Formatando Disquete 5 1/4 legítimo Novo recém aberto. Nostalgia Museu da Informática

Formatando um Disquete de 5 1/4 (5,25´´) legítimo no Windows ME. Nostalgia Museu da Informática ESIJMJG. 

Salvando arquivos nos antigos sistemas de computadores dos anos 70/80 era uma tarefa muito arriscada e demorada, principalmente se fosse feita em Fita Cassete (K7) de áudio, assim como eram os computadores MSX, TK,TRS, CP,etc. Foi finalmente no famoso IBM-PC que tivemos a inclusão do "poderoso" Floppy Drive de 5 1/4 (5,25 polegadas) embutido no gabinete. Devido ao preço mais popular, somente nos anos 80 é que esta mídia, "Disquete", como é conhecido no Brasil, foi substituindo as fitas cassete K7 antigas com naturalidade. A maior vantagem dos Disquetes em relação a fitas Cassete K7,eram a velocidade de leitura/escrita, a vantagem do dado digital ser gravado em forma de trilhas e não de forma Linear, o que fazia o acesso aleatório dos dados muito mais prático do que a fita (ter que ficar rebobinando/avançando toda hora). 


Ter um Floppy Drive de 5 1/4 em computadores MSX, TK,TRS,CP era um luxo que poucos poderiam ostentar! É, precisam de uma interface externa para habilitar o Drive no sistema, um Disco de Sistema operacional que pudesse reconhecer o padrão Floppy. No IBM-PC o padrão D.O.S já trazia o controlador para o Disquete (Floppy Disk), mas no hardware era preciso uma placa controladora ISA, conectada na Placa mãe para acionar o Floppy Drive 5 1/4. Sim, naquela época nem a placa mãe ainda tinha o controlador embutido, e sem uma placa ISA com essa capacidade, já era o sonho de ter um Disquete funcionando.

O tempo passou e logo no meio dos anos 80, com o advento do padrão ATX86 até já era comum o disquete de 5 1/4 existir em praticamente todos os computadores vendidos. No final dos anos 90, até algumas placas mães já tinham o controlador do Floppy embutido, sem necessitar de placas ISA acionais, mas ainda eram bem raras e caríssimas.

Para matar saudades, acompanhe nosso vídeo abaixo, no qual formatamos um Disquete de 5 1/4 no sistema Windows ME!




Com o Disquete HD (Alta Densidade) poderíamos conseguir até 1,2 Mb (Megabytes) de capacidade de armazenamento. Nos anos 70/80 isso era bastante para armazenar alguns jogos, dezenas de arquivos de texto, alguns softwares, mas até mesmo para o começo dos anos 90 essa capacidade já era um pouco limitada.

Com isso era comum usuários possuírem dezenas de caixas com estes disquetes 5 1/4 somente para conseguir armazenar suas informações. Nessa época (anos 1985) o Disco Rígido (Hard Disk) também já era um pouco popular e com muito mais capacidade (ainda na casa dos 512 Mega). Suficiente para sistemas MS-DOS ou até mesmo Windows 3.1/3.11.


Mas os Disquetes de 5 1/4 foram perdendo espaço para outro disquete de 3 1/2 (3,5 polegadas) que era mais rígido e permitia na versão HD armazenar até 1,44 Mb (Megabytes)! Com praticamente o mesmo preço da caixa, a versão 3 1/2 polegadas foi muito mais usada sobrevivendo até os finais dos anos 90, quando então o famoso CD começou a ser adotado nos computadores, graças aos famosos Kit's Sound Blaster!

Até hoje ainda podemos encontrar os Disquetes 3 1/2 polegadas em uso nos Pentium 3/4 que sobrevivem. Porém já é muito raro encontrar a versão de 5 1/4 instalada em qualquer máquina após os anos 2000! 

Disquete de 5 1/4 já é item de colecionador e Museu!

Em breve, traremos mais novidades sobre o mundo dos disquetes antigos... Quem sabe formatando um no sistema MS-DOS num autêntico AT486....

JMJG
Eng Eletrônico/Colecionador de Informática

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.