Como finalmente rodar jogos de Windows no Linux com o Steam Play (Proton) Configuração e Teste

Como Finalmente Rodar bons jogos de Windows em Sistemas GNU/Linux ou MacOS usando o Steam Play (Proton) via Steam da Valve! Configurando e testando
Finalmente o sonho de todo usuário de sistema GNU/Linux começa a se tornar realidade, graças ao projeto da plataforma de Jogos Online STEAM criada pela Valve!

No ano passado, uma nova incorporação ao Steam apareceu com a promessa de permitir que jogos/títulos que apenas estavam disponíveis para sistemas operacionais do Windows, pudessem também rodar em outros sistemas, tais como o Linux por exemplo!

Essa grande ferramenta, chama-se STEAM PLAY, é possível graças ao Proton que na verdade foi baseado no Wine, um grande parceiro já conhecido do Linux, por permitir que se rode alguns softwares do Windows dentro do Linux de forma Nativa! Porém o Wine nunca funcionou 100%, principalmente em jogos, uma vez que eles necessitam do DirectX e outras DLL's que apenas o sistema Windows nativamente possui, tornando a configuração de certos jogos no Linux uma tremenda dor de cabeça! Alguns até hoje, simplesmente nunca funcionaram no Linux.


A princípio a própria Valve tinha testado e certificado uns 20 títulos, (dentre eles o Doom,  mas agora é possível que o próprio usuário habilite o Steam Play mesmo para títulos que ainda não foram testados, mas que podem rodar normalmente, aumentando ainda mais a quantidade de jogos que os usuários do Linux podem ter em suas bibliotecas!

A página oficial do projeto pode ser conferida clicando neste link.

O Steam Play está disponível oficialmente apenas para sistemas GNU/Linux, mas extra-oficialmente também pode ser experimentada em sistemas MacOS, ou qualquer outro baseados em UNIX! 

Veja em nosso Vídeo como Habilitar o Steam Play para Todos os Títulos (mesmo os não certificados ainda). Escolhendo o Proton






As principais vantagens do Steam Play via Proton, comparados ao Wine são muitas! Isso devido ao Proton estar completamente integrado no Steam, e ser instalado automaticamente junto com o jogo, habilitando o Proton com todas as configurações necessárias para rodar o jogo como se fosse nativo do sistema Windows!

Vale lembrar que os jogos que já estão disponíveis nativamente para o GNU/Linux (CSGO, Euro Trucks, American Trucks, Left for Dead 2,etc) o precisam utilizar o Steam Play!

Apenas títulos dos jogos que apenas são disponíveis para o Windows, é que vão se beneficiar do Steam Play, para que usuários Linux também possam rodar o jogo nativamente! Porém, se o título não estiver certificado pela Valve, não existem garantias de que o jogo rode sem alguns bugs ou problemas, que podem ser verificados nos fóruns do próprio Steam. Muitos bugs possuem soluções, enquanto outros ainda continuam em fase de descoberta e workarrounds! Isso é normal nessa primeira faze de implantação do Steam Play, a Valve ainda não teve tempo de certificar todos os milhares de títulos de jogos disponíveis em sua plataforma Online! Isso será feito com o tempo.

Contudo, acreditamos que mais de 50% dos títulos de jogos do Windows, podem rodar no Linux normalmente com o Steam Play via Proton! 



Em nosso vídeo por exemplo, testamos o jogo Left 4 Dead 1, que não tem suporte ao Linux, porém rodou perfeitamente via Proton com o Steam Play habilitado para todos os títulos!

Somente em alguns computadores que o jogo exige configurações extra (opções de inicialização) indicando a resolução da tela desejada, via comandos, exemplo (-w 1366 -h 768). Mas só isso, e mesmo assim não são em todos os computadores. Testamos 4 computadores, e apenas 2 o Linux exigiu completar essas opções para o jogo funcionar.

Recomendamos que os usuários do Linux, verifiquem a compatibilidade nos fóruns dos jogos Windows para o Steam Play, caso o título ainda tenha grandes bugs, o usuário ainda terá que esperar pela portabilidade completa do projeto, para então poder adquirir o título e jogar no Steam normalmente!

Graças ao Vulkan, o DirectX11/12 está sendo implementado no Steam com mais compatibilidade com outros sistemas Unix, e permitirá rodar jogos no Linux ou MacOs sem perda alguma de performance! Outra melhoria já presente no Steam Play, é a possibilidade de se usar a resolução diferente do jogo, sem causar problemas com a resolução nativa do Linux, ou ter que rodar em área de trabalho virtual, algo que com o Wine era muito comum!

Gradativamente o Steam Play se tornará completo em títulos, mesmo que ainda não tenha 100% dos títulos do Windows incluso, ainda sim o suporte é infinitamente superior ao que existe no Wine ou PlayOnLinux, onde temos que executar as configurações completamente manuais para cada jogo! Isso é muito trabalho e complicado para qualquer usuário, que apenas deseja comprar o título, instalar, e jogar com apenas um clique de mouse!

Convidamos para que os usuários GNU/Linux,façam os testes em seus títulos preferidos, e postem os comentários aqui, de como rodou o jogo, qual configuração extra foi necessária,etc. Assim, iremos contribuir muito positivamente para que o GNU/Linux seja tão bom quanto o Windows na quantidade de jogos disponíveis!

Quem bloqueava rodar os jogos no Linux eram as empresas criadoras dos jogos, a Valve está tentando mudar esse conceito, tornando os jogos multiplataformas, o que é muito correto, já que o título não deveria requerer apenas um sistema operacional para rodar. 



Dessa forma, o mercado de pirataria de jogos seria reduzido, pois os preços cada vez mais atrativos para o Steam, a facilidade de instalação em vários computadores, e o fato de permitir rodar jogos em qualquer sistema operacional, é algo que muitos usuários vão preferir, ao invés de se arriscarem sofrendo com complicadas artimanhas para rodar seus jogos. 

No Steam, o custo de alguns títulos de jogos é praticamente o mesmo de mídias vendidas no mercado ilegal, e como hoje praticamente os jogos já estão abandonando o CD/DVD ou qualquer mídia e se tornando exclusivamente online, o Steam Play será um sucesso para a comunidade de sistemas baseados em Unix!

Nenhuma outra plataforma de jogos online até agora fez o que o Steam fez! Esperamos que venham muitas outras futuramente, para mostrar que os sistemas operacionais Unix podem fazer o mesmo que o Windows faz, apenas depende da boa vontade dos desenvolvedores.

Parabéns a Valve pelo trabalho feito no Steam em todos estes anos, estão trabalhando duro e criando meios para se rodarem jogos em sistemas Linux de forma nativa!

Não ganho $$ dinheiro nem patrocínio de nenhuma empresa, nem da Valve nem de qualquer outra, portanto os comentários aqui realizados, são inteiramente verdadeiros e baseados na experiência prática!

Espero que os usuários de sistemas Linux e MacOS no futuro não sejam tão desprezados como foram até hoje, e quando houver um titulo de jogo criado, que ele possa também rodar nativamente em nossos sistemas!

Até a próxima.

JMJG
Instrutor Linux/Usuário desde 2008


0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.