Toca Fitas Tape Deck Pioneer CT-WM60R. O único modelo robotizado que toca até 6 Fitas no Magazine + 1 Fita no Deck externo no total de 7 Fitas cassete! O melhor da eletrônica dos anos 90 produzido no Japão!
Lançado em 1963 pela Philips (mas não inventado por ela) a Fita K7 magnética doméstica, foi a grande revolução no mundo do som. Logo após a invenção do LP (disco de viníl) a fita K7 trazia muitas vantagens, dentre elas a maior duração, não riscava ou estragava a gravação facilmente, e a capacidade de gravação e regravação em casa, sendo a primeira e única forma de armazenamento de som doméstica (já que o Disco de Vínil não pode ser fabricado em casa).
Os Tape Decks são os aparelhos reprodutores destas fitas magnéticas, e entre centenas de aparelhos produzidos em dezenas de anos, um deles se destaca pela tecnologia e riqueza de funções.
Conheça o CT-WM60R da Pioneer, o primeiro e único Tape Deck do mundo com a função robótica (automatizado por microcontrolador) para escolher e tocar até 6 Fitas K7 automaticamente! Um verdadeiro Juke Box do mundo K7!
O aparelho foi fabricado e projetado no Japão (pais de origem da fabricante) nos anos 90, que era considerado o auge das fitas K7, muito antes mesmo da popularização do CD!
Com isso toda a tecnologia existente foi empregada em sua fabricação. Nenhum outro aparelho teve tanta tecnologia e recurso empregados no CT-WM60R.
No Brasil este aparelho foi importado muitas vezes por conta dos próprios usuários, trazidos diretamente do Japão ou EUA.
O aparelho esta repleto de funcionalidades, dentre elas algumas únicas e exclusivas do modelo. Alguns recursos são:
- Abertura motorizada do Deck I Robotizado
- Magazine para até 6 Fitas K7 no Deck I
- Seleção Individual de Fitas 1-6 no Deck I
- Botão Cassette Return (retorna a Fita para o Magazine) Deck I
- Cassette Intro (toca 30 segundos das fitas) no Deck I
- AutoReverse Completo nos Deck I e Deck II (com inversão automática do cabeçote)
- Função Rewind All (rebobina todas as 6 fitas do Deck I)
- Display LCD Digital com exibição do Tape Counter e outras funções.
- Entrada e Saída RCA de áudio
- Potenciômetro REC Level ( ajusta o nível de gravação)
- Auto Stop no Play, FF, REW e REC (Deck I)
- Tape Counter Digital (contagem de metragem ou tempo de fita)
- Counter Reset (zera o contador Digital)
- Acionamento eletromecânico das funções dos Decks (usando eletroimã que dispensa o uso de botão mecânico)
De todas as funções deste incrível aparelho, o Deck II com seu mecanismo robótico é o que mais impressiona neste produto. Um sistema automatizado eletrônico seleciona a fita do magazine, carrega e encaixa sozinho no Deck II (interno). O Deck II não pode ser acessado pelo usuário, pois está montado internamente no aparelho, junto ao sistema robótico.
Com isso toda a operação é controlada por um microcontrolador, exatamente como os vídeo-K7 mais modernos foram. Neste outro vídeo podemos verificar como o mecanismo é operado em detalhes.
Um motor executa o deslocamento do mecanismo robotizado para o ponto exato da fita (magazines de 1 até 6). Na parte inferior um pino garante o destravamento da gaveta, para que a fita possa ser movimentada. Existe um sincronismo fantástico com este mecanismo, as engrenagens inferiores trabalham para que o sistema carregue por completo a fita, evitando o travamento do sistema.
Antes de abrir a gaveta do Deck II o usuário deve apertar o botão "Cassette Return"⬇ para garantir que todas as fitas estejam no magazine e nenhuma ainda esteja dentro do Deck II o que poderia causar algum problema nas engrenagens inferiores.
Para Rebobinar todas as 6 Fitas do Deck II, um botão ⬱"Rewind All" fazia esta função, entregando todas as 6 fitas completamente rebobinadinhas e prontas para serem guardadas.
O AutoReverse é integral em todos os Decks (I e II) e ainda efetua a inversão do sentido do cabeçote de leitura.
Tudo isso faz do CT-WM60R um dos melhores Tape Decks já fabricados no mundo, um modelo único e capaz de entregar toda tecnologia para reproduzir fitas K7.
Isso é Japão, isso é eletrônica! Viva os anos 90!
Não percam, em breve mais raridades sobre o mundo da eletrônica.
Obs: O aparelho em questão pertence ao cliente colecionador, que nos trouxe para reparo.
JMJG
Eng Eletrônico
Isso é Japão, isso é eletrônica! Viva os anos 90!
Não percam, em breve mais raridades sobre o mundo da eletrônica.
Obs: O aparelho em questão pertence ao cliente colecionador, que nos trouxe para reparo.
JMJG
Eng Eletrônico
0 comentários:
Postar um comentário