Como jogar Resident Evil 4 no Linux com Steam Play Proton. Resolvendo Bug do Jogo lento travando

Como jogar o Resident Evil 4 no sistema GNU/Linux usando o Steam Play Proton. Resolver o Bug que deixa o jogo lento câmera lenta! Testado e aprovado!

Resident Evil 4 é o quarto jogo da série RE-Biohazard lançado em  2005 para várias plataformas incluindo Playstation 2, Computador Desktop.

Atualmente o jogo foi relançado com um pacote de texturas em HD o que fez com que os fãs novamente se interessassem em estar jogando o clássico, desta vez com melhores qualidades gráficas.

Na maior loja de jogos online STEAM, o jogo está disponível para ser adquirido por um preço bem em conta! E para quem é fã da série mas deseja jogar em computador isso é um perfeito convite!

Porém se o sistema operacional do usuário for GNU/Linux ou Mac, infelizmente não haveria condições de se jogar, uma vez que o título está disponível apenas para o sistema Windows!

Mas graças ao novo Steam Play (Proton) a experiência poderá ser estendida para sistemas GNU/Linux e Mac sem problemas!

Mas originalmente o título ainda não foi testado oficialmente pela Valve, o que significa que ele não está certificado para o Steam Play.Mas EXTRA-oficialmente é possível sim se jogar RE4 no Linux!

O único Bug encontrado, é o que torna o jogo lento (Lag) como se rodasse sempre em câmera lenta, efeito Matrix! Isso acontece não importado que placa de vídeo se tenha (exemplo GT 210/610/710/730/1030/etc)

Confira em  nosso vídeo como Jogar Resident Evil 4 em sistemas GNU/Linux sem o BUG da câmera lenta (jogo lento e travando).



Felizmente o Resident Evil 4 roda no GNU/Linux de modo quase direto, sem necessita de extensas configurações complementares como é feito em seus sucessores Resident Evil 5 ou Resident Evil 6.

Embora também rodem no Linux sem maiores problemas, o RE5 e RE6 exigem extensas complementações na instalação do Proton, uma gama de workarrounds mais complexa, que nem todos os usuários vão se sentir confortáveis para fazer!

Já no Resident Evil 4 o único Bug apresentado poderá ser facilmente resolvido dentro do próprio jogo, através das configurações mostradas no vídeo acima!

Mesmo assim, jogando com pacote HD apenas em certas cenas bem complexas, tais como cenas de chuva ou ambientes muito detalhados graficamente é que o jogo voltará a ter uma pequena perda de desempenho com placas mais antigas (GT 210 por exemplo). Porém essa pequena perda, não se compara com o Bug que causa o Lag original, que torna o jogo inviável. Mesmo com perda nessas cenas o desempenho se mantém em torno de 20 FPS em placas como GT610 e sobe para 30 FPS nas demais cenas normais. Na GT 210 por exemplo, nas cenas mais complexas de chuva no pacote HD chegamos a marcar 11 FPS, o que realmente torna o jogo mais chato e pesado. Neste caso recomendamos desligar o pacote HD, assim poderemos jogar com melhor rendimento para placas abaixo da GT 210, uma vez que jogo requer até uma 8400 para rodar originalmente no Windows!

Testamos o Jogo no Ubuntu 19.10/Mint 18.3 em quatro computadores distintos, e resultado foi Aprovado!

Apesar do jogo recomendar uma GTX560 para performance HD, testamos até numa GT1030 e o Bug continua, resolvendo apenas quando realizamos o procedimento do vídeo! Assim conseguimos rodar o jogo com as texturas em HD sem problemas!

Ainda bem que o Resident Evil 4 roda no Linux sem maiores workarrounds, apenas a configuração necessária para redução do Bug que até agora facilmente pode ser consertado. 

Na próxima, mostraremos como rodar jogar Resident Evil 5 ou Resident Evil 6 no Linux com o procedimento completo do workarround!

JMJG
Instrutor GNU/Linux

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.