Como melhorar o desempenho de jogos em OpenGL. Aumentando o FPS nos sistemas operacionais Linux com placas da Nvidia (driver oficial instalado) Sem editar scripts ou arquivos, método fácil
FPS é a sigla para (Frames per Second) não confundir com jogos de FPS (First Person shooter), e seu número indica a quantidade de quadros que a placa de vídeo consegue desenhar em um segundo na tela do computador. Quanto maior o FPS melhor!
Um FPS grande produz uma animação completa e sem lags (pulos) no vídeo, o que seria horrível em jogos principalmente. Para melhorar os FPS a placa de vídeo é o item fundamental mas não decisivo para causar impacto do FPS.
Baixos FPS causam um jogo lento e imagens exibidas com quebras (lags) no qual uma parte da sequência não é mostrada, como se fosse pulos em um DVD sujo. Jogar assim pode ser a diferença entre vencer ou perder rapidamente!
Alguns parâmetros e ajustes no jogo e também no driver da placa de vídeo pode pesar bastante no valor do FPS.
Veja o vídeo abaixo e saiba como melhorar o FPS nos sistemas operacionais Linux, equipados com drivers e placas Nvídia: O teste foi feito com uma GT-610 com 1 GB de VRAM.
O comando "glxgears" mostra dados sobre a renderização de gráficos usando OpenGL incluindo o FPS já calculado em tempo real. Note que a princípio o quadro abre pequeno e o valor do FPS será alto, e se ampliado em tela cheia, produz um FPS menor (já que mais área de vídeo está sendo processada).
Na condição do Jogo considere como referência o valor do FPS com o comando exibindo as engrenagens em tela cheia e não apenas no quadrado pequeno!
Quando rodar no Linux jogos do sistema Windows usando o Wine, a taxa de FPS pode cair ainda mais, naturalmente pois estamos emulando jogos de DirectX (outra técnica de renderização) que não é nativo no Linux.
Importante lembrar que outros ajustes dentro do próprio jogo podem impactar nos valores de FPS. Alguns deles São:
- Habilitar ou não o jogo em tela cheia ou janela
- Resolução do vídeo do Jogo ( quanto maior menos FPS)
- AntiAliasing (habilitado ou não)
- Detalhe de Sombras
- Detalhe das Texturas (alto,médio,baixo)
- Iluminação dos Objetos (Raytracing,etc)
- Vsync (Sync to Vblank ou aguardar sincronismo vertical) DESABILITE SEMPRE ESSA OPÇÃO!
A GPU da placa de vídeo é importante na velocidade do processamento claro, quanto mair poderosa for, maior o FPS dentro dos mesmos ajustes de vídeo feitas.
Tente encontrar o melhor ajuste para sua placa, antes de resolver comprar uma nova.
A comparação dos valores de FPS abaixo são referência para desempenho
1 até 10 FPS - Jogo travado com muito Lag, pulos e muitas quebras de imagem. PÉSSIMO
11 até 19 FPS- Jogo com alguma lendidão e Lags, vídeo com quebras de imagem . RUIM
20 até 39 FPS - Jogo com poucos lags e eventuais quebras na imagem em poucas cenas. Aceitável
40 até 90FPS - Jogo em boa sequência de imagens - BOM
Acima de 100 FPS- Ótimo jogo rodando liso,Perfeito
Acima de 200 FPS - Insano pode até aumentar os parâmetros de qualidade. Jogo rodando excelente o céu é o limite!
Com isso você saberá se determinado jogo irá produzir imagens limpas e sequências claras (sem lags) com a placa de vídeo em questão.
Raros jogos conseguem chegar em 100 ou 200 FPS atualmente, exceto se tu usar placas de vídeo em esquema de mineração para isso! Em geral FPS acima de 30 é Aceitável!
Raros jogos conseguem chegar em 100 ou 200 FPS atualmente, exceto se tu usar placas de vídeo em esquema de mineração para isso! Em geral FPS acima de 30 é Aceitável!
Até a próxima.
JMJG
Eng Eletrônico
0 comentários:
Postar um comentário