Conheça uma incrível dock Gaveta de HD IDE usada em servidores e computadores antigos


Dock Gaveta de HD IDE usada em servidores e computadores antigos. Vídeo demonstrativo do produto. Museu ESIJMJG.

Poucos produtos antigos (vintage) ainda sobrevivem ao tempo  em condições de pelo menos estarem sendo filmados/fotografados, e mais raro ainda os que estão com suas características funcionais preservadas. No mundo da computação vintage, inúmeras foram as peças/acessórios criados ao longo dos anos, e como tudo é rapidamente ultrapassado (obsoleto) não demora a se tornarem peças apenas de lixão eletrônico.


Com isso é muito raro ver essa peça que mostramos no vídeo abaixo, trata-se de uma "Dock" Gaveta para HD-IDE usadas em servidores/computadores dos anos 90/2000. 


Assistam ao Vídeo abaixo e vejam como era este acessório raro porém muito prático e funcional para o mundo dos servidores vintage.



Essa Dock (Gaveta) rack é muito rara pois hoje praticamente não existem mais discos rígidos no padrão IDE,bem como mais raro são as placas mães que atualmente dão suporte ao barramento IDE. 

Acreditamos que a Gaveta (Dock) IDE mostrada era usada em muitos servidores antigos, uma vez que a mesma permite a troca rápida do disco rígido sem efetuar a abertura do equipamento (computador). Como os servidores geralmente estão embutidos em rack's, ter que retira-los do lugar, abrir e trocar uma peça seria uma tarefa muito custosa e demorada, o que para um servidor compromete completamente sua função (estar operacional para servir 24 horas do dia)!

Um servidor parado é um prejuízo incalculável para certas empresas, por isso a urgência de se realizar uma manutenção corretiva é muito importante. Não temos tempo de abrir o computador, desaparafusar toda a estrutura para trocar um disco rígido! Uma tarefa de 10 minutos que deve ser realizada em 1 ou 2 no máximo!

Com isso essa Gaveta de HD-IDE permitia aos técnicos, realizar a troca dos discos rígidos em poucos segundos. Essa é a principal função desses equipamentos criados para o mundo dos servidores.


Um desktop dificilmente teria peças otimizadas para serem trocadas, já que o público alvo do desktop são usuários domésticos, ao passo que o público dos servidores são usuários corporativos e mais experientes.

O computador desktop pode ficar parado mas tempo para sua manutenção, ao passo que o servidor deve parar apenas o menor tempo possível, pois cada segundo representa prejuízo estratégico/financeiro para as empresas!

Com isso, todo o mercado de servidores deve ser focado em praticidade e velocidade quando o assunto é manutenção.

O que nos deixa impressionados é que essa Gaveta para HD-IDE possui um ventilador interno (refrigeração do disco) e pode ser travada/destravada facilmente apenas empurrando/puxando sua alça de transporte (como uma trava).

Uma engenhosidade muito bem desenvolvida.

Apesar de podermos usar essa gaveta em qualquer computador desktop, raramente pelo preço ela será empregada. 

É claro que hoje existem versões dessa gaveta com conexão SATA, mas na época o IDE era o que existia de melhor.

Gostaram?

Juntem-se a nós numa próxima oportunidade para revelarmos outros itens raros e clássicos de nossa coleção do Museu da Informática ESIJMJG!

JMJG
Eng Eletrônico.

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.