Como trocar substituir a lâmpada do porta luvas do Palio Siena que não está indicado no manual processo explicado em detalhes

Como trocar e substituir a Lâmpada do porta luvas da linha Palio / Siena. Essa informação não está nos antigos manuais do proprietário. Um defeito crônico do circuito interruptor pode causar o acendimento constante da lâmpada até descarregar toda bateria. Cuidado!

Manuais do Proprietário trazem algumas informações importante sobre os veículos, e a parte mais interessante é a Manutenção. Lá estão explicados como o proprietário pode manter seu veículo em dia e principalmente como substituir as lâmpadas queimadas!

Na linha Pálio / Siena < 2008 não temos no manual a informação de como trocar/ substituir a lâmpada do porta luvas! Se ela estiver queimada (menos mal) o problema pode ser facilmente resolvido numa visita programada ao auto-elétrico. Porém se o circuito interruptor der defeito (e acredite ele dá) isso poder ser um problema grave! A lâmpada ficará ligada direto descarregando a bateria e deixando o usuário com o carro parado. Este circuito também não tem fusível de proteção (não encontramos) e por isso não pode ser desligando, sobrando como única opção retirar a lâmpada na força ou até mesmo desconectar o porta-lâmpada completamente para ser consertado!

O único problema é que muitos usuários não sabem como retirar o porta lâmpadas pois o manual não ensina. A princípio se tem a impressão de ser tudo uma única peça integrada ao porta-luvas, e muitos insistem em desmontar o painel para poder retirar por cima ( muito trabalho para pouca coisa).

Assista ao nosso vídeo ensinando como retirar o porta-lâmpadas facilmente SEM Desmontar o painel superior (principalmente para quem sistema Airbag).




Finalmente conseguimos remover o conjunto para consertar o defeito da lâmpada acessa direto. Este problema foi resolvido com o reparo do circuito interruptor, e adaptação de uma barra de LED no interior do porta luvas, deixando o sistema mais moderno e seguro! Mas usuários sem conhecimentos elétricos, podem simplesmente comprar uma lâmpada LED apropriada e substituir conforme o vídeo mostra.

O circuito interruptor é simples mas FRÁGIL, as batidas fortes no porta-luvas (para fechar a tampa) poder causar um desgaste prematuro na trava causando o curto. Cuidado ao bater a tampa do porta-luvas, tente fechar suavemente para evitar este problema. O LED é mais eficiente e mesmo que o circuito volte a ficar aceso direto, a bateria do veículo não vai se descarregar em poucas horas  (como aconteceu com a lâmpada incandescente).


Para quem souber fazer a modificação elétrica, o Projeto para adaptar uma barra de LED no porta luvas está explicado em nosso blog em outro artigo. Uma barra de LED é melhor do que as lâmpadas vendidas no mercado pois permite maior área iluminada e até permite mudar de cor.

Mas não recomendo que essa modificação seja feita por usuários SEM conhecimento técnico em elétrica! Um curto neste sistema poderá causar sérios danos no veículo, principalmente devido ao fato de não conseguirmos ter localizado o fusível de proteção (testamos todos e nenhum deles desligou a lâmpada).

Em qualquer caso de dúvida o melhor é levar seu veículo para um auto-elétrico. Aqui só compartilhamos o vídeo para que usuários que tenham o problema no circuito interruptor, possam pelo menos desligar a lâmpada impedindo o descarregamento total da bateria!

JMJG
Eng Eletrônico.

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.