Grave e Crie Pendrive Bootável (boot) facilmente com o Rosa Image Writer (RIW) para Linux Graficamente. Link de Download

Grave Arquivos .ISO facilmente no GNU/LINUX usando o Rosa Image Writer (RIW) utilitário Gráfico! Solução Definitiva para a questão! Link de Download dos Pacotes 32/64 bits!

Sempre desejamos uma ferramenta fácil e prática no GNU/Linux para gravar arquivos .ISO no Pendrive ou Cartão de memória. Já apresentamos muitas ferramentas tais como DDUtility ou GdiskDump, que são gráficas e funcionais, porém elas são um pouco complicadas para certos usuários iniciantes, pois exigem algumas configurações extras para poder permitir a gravação.

Não seria melhor uma ferramenta mais prática e simples, na qual apenas se apontasse o arquivo .ISO a ser gravado, colocar o PenDrive no USB e apertar um botão para que tudo fosse realizado?


Assim é o Rosa Image Writer (RIW), basta colocar o Pendrive no USB, apontar o arquivo .ISO que se deseja gravar, apertar um botão e pronto! E ele também funciona em Windows/MacOS!

Em alguns minutos o PenDrive será gravado com o conteúdo do arquivo .ISO como desejado!

Assista ao Vídeo Demonstrativo do Rosa Image Writer, na qual gravamos um sistema operacional em .ISO para dar Boot!



O que mais demanda gravação de arquivos .ISO em Pendrive hoje são os processos de instalação de sistemas operacionais, sejam eles Linux ou outros! Com isso podemos dar o famoso Boot e com o Pendrive espetado na porta USB, o sistema será instalado usando técnica SSD que é mais rápida do que usar mídias Óticas tais como CD/DVD!

Usar CD/DVD é coisa do passado! Quase todos os computadores modernos (placa mãe de Dual Core para cima) já possuem a capacidade de permitir Boot por USB! Então devemos tirar vantagem disso, já que a velocidade de instalação é bastante incrementada se comparado ao CD/DVD por exemplo!

E no GNU/Linux as ferramentas que permitiram gravar arquivos .ISO e criar Pendrive Bootável (do ISO boot) eram muito complexas e demoradas para se configurar.

O Rosa Image Writer é  único que permite realizar essa tarefa simples e rapidamente. Testamos muitos até encontrar um que realmente fosse assim!

Primeiro é necessário ter o arquivo .ISO gravado no disco rígido (Não pode ser de Pendrive ou USB), depois é necessário inserir o Pendrive que se deseja gravar em qualquer porta USB livre! Abrir o Rosa Image Writer (RIW), com perfil de ROOT no Linux.


Na interface gráfica que abre, basta apenas apontar o caminho do arquivo .ISO a ser usado na gravação, escolher o Pendrive na lista (ele já deve estar sendo mostrado automaticamente), e clicar no botão Write!

Vale comentar, que o Pendrive gravado com arquivo .ISO não será mais útil para gravação de dados diários, para isso será necessário o usuário reverter o Pendrive para seu formato de uso comum. Para isso existe a função Clear no Rosa Image Write. O Botão Clear irá formatar/apagar todo conteúdo no Pendrive e recriar a tabela de partição padrão para que o Pendrive possa ser usado normalmente para armazenar arquivos do usuário (Fotos,música,etc).

Todo Pendrive é formatado em partição FAT32, portanto usar Pendrive com tabela de partição diferente, tais como EXT4 do Linux, NTFS ou qualquer outro, fará com que o mesmo não seja mais reconhecido por nenhum dispositivo padrão. 

Agora deixaremos o Link de Download do Rosa Image Writer (RIW). O primeiro Link é o oficial da página do projeto e deverá estar mais atualizado! Faça o Download de acordo com sua plataforma (32/64 bits ,Windows, MacOS,etc). No Gnu/Linux o arquivo baixado é .txz e deverá ser descompactado para usar o aplicativo.

O Segundo link será dos nossos servidores, porém a versão do Rosa Image Writer será apenas de 64 Bits (Apenas para Linux) e poderá estar desatualizada! 




Fazer o Download do Servidor ESIJMJG
Versão 64 Bits
Basta descompactar o arquivo .txz com Ark ou outros no Linux, e rodar o arquivo "RosaImageWriter" com o Root via terminal.

Se desejarem, criem um Script com o conteúdo 

sudo su ./RosaImageWriter

Salvem e aponte ele como um executável no Lançador de Aplicativos do seu sistema.

O rosa Image Writer abrirá graficamente depois que se digitar a senha do root!

Deixamos em nosso servidor apenas a versão 64bits,já que é a arquitetura mais usada hoje, mas na página oficial do projeto pode-se baixar a versão 32 Bits e outras.

Espero que tenham gostado da nossa dica de hoje!

Até mais

JMJG
Instrutor GNU/Linux Desktop

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.