Grave Arquivos .ISO facilmente no GNU/LINUX usando o Rosa Image Writer (RIW) utilitário Gráfico! Solução Definitiva para a questão! Link de Download dos Pacotes 32/64 bits!
Sempre desejamos uma ferramenta fácil e prática no GNU/Linux para gravar arquivos .ISO no Pendrive ou Cartão de memória. Já apresentamos muitas ferramentas tais como DDUtility ou GdiskDump, que são gráficas e funcionais, porém elas são um pouco complicadas para certos usuários iniciantes, pois exigem algumas configurações extras para poder permitir a gravação.
Não seria melhor uma ferramenta mais prática e simples, na qual apenas se apontasse o arquivo .ISO a ser gravado, colocar o PenDrive no USB e apertar um botão para que tudo fosse realizado?
Assim é o Rosa Image Writer (RIW), basta colocar o Pendrive no USB, apontar o arquivo .ISO que se deseja gravar, apertar um botão e pronto! E ele também funciona em Windows/MacOS!
Em alguns minutos o PenDrive será gravado com o conteúdo do arquivo .ISO como desejado!
Assista ao Vídeo Demonstrativo do Rosa Image Writer, na qual gravamos um sistema operacional em .ISO para dar Boot!
O que mais demanda gravação de arquivos .ISO em Pendrive hoje são os processos de instalação de sistemas operacionais, sejam eles Linux ou outros! Com isso podemos dar o famoso Boot e com o Pendrive espetado na porta USB, o sistema será instalado usando técnica SSD que é mais rápida do que usar mídias Óticas tais como CD/DVD!
Usar CD/DVD é coisa do passado! Quase todos os computadores modernos (placa mãe de Dual Core para cima) já possuem a capacidade de permitir Boot por USB! Então devemos tirar vantagem disso, já que a velocidade de instalação é bastante incrementada se comparado ao CD/DVD por exemplo!
E no GNU/Linux as ferramentas que permitiram gravar arquivos .ISO e criar Pendrive Bootável (do ISO boot) eram muito complexas e demoradas para se configurar.
O Rosa Image Writer é único que permite realizar essa tarefa simples e rapidamente. Testamos muitos até encontrar um que realmente fosse assim!
Primeiro é necessário ter o arquivo .ISO gravado no disco rígido (Não pode ser de Pendrive ou USB), depois é necessário inserir o Pendrive que se deseja gravar em qualquer porta USB livre! Abrir o Rosa Image Writer (RIW), com perfil de ROOT no Linux.
Na interface gráfica que abre, basta apenas apontar o caminho do arquivo .ISO a ser usado na gravação, escolher o Pendrive na lista (ele já deve estar sendo mostrado automaticamente), e clicar no botão Write!
Vale comentar, que o Pendrive gravado com arquivo .ISO não será mais útil para gravação de dados diários, para isso será necessário o usuário reverter o Pendrive para seu formato de uso comum. Para isso existe a função Clear no Rosa Image Write. O Botão Clear irá formatar/apagar todo conteúdo no Pendrive e recriar a tabela de partição padrão para que o Pendrive possa ser usado normalmente para armazenar arquivos do usuário (Fotos,música,etc).
Todo Pendrive é formatado em partição FAT32, portanto usar Pendrive com tabela de partição diferente, tais como EXT4 do Linux, NTFS ou qualquer outro, fará com que o mesmo não seja mais reconhecido por nenhum dispositivo padrão.
Agora deixaremos o Link de Download do Rosa Image Writer (RIW). O primeiro Link é o oficial da página do projeto e deverá estar mais atualizado! Faça o Download de acordo com sua plataforma (32/64 bits ,Windows, MacOS,etc). No Gnu/Linux o arquivo baixado é .txz e deverá ser descompactado para usar o aplicativo.
O Segundo link será dos nossos servidores, porém a versão do Rosa Image Writer será apenas de 64 Bits (Apenas para Linux) e poderá estar desatualizada!
Fazer o Download do Servidor ESIJMJG
Versão 64 Bits |
Basta descompactar o arquivo .txz com Ark ou outros no Linux, e rodar o arquivo "RosaImageWriter" com o Root via terminal.
Se desejarem, criem um Script com o conteúdo
sudo su ./RosaImageWriter
Salvem e aponte ele como um executável no Lançador de Aplicativos do seu sistema.
O rosa Image Writer abrirá graficamente depois que se digitar a senha do root!
Deixamos em nosso servidor apenas a versão 64bits,já que é a arquitetura mais usada hoje, mas na página oficial do projeto pode-se baixar a versão 32 Bits e outras.
Espero que tenham gostado da nossa dica de hoje!
Até mais
JMJG
Instrutor GNU/Linux Desktop
Instrutor GNU/Linux Desktop
0 comentários:
Postar um comentário