Mini Gravador K7 Cassete Sony M-550V Teste Completo Conserto Manutenção Troca Correias

Micro Gravador Cassete (K7) Sony modelo M-550V. Exemplar consertado/reparado Vídeo Demonstrativo Funcionando por Completo. Troca de Correias e outras manutenções. Produto usado por repórteres/jornalistas muito famoso dos anos 90.

Inventora do Padrão Walkman no mundo, a Sony sempre esteve presente em todos os equipamentos de Cassete (K7) até os últimos dias dessa tecnologia. Desta vez trazemos um exemplar da tecnologia Micro K7 (fita k7 pequena), a mesma que ficou famosa por ser usada em muitas secretárias eletrônicas durante os anos 90. 

O M-550V é um Micro-Gravador de voz, que usa tecnologia Micro Cassete ( Micro K7), para poupar espaço e dimensão, dessa forma podendo ser operado rapidamente com apenas uma mão, deixando a outra completamente livre! Isso era um requisito importante nos anos 90 para repórteres/jornalistas de várias emissoras de rádio e televisão mundial!

Os antigos gravadores portáteis K7 eram muito grandes e volumosos,e não poderiam ser usados com apenas uma mão, ao contrário do M-550V e modelos similares!

Por usar uma fita K7 de tamanho reduzido o tempo de gravação seria diminuído consideravelmente, para tanto este modelo M-550V traz duas opções de velocidade de fita. A padrão e a velocidade reduzida, que tinha a capacidade de dobrar a quantidade de tempo armazenado.

Confiram um vídeo demonstrativo de um M-550V da Sony que foi restaurado em nossos laboratórios.



Talvez um dos recursos mais interessantes seja o V.O.R (Voice Operated Recorder) traduzindo seria como "Gravador operado por voz" o que em suma era uma atração muito interessante. Ao se usar a função VOR ativada, o gravador (estando no modo Gravação) iria começar automaticamente quando uma voz fosse detectada. Quando houvesse pausa ou silêncio prolongado, o VOR desligaria a gravação (PAUSE) e voltaria a gravar automaticamente quando uma voz fosse detectada.

O VOR utiliza o microfone do gravador para checar a presença de "sinal de áudio" seja voz ou qualquer ruído em si, desta forma ligando automaticamente o motor fazendo o gravador começar a gravar a fita. Quando o microfone não detecta uma quantidade de som aceitável, o circuito do VOR desliga o motor automaticamente, poupando a fita de gravar vazios ou trechos longos de silêncio. Tudo o que o VOR faz é um botão PAUSE automático acionado pela ausência de som!

O VOR funciona bem quando se está gravando uma entrevista ou uma palestra/Aula em lugar bem fechado e livre de ruídos externos. Já para Gravar na rua ou em ambientes com grande ruído, somente a função Pause manual é indicada!

O M-550V da Sony é um micro gravador bem prático, de fácil manuseio e acionamento das teclas com apenas uma mão, o que facilitava o trabalho de repórteres e jornalistas. O M-550V ainda conta com Tape Counter (Contador de Posição de Fita), o que ajuda a escolher um determinado trecho gravado na fita, e um pequeno faltante embutido poderia ser usado para revisão do material. 

Mas era recomendado que se usasse os fones de ouvido para melhor qualidade e privacidade das gravações. Saídas P2 padrão fornecem encaixe para fone de ouvido e para um microfone (estilo lapela,etc).

Hoje um M-550V é mais um artigo de coleção Vintage, pois equipamentos como este são raros e mais difíceis de se encontrarem funcionando, pois as peças de reposição atualmente são escassas. No modelo do vídeo fizemos a troca de correias e outras manutenções básicas.

Nos vemos na próxima.

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.