fontes com PFC possuem um circuito eletrônico sofisticado, para executar esta etapa, e não possuem a bendita chave de seleção de voltagem, ou seja, são bivolt automática!

Circuito PFC padrão (exemplo)

Outro ponto é que fontes com PFC ativo, geralmente usam apenas 1 capacitor grande ( modelos que usam 2 capacitores grandes não tem PFC ativo)! Somente em casos raros,são usados 2 capacitores pequenos (quando o tamanho da fonte é compacto).

Ao abrir sua fonte ATX, e o circuito dela for exatamente como a do vídeo, sua fonte é falsa e provavelmente é uma fonte de 150W disfarçada de fonte real, ou seja uma fonte mentirosa!

Estas fontes falsas até podem ser usadas em computadores fracos, mas não podem ser usadas em computadores com alta demanda de energia ( gamers, servidores, etc) já que podem queimar ou queimar o computador!

Veja se os cabos de alimentação estão coerentes com a potência informada. Fontes acima de 430W devem possuir cabos mais grossos (comparados as fontes comuns de 150/250W)

Fontes falsificadas podem queimar e pegar fogo

O prejuízo é o consumidor pagar caro por uma fonte real, e levar uma fonte "irreal" exatamente uma fonte simples disfarçada. 

Nem todas as fontes importadas ou chinesas são ruins! Isso não é uma regra.

Existem muitos fabricantes e importadores, que ainda não fizeram a certificação 80PLUS ( que é paga), mas seus produtos podem ser bons. Podem ter PFC e potência real de verdade!

O Crime é vender no mercado uma fonte de 500/750/1000 Watts, com PFC e 80PLUS e na verdade ser uma fonte de 150W SEM PFC e SEM 80PLUS!


Fabricantes que estiverem fazendo isso devem ser denunciados e banidos do mercado brasileiro! É um crime contra o consumidor!

Vendedores que souberem de certas marcas que praticam esse crime, devem parar de comprar imediatamente do fornecedor! Devolvam a mercadoria e adquiram outra!

Aproveite e deixe nos comentários a denuncia de marcas e modelos que sejam falsos e criminosos. Vamos ajudar a banir estas marcas do mercado nacional!

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.